Crônicas&Desabafos: A Leitura é essencial e novela pode ser também.

12 novembro 2019


Oi pessú tudo bem?
Recentemente vimos pela internet várias noticias da novela Bom Sucesso, onde a história é focada na vida de Paloma, uma mulher batalhadora que é apaixonada por livros. Até que sua vida se cruza com Aberto, todo de uma tradicional Editora que sofre problemas financeiros devido a falta de incentivo a leitura. A novela acabou entrando na internet depois de várias matérias mostrando que as pessoas voltaram a procurar as livrarias por causa dos livros indicados na drama, clássicos em sua maioria.
Dai você me pergunta: Mas Helana, pra quê falar de u a novela por aqui?” Ué, simples.
Quando li a notícia que a procura de livros aumentou por conta da novela, me lembrei de uma pessoa que esse ano disse que assistir novela é a maior perda tempo. Bem, acreditamos que não é bem assim, não é mesmo?
Novelas fazem parte da cultura do nosso País. Quem nunca em uma casa brasileira não se sentou a mesa quando passa alguma novela das sete? Ou não ficou um tempo com seus familiares assistindo a novela das nove? Perda de tempo, ou não, elas sempre discutem temas importantes, tabus e até ajudam a lidar com alguns preconceitos instalados em nossa sociedade. E o tema da vez que me encheu de alegria são Editoras e os Livros.

Para saber mais: http://bit.ly/BomSucessoLivros
Quando comecei assistir Bom Sucesso, a primeira coisa que me perguntei foi – qual editora e qual editor eles se inspiraram para a Editora Prado Monteiro e até o Alberto? Até agora tenho essa curiosidade.

Levar a literatura, a importância dos livros, para a televisão popular foi uma sacada inteligente. Em 2018 a Literatura entrou em uma grave crise, leitores do País todo criaram campainhas para apoiar a leitura. E nada mais nobre do que a leitura ser mostrada na tv aberta.


Ler é essencial. Em uma das minhas palestras da Feira do Livro, falei sobre isso, mensagens de texto, legendas do instagram, alguma noticias ou meme do facebook, tudo precisa de leitura. Ela está em nosso dia-a-dia, em nossa vida, precisamos dela, é primordial.

E quando disso isso, falo com gosto. A falta de incentivo a leitura é preocupante. Não temos incentivo e o trabalho de formiguinha, levando tijolo por tijolo é o que nos resta a fazer.
Quando o incentivo vem de solidariedade, do amor aqueles que amam ler, fazem um trabalho de doação, a sociedade costuma achar tudo muito bonito.
Mas quando você toca no assunto do “incentivo precisa vir do Governo”, dai meu querido leitor, o buraco é mais embaixo e te criticam muito.

A Cultural está na Constituição Federal –> http://bit.ly/CulturaConstituicao  Título VIII  Da Ordem Social, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção II Da Cultura Art. 215.
Assim como o laser em assistir uma peça de Teatro é algo que precisa ser acessível ao cidadão, a leitura entra nesse jogo também.
Uma novela, pode ser apenas uma novela de passar o tempo. Mas uma novela pode incentivar alguém a comprar um livro e entrar nesse Mundo tão Mágico que são as palavras.
Pense nisso.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

9 comentários :

  1. Olá, tudo bem? Nossa que post mais interessante, infelizmente eu não consigo acompanhar essa novela pois é bem no horario em que eu trabalho, mas irei acompanhar pelo globo play ano que vem, o pessoal tem elogiado muito a trama.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Adorei o post, eu não assisto mais novela pelo simples fato de não conseguir fazer nada naquele horário, mas as vezes passo olho na TV e se estiver passando Bom Sucesso sempre dou uma paradinha e agora com o Globo play creio que deva voltar a assistir já que posso fazer no meu tempo. Enfim, dizer que qualquer coisa é perda de tempo na minha opinião é uma tremenda ignorância, principalmente ignorância da realidade do próximo, ninguém é 100% livro, novela, filme ou nada e exigir isso é ridículo. Gostei de mais de ver um post defendendo o direito de assistir novelas em um blog literário e quem nunca voltou correndo do colégio para assistir Malhação que atire a primeira pedra. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei o post. Várias amigas me falaram da novela, mas eu não tenho como acompanhar, mas adorei a proposta do enredo porque uma novela global tem um alcance absurdo, ate internacional e acho que isso é grandioso para a literatura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Achei esse post bem interessante. Confesso que não sou uma pessoa que assisti novelas, ando meio saturada disso. Adorei conhecer um pouco, quem sabe eu dou uma olhada na novela, né?

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Amei demais esse post!
    Sempre assisto novelas, mas, tenho um carinho especial por Bom Sucesso, já que amo livros! Estou gostando demais das citações de livros e acho uma bela iniciativa da emissora e do autor da novela para o incentivo a leitura... Já vi muita gente comentando que pegou a ler devido ás inumeras citações ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Eu não assisto novelas não. Mas, estou achando esse incentivo maravilhoso. Porque realmente a gente acaba sendo influenciados pelas novelas e comerciais, né? Chama muito a atenção. Adoro que o Fagundes tem até um podcast e tal. Genial!! E parabéns pelo post.

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  7. Não assisti a novela, mas vi algumas cenas e gostei. Acho mega importante abordar sobre a literatura em um país que precisa muito desse desenvolvimento. Saber que vendeu ainda mais os livros citados é algo maravilhoso! Por mais novelas assim <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  8. Antônio Fagundes tem um site de livros em que ele dá dicas de leituras. Eu vi no Encontro com Fátima Bernardes.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu achei a iniciativa dessa novela maravilhosa. Confesso que não ando muito com paciência com novelas, ainda mais que as tramas andam sendo mais pesadas. Porém, essa me conquistou tanto pela leveza quanto pela forma como a literatura tem sido abordada. E fico feliz de saber que ela está causando um impacto tão positivo. Tomara que as emissoras invistam em mais novelas assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir