Resenha: Ponciá Vicêncio , Conceição Evaristo

14 novembro 2019

Por Alexandre Tiago.

Olá a todos! Neste mês no dia 20 de novembro se celebra o dia da Consciência Negra! Uma data muito importante para mostrar a importância de falar questões raciais, cultura negra e sobre os negros para que a sociedade seja menos preconceituosa pois infelizmente, após mais de 100 anos da Lei Áurea, a descriminação com os negros no Brasil ainda é muito presente.
Para isso li e publicarei para vocês a resenha do excelente livro "Ponciá Vicêncio" da Conceição Evaristo, uma das grandes escritoras da literatura brasileira contemporânea que merece ser lida e divulgada. Vamos conferir?

Ponciá Vicêncio, Conceição Evaristo

Exemplo de romance afro-brasileiro, falando da identidade negra, Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, vai de encontro à tese segundo a qual a escrita dos descendentes de escravos estaria restrita ao conto e à poesia.
"Ponciá Vicêncio" conta a história de uma menina chamada Ponciá Vicêncio. Ela é neta de ex-escravos e seus pais trabalham em condições análogas a escravidão. Seu sobrenome Vicêncio é de um ex-senhor de terras que era dono do avô de Ponciá. E desde o início do livro, a protagonista vive um conflito sobre sua identidade. Ela vive em uma comunidade rural trabalha com a mãe em trabalhos manuais com barro enquanto seu pai e seu irmão vão  trabalhar para senhores de terra onde trabalham em condições análogas a escravidão.

Além de Ponciá  acompanhamos a trajetória da sua mãe, do seu pai, do seu irmão e do seu avô de quem herdou uma herança misteriosa que marcará a vida dela onde descobrimos ela no decorrer do livro.

O livro tem uma construção narrativa belíssima cheia de poesia e de simplicidade. Através desse livro podemos refletir sobre a desigualdade racial que existe no Brasil. Mostra também o amor de uma família que mesmo nas dificuldades não esquece um do outro. 

Mostra também o coronelismo, a exploração do trabalho rural, a migração para as cidades, a ignorância das pessoas analfabetas, a alfabetização e acima de tudo os sonhos que Ponciá Vicêncio quer para ela e sua família.

Esse livro me fez lembrar de duas músicas que eu gosto muito chamadas "Canção do Sal" do genial músico Milton Nascimento e "Take It Easy My Brother Charles" do esplêndido músico Jorge Ben Jor que assim como Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio e sua família, são de origem negra e mostram uma grande história no rosto.

Li e recomendo esse excelente livro!
E vocês, já leram o livro "Ponciá Vicêncio"? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


4 comentários :

  1. Ameeeei esse post, ainda não li o livro mas já vou colocar na minha lista de livros para ler antes de morrer!
    Obrigada pela dica ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas me interessei por conta do assunto tratado na obra, por mostrar que mesmo com o fim da escravidão, os descendentes dos escravos enfrentaram problemas sérios e trabalhavam inclusive em condições análogas à escravidão. Este ano eu adquiri o primeiro volume da trilogia Escravidão, do escritor Laurentino Gomes, justamente porque quero ler mais do assunto. Já estou ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a obra, mas fiquei interessado, parece ser uma história incrível com um enredo surpreendente.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro em questão e muito menos a autora, mas fiquei interessado pelo assunto abordado na obra, por mostrar a escravidão e o fim dela com as suas consequências. Parabéns pela resenha! Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir