Cinco Escritores que mereciam ganhar o Nobel de Literatura.

07 novembro 2019


Alexandre Tiago

Olá a todos! Concedido anualmente desde o ano de 1901, o prêmio Nobel de Literatura tem levantado, ao longo do tempo, controvérsias acerca das suas decisões e premiações seja por questões políticas ou por serem esnobados pela Academia sueca. Em virtude disso, vou dizer à vocês, de acordo com meu gosto literário, os escritores que mereciam ganhar o Nobel de Literatura. Vamos conferir?

Adento de Helana: na minha lista eu tiraria Mia Couto. Ele virou um escritor superestimado sem motivo algum, no demais muitos leitores acham ele um gênio por retratar a África e Moçambique, no meu ponto de vista ele não faz mais do que a sua obrigação. Em chamar atenção para suas raízes. 

1- Jorge Amado (escritor brasileiro ).

Vou começar essa lista com um dos maiores e melhores escritores brasileiros de todos os tempos, Jorge Amado! Ele possui uma obra literária grandiosa e espetacular ao retratar a cultura brasileira com maestria, sensibilidade, riqueza cultural e com denúncia social que encata leitores pelo mundo afora. Por conta disso, podiam ter entregue o Nobel de Literatura ao Jorge Amado. Concordam?

2- Mia Couto (escritor moçambicano ).
Continuando essa lista, vou falar do escritor moçambicano Mia Couto. Ele possui uma obra literária grandiosa e espetacular ao retratar a África, principalmente seu país Moçambique em livros poéticos, reflexivos, sociais que mostram o país africano e o continente do passado e de hoje com muita maestria e influências culturais e literárias. E seus livros, encata leitores pelo mundo afora. Por conta disso, podiam ter entregue o Nobel de Literatura ao Mia Couto. Concordam?



3- Amós Oz (escritor israelense ).
Co-fundador do movimento pacifista "Paz Agora" (Shalom Akhshav), o israelense Amós Oz  possui uma obra literária grandiosa e espetacular que denúncia as guerras, os fanatismos e os conflitos que acontece no Oriente Médio, principalmente o "Israelo-Palestino" onde ele defende a paz de Israel com a Palestina. E seus livros encantam leitores pelo mundo afora. Por conta disso, podiam ter entregue o Nobel de Literatura ao Amós Oz. Concordam?

4- James Joyce (escritor irlandês ).
Outro dos grandes autores que ficaram de fora da lista com o Nobel de Literatura foi o irlandês James Joyce. Considerado o fundador do romance moderno ao explorar o tempo psicológico na literatura, ele escreveu "Ulysses" obra fundamental do século XX. O livro é tão importante que anualmente na Irlanda e em outros países se celebra o "Bloomsday" em 16 de junho um feriado literário dedicado ao livro e ao protagonista do livro. O livro é muito bom que encata leitores pelo mundo afora, assim como sua grandiosa e espetacular obra literária. Por conta disso e também pelo Bloomsday, podiam ter entregue o Nobel de Literatura ao James Joyce. Concordam?

5- Margaret Atwood  (escritora canadense ).
Para encerrar essa lista, vou falar da escritora canadense Margaret Atwood. Uma das grandes escritoras da distopia e da ficção científica possui uma grandiosa e espetacular obra literária ao retratar a luta por uma sociedade igualitária e justa em direitos para todos, fazer denúncias sociais e ambientais, analisa influências em várias camadas e denuncia a reforma psiquiátrica. Além disso, seus livros encantam leitores pelo mundo afora. Por conta disso, podiam ter entregue o Nobel de Literatura para a Margaret Atwood. Concordam?
Essa foi a minha lista dos "Escritores que mereciam ganhar o Nobel de Literatura." E vocês, conheciam esses escritores? Já leram esses escritores? Gostariam de uma parte 2? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


3 comentários :

  1. Uma belíssima lista! Não tiraria nenhum! Acho a premiação do Nobel muito estranha. eles estão sempre premiando autores desconhecidos da maioria. Acho que isso foge da lógica da coisa!

    Uma braço!

    ResponderExcluir
  2. Que interessante essa sua lista. Dela, eu só li o Amado e o Joyce. Mas, concordo com a força da escrita, a representatividade e expressão no cenário literário.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Nunca li nenhum dos livros dos autores citados, mas concordo a respeito do Jorge Amado e da Margaret, já que são autores muito bem recomendados.
    Adorei a lista, uma pena eu não acompanhar as premiações!

    ResponderExcluir