Cinco Escritores que mereciam ganhar o Nobel de Literatura.

07 novembro 2019


Alexandre Tiago

Olá a todos! Concedido anualmente desde o ano de 1901, o prêmio Nobel de Literatura tem levantado, ao longo do tempo, controvérsias acerca das suas decisões e premiações seja por questões políticas ou por serem esnobados pela Academia sueca. Em virtude disso, vou dizer à vocês, de acordo com meu gosto literário, os escritores que mereciam ganhar o Nobel de Literatura. Vamos conferir?

Adento de Helana: na minha lista eu tiraria Mia Couto. Ele virou um escritor superestimado sem motivo algum, no demais muitos leitores acham ele um gênio por retratar a África e Moçambique, no meu ponto de vista ele não faz mais do que a sua obrigação. Em chamar atenção para suas raízes. 

1- Jorge Amado (escritor brasileiro ).

Vou começar essa lista com um dos maiores e melhores escritores brasileiros de todos os tempos, Jorge Amado! Ele possui uma obra literária grandiosa e espetacular ao retratar a cultura brasileira com maestria, sensibilidade, riqueza cultural e com denúncia social que encata leitores pelo mundo afora. Por conta disso, podiam ter entregue o Nobel de Literatura ao Jorge Amado. Concordam?

2- Mia Couto (escritor moçambicano ).
Continuando essa lista, vou falar do escritor moçambicano Mia Couto. Ele possui uma obra literária grandiosa e espetacular ao retratar a África, principalmente seu país Moçambique em livros poéticos, reflexivos, sociais que mostram o país africano e o continente do passado e de hoje com muita maestria e influências culturais e literárias. E seus livros, encata leitores pelo mundo afora. Por conta disso, podiam ter entregue o Nobel de Literatura ao Mia Couto. Concordam?



3- Amós Oz (escritor israelense ).
Co-fundador do movimento pacifista "Paz Agora" (Shalom Akhshav), o israelense Amós Oz  possui uma obra literária grandiosa e espetacular que denúncia as guerras, os fanatismos e os conflitos que acontece no Oriente Médio, principalmente o "Israelo-Palestino" onde ele defende a paz de Israel com a Palestina. E seus livros encantam leitores pelo mundo afora. Por conta disso, podiam ter entregue o Nobel de Literatura ao Amós Oz. Concordam?

4- James Joyce (escritor irlandês ).
Outro dos grandes autores que ficaram de fora da lista com o Nobel de Literatura foi o irlandês James Joyce. Considerado o fundador do romance moderno ao explorar o tempo psicológico na literatura, ele escreveu "Ulysses" obra fundamental do século XX. O livro é tão importante que anualmente na Irlanda e em outros países se celebra o "Bloomsday" em 16 de junho um feriado literário dedicado ao livro e ao protagonista do livro. O livro é muito bom que encata leitores pelo mundo afora, assim como sua grandiosa e espetacular obra literária. Por conta disso e também pelo Bloomsday, podiam ter entregue o Nobel de Literatura ao James Joyce. Concordam?

5- Margaret Atwood  (escritora canadense ).
Para encerrar essa lista, vou falar da escritora canadense Margaret Atwood. Uma das grandes escritoras da distopia e da ficção científica possui uma grandiosa e espetacular obra literária ao retratar a luta por uma sociedade igualitária e justa em direitos para todos, fazer denúncias sociais e ambientais, analisa influências em várias camadas e denuncia a reforma psiquiátrica. Além disso, seus livros encantam leitores pelo mundo afora. Por conta disso, podiam ter entregue o Nobel de Literatura para a Margaret Atwood. Concordam?
Essa foi a minha lista dos "Escritores que mereciam ganhar o Nobel de Literatura." E vocês, conheciam esses escritores? Já leram esses escritores? Gostariam de uma parte 2? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


Nenhum comentário :

Postar um comentário