Resenha: O Livro dos Abraços, Eduardo Galeano

27 setembro 2019

Por Alexandre Tiago.

Eu raramente leio livro em PDF porque eu tenho esquematismo e miopia, mas para esse livro, eu abri uma exceção, pois o autor do livro é  um dos escritores favoritos: o Eduardo Galeano. O escritor uruguaio é conhecido pelos seus textos profundos com análises históricas como é "As Veias Abertas da América Latina"(um dos meus livros favoritos dele) ou mesmo de futebol como é em "Futebol Ao Sol E À Sombra", mas aqui ele traz algo de diferente e que me fez gostar cada vez mais dele ao analisar o poder do olhar da vida e do mundo em "O Livro dos Abraços".

O Livro dos Abraços, Eduardo Galeano

Tratar a memória como coisa viva, bicho inquieto: assim faz Eduardo Galeano quando escreve. Sua memória pessoal e a nossa memória coletiva, da América. Quando escreve, ele mostra que a história pode – e deve – ser contada a partir de pequenos momentos, aqueles que sacodem a alma da gente sem a grandiloqüência dos heroísmos de gelo, mas com a grandeza da vida.
Assim é "O livro dos abraços". Em suas andanças incessantes de caçador de histórias. Galeano vai ouvindo de tudo. O que de melhor ouviu ele transforma em livros como este, onde lembra como são grandes os pequenos momentos e como eles vão se abraçando, traçando a vida.

ISBN: 8525403060
Ano: 2002 / Páginas: 272
Idioma: português
Editora: L&PM
"O Livro dos Abraços" é um livro espetacular, magistral, excelente, reflexivo e sensível que possui crônicas, contos e textos que nos faz olhar e observar a vida e o cotidiano através da sua sensibilidade pela percepção do olhar sentimental de ver e sentir belezas que giram o mundo.


Esse livro traz um novo gás à vida ao analisarmos que apesar de ela e nós seres humanos não sermos perfeitos, analisa que ela traz momentos marcantes e inesquecíveis que nos faz ver mazelas, mas também, de ver os frutos da felicidade ao analisar pequenas coisas da vida que pela cegueira da rotina que às vezes não enxergamos e nem sentimos como por exemplo o amor próprio e o carinho de pessoas que gostam de você.


A vida não é um boleto com código de barras para pegar, trabalhar e pagar. É importante sim trabalhar e pagar as contas, mas a vida é muito mais que isso. A vida envolve estar com pessoas que você gosta e fazer hobbies ou seja coisas que gosta sejam eles: ouvir música, ir ao cinema, tocar um instrumento musical, ler livros, praticar esportes, ver/ouvir jogo de futebol, pintar quadros, escrever textos, cozinhar comidas que gosta, ir ao teatro, fazer uma coleção, jogar videogame, conhecer pessoas novas e muitas outras formas de descobrir aromas de sonho, sorriso e satisfação que dão razão de viver a vida.

Li e recomendo muito esse excelente livro pois ele me transformou como uma pessoa grata à vida. E vocês, gostam do Eduardo Galeano? Já leram o livro "O Livro dos Abraços"? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.





6 comentários :

  1. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Só o fato de você usar na resenha adjetivos como espetacular, magistral, excelente, reflexivo e sensível, já me deixou roendo as unhas de curiosidade para conhecer o livro! Gostei de saber que o livro é tão inspirador ao ponto de você ter se sentido grato a vida... Fiquei extremamente curiosa para saber o que de tão especial tem no livro <3
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia o autor nem o livro ainda, mas fiquei bem curiosa para ler essa obra depois da tua resenha. Parece ser um livro que traz ótimas reflexões. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi, acho que já ouvi falar no autor, amei conhecer esse livro pelo seu post. Acho muito necessária essa reflexão que ele parece trazer sobre a vida ser mais do que pagar contas.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alexandre!
    Eu ainda não li nada do Eduardo Galeano, mas tenho muito interesse no As Veias Abertas da América Latina, pois é um estudo muito preciso dos países das Américas.
    Já com o livro resenhado, não fiquei muito interessada, mas adorei ler a sua resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/09/resenha-o-que-ha-de-estranho-em-mim.html

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    EU não conhecia a obra, mas adorei as suas considerações da mesma, com certeza é um livro que irá pra minha listinha!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não conhecia o autor nem os livros citados, como é bom ler blogs que saem das modinhas. Gostei dos trechos do livro, parece algo que eu preciso ler, saber? Vou pesquisar mais sobre o autor e seus livros! Bjs

    ResponderExcluir