Resenha: Vidas Secas, Graciliano Ramos

08 agosto 2019

Por Alexandre Tiago

Antes de começar essa resenha quero fazer a seguinte perguntar à vocês: Vocês tem costume de reler seus livros favoritos? Eu tenho! Já reli várias vezes "A Metamorfose" do Franz Kafka, "Fahrenheit 451" do Ray Bradbury, "Confesso que Vivi" do Pablo Neruda e outros. Mas se tem um livro que para mim é impactante para mim toda vez que vou reler esse livro é "Vidas Secas" do Graciliano Ramos. Reli esse livro no início de agosto de 2019.

Vidas Secas Graciliano Ramos
O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro. Apesar desse sentimento de transbordante solidariedade e compaixão com que a narrativa acompanha a miúda saga do vaqueiro Fabiano e sua gente, o autor contou: "Procurei auscultar a alma do ser rude e quase primitivo que mora na zona mais recuada do sertão... os meus personagens são quase selvagens... pesquisa que os escritores regionalistas não fazem e nem mesmo podem fazer ...porque comumente não são familiares com o ambiente que descrevem...Fiz o livrinho sem paisagens, sem diálogos. E sem amor. A minha gente, quase muda, vive numa casa velha de fazenda. As pessoas adultas, preocupadas com o estômago, não tem tempo de abraçar-se. Até a cachorra [Baleia] é uma criatura decente, porque na vizinhança não existem galãs caninos". VIDAS SECAS é o livro em que Graciliano, visto como antipoético e anti-sonhador por excelência, consegue atingir, com o rigor do texto que tanto prezava, um estado maior de poesia.
ISBN-13: 9788501067340
ISBN-10: 8501067342
Ano: 2005 / Páginas: 175
Idioma: português
Editora: Record
"Vidas Secas" do Graciliano Ramos foi publicado originalmente, há 81 anos, em 1938. Mas foi só há 11 anos, em 2008, no meu último ano do ensino fundamental que eu li esse livro pela primeira vez. Esse livro foi uma leitura obrigatória para ler e compreender a seca que existe no sertão nordestino pois íamos fazer uma peça de teatro com base nesse livro e na Guerra de Canudos abordada no livro "Os Sertões" do Euclides da Cunha.

A leitura me impactou do início ao fim com sua espetacular narrativa com uma linguagem simples que faz a gente se emocionar do início ao fim. Apesar de o livro ser áspero, posso dizer que me senti como se estivesse acompanhando a vida dura de uma família composta por Fabiano, Sinha Vitória, Menino Mais Velho, Menino Mais Novo e a cachorra Baleia.

Esse livro se divide em episódios que retratam a fuga dessa família da seca. E essa seca não é apenas de sede e fome, mas também, de fugir da marginalidade. O que mostra que esse ciclo da seca não acontece só no livro mas também constantemente como podemos ver por exemplo na bela e impactante pintura "Os Retirantes" de Candido Portinari e também  em muitas músicas do Luiz Gonzaga como por exemplo a excelente música "A Vida de Viajante" que diz "Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz."

Apesar da vida no sertão nordestino ser difícil ela nos ensina a compaixão diante das dificuldades e sentimos isso pelos protagonistas de "Vidas Secas" pois buscamos todos dias felizes independente do lugar que está.

Li e recomendo esse espetacular livro. E vocês, já leram Vidas Secas? Comentem! Vamos conversar!

COMPRE AQUI:

       


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


9 comentários :

  1. Só este não que tive contato com uma história do Graciliano Ramos e Foi São bernardo e adorei demais o enredo e a escrita. Vidas secas está entre os livros ue quero ler dele e adorei saber sua opinião sobre a obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Eu sempre escuto falar desse livro, porém acho que é até vergonhoso falar, mas não li. E não é por falta de tempo. É preguiça mesmo. Mas com tanta gente falando e indicando, vou deixar a preguiça de lado e vou encarar a leitura. Aprender e conhecer nunca são demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha me deixou com os olhos cheios de lágrimas porque ainda estou muito sensibilizada com o tema da seca, desde que li (em agosto também) o doloroso "O Quinze", da Rachel de Queiroz, que aborda a seca de 1915, pela qual a própria autora passou. Sofri tanto, mas tanto com o livro que ver alguém trazer resenha de outro livro sobre esse tema tão doloroso acaba por me deixar mais sensível ainda. :( Mas "Vidas Secas" é um livro que está na minha lista e um dia o lerei, só que antes preciso me preparar emocionalmente.

    Sobre reler livros preferidos: eu faço muito isso! Principalmente com "O Morro dos Ventos Uivantes", que é um dos meus livros preferidos da vida e já devo ter lido umas cinco vezes (vou reler este ano!rs). "A Metamorfose" eu li duas vezes, mas não porque goste do livro (não gosto.rsrs), é que da primeira vez que li não tinha blog ainda, aí recentemente reli para fazer resenha. No momento estou lendo, do Franz Kafka, "O Processo", e espero gostar mais deste.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ooi,
    Essa é uma leitura que eu acabei pulando no último ano do ensino médio! Mas eu sempre tive curiosidade de conhecer. Eu também amo reler meus livros favoritos, em especial "Um Dia" do David Nicholls.

    Beijoos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    É incontável as vezes que reli livros, pois adoro relembrar meus personagens favoritos.
    Já ouvi falar desse livro, mas ainda não li, é a primeira resenha que leio dele, fiquei curiosa com a proposta do autor em retratar os problemas e as dificuldades no sertão nordestino. Parabéns pela resenha e obrigado pela dica. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Tenho alguns livros que reli várias vezes e que sempre parecem me conquistar ainda mais que da primeira vez que li. Porém, confesso que Vidas Secas eu não li nenhuma vez e não tenho vontade. Tentei uma vez, mas a leitura não funcionou para mim e eu acabei abandonando.
    Mas que bom saber que você gostou tanto e que a leitura te impacta dessa forma.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá.

    Eu ainda não consegui ler este livro por completo. Eu tive contato com ele quando estava para fazer o vestibular, mas não consegui ir adiante e acabei não terminando a leitura. Mas se tem um livro que eu quero muito ler, é este.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um puta medo de reler meus romances favoritos, sei que a experiência acaba sendo diferente na segunda leitura, mas tenho receio justamente disso ahaha Mas Graciliano é Graciliano né, impossível não amar sempre;

    ResponderExcluir
  9. Oie amore!!!

    Sim normalmente só releio os favoritos mesmo, e sempre tenho uma visão nova a respeio do mesmo, isso é tão gostoso!
    Esse livro do Graciliano já tentei ler inúmeras vezes, mais não desenrola de jeito nenhum.
    Já li muitas resenhas e vi muita gente falando a respeito desse livro, mas nenhuma foi que nem a sua, mais clara sabe.
    Gostei dessa coisa de ser feliz independente do lugar em que estejamos, isso falta no ser humano hoje que está cada vez numa busca constante em encontrar felicidade no ter e não no ser.
    Adorei a resenha.



    Beijokas da Grazi!

    ResponderExcluir