Resenha: Feitos de Sol, Vinícius Grossos

16 outubro 2019


Oi pessu tudo bem?
Hoje trouxe para vocês a resenha do livro Feitos de Sol, recebi ele em parceria com a Faro Editorial, é um romance lindo LGBT com uma carta ao leitor emocionante do autor da obra.
Vamos a ele? Pois a história do Cícero e do Vicente poderia ser a sua!

Feitos De Sol, Vinícius Grossos

E se você soubesse que o mundo está prestes a acabar, qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre? E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio?
Essas eram algumas das dúvidas que Cícero tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar.
A Faro Editorial lança em julho “Feitos de Sol”, o novo romance de Vinicius Grossos, um dos mais amados autores nacionais de YA. Vinícius incluiu nesta obra cenas que ele próprio viveu: a luta por aceitação em um lar religioso e o medo do fim do mundo.
Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo.
Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências.

Edição: 1
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788595810808
Ano: 2019
Páginas: 256
 
 
Feitos de Sol é mais um romance LGBT que a Faro Editorial tem todo cuidado de publicar. Recebi ele em parceria com a Editoria e o que me chama atenção foi o CD super fofo que veio com ele, com a trilha sonora que embala a história dos meninos. O livro com cerca de 250 páginas com 35 capítulos, alguns no passado de Cícero e Vicente e outros nos dias atuais.

O livro é narrado em primeira pessoa por Cícero, que retorna a sua cidade natal depois de muito tempo. Chegando lá ele começa a refletir sua adolescência e a vida como era em 1999, sua amizade colorida com Karol, uma amiga maluquinha que ele adorava, a boa relação com sua mãe que o dava uma liberdade e criou-o sozinha.
Ao conhecer Vicente em um dia que seu lugar preferido a Taverna do Dragão é fechada e isso o frustra pois o único lugar que ele encontraria o quadrinho Under Heroe. Os dois meninos acabam tento uma ligação forte e o que Cícero procurava na vida, uma cor que até então ele não tinha.


As memórias do protagonistas fazem uma viagem a narrativa de encontro com Vicente, a paixão por ele, amizade, as descobertas e a história dos meninos em 1999 e o famoso Bug do milênio, ambos acreditavam que o Mundo iria acabar e precisavam aproveitar melhor suas vidas.
A aventura deles tem como plano de fundo o quadrinho Under Heroe, pois ambos gostam da história e querem encontrar a todo custo ele.
O livro além da história linda de Cícero e Vicente nos trás referências gritantes de músicas, filmes, jogos de tabuleiros – clássicos de muitos anos, revistas em quadrinhos trazem um saudosismo gostoso a história.
Não posso deixar de mencionar a importância de ler um livro como esse! Vinícius te faz um convite simples para entrar na história de Cícero e Vicente, fala como o preconceito é dolorido e nos trás uma reflexão que não importa quem você ama ou como ama, respeite. O amor é simples e único para cada pessoa.


Ele mostra como o preconceito cego trás graves consequências a vida das pessoas. Hoje em dia parece ser mais fácil fechar os olhos, mas não é o certo, o preconceito não pode ser calado e denunciar é o mínimo que podemos fazer.
Feitos de Sol não é apenas uma história de dois meninos que descobrem o amor, mas a reflexão de como lidar com o preconceito e como isso é doente na sociedade.

Só me resta parabenizar Vinícius por escrever mais um livro que toca meu coração e a Faro por publicar uma obra fantástica.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

9 comentários :

  1. eu li feitos de sol recentemente também e se eu já amava o vinicius, passei a amar mais ainda!
    Achei o livro lindissimo, chorei em muitas partes, principalmente por causa da história do Vicente, eu passei por muita coisa que ele passou quando eu me assumi lesbica pros meus pais, realmente é um livro perfeito! Amei sua resenha e suas fotos! <3

    ResponderExcluir
  2. Esse livro me emocionou de tantas formas diferentes, achei ele incrível! realmente propõe um debate interessante para fazermos

    ResponderExcluir
  3. Uma estória interessante, provando que ainda existem preconceitos em nossa sociedade, as pessoas tem que lutar muito para serem felizes, pois todos deveriam saber que toda a forma de amor é valida se as pessoas estão felizes. Abraços perfumados!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da premissa e do enredo do livro. Não conheço o autor mas gostei e vou procurar conhecer mais.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Realmente é um livro que traz bastante reflexão e nos mostra a dura realidade de outras pessoas. É bom lermos livros assim para sairmos do nosso mundinho e conhecer mais a respeito do que outras pessoas sentem.
    Essa foi uma história que conseguiu me ganhar completamente, além da narrativa do Vinicius ser excepcional.

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Me apaixonei por esse titulo, me parece um livro que nos faz refletir , que nos toca . Quero urgente iniciar essa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, adoro histórias com essa temática, vou procurar ler com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Parece um romance e tanto! Já escolhi para presentear um amigo. Que resenha maravilhosa.

    ResponderExcluir
  9. Que história emocionante, fiquei louca pra ler depois de ler sua resenha.

    ResponderExcluir