Menu Culinário Literário

28 novembro 2019

Por Alexandre Tiago

Olá a todos! Quem aqui já leu um livro acompanhado de café, chá, água ou de alguma comida? Eu já e é muito boa a experiência. E quando o livro possui comida na sua história? Fico com água na boca pois fico com muita vontade de comer e experimentar a comida. Diante disso, fiz uma postagem especial para vocês: Menu Culinário Literário. É um cardápio de comidas que contém em livros. Essa postagem fiz de acordo com meu gosto literário , com direito à: bebida, prato de entrada, pratos principais e sobremesa para servir à todos como se tivéssemos em um restaurante. Vamos conferir?

1- Bebida: Moloko do livro "Laranja Mecânica" do Anthony Burgess

Também chamada de "Moloko Plus", "Moloko Vellocet " e "Knifey Moloko", a bebida do nosso cardápio é a bebida que Alex e sua turma tomam antes de aprontar delinquências pela cidade em "Laranja Mecânica". O livro não traz uma receita específica mas existe variações dela. Mas em todas você mistura leite com bebida alcoólica destilada. Atenção! Só podem beber esa bebida quem tem mais de 18 anos de idade!

2- Entrada: Omelete do livro "Assassinato no Expresso Oriente" da Agatha Cristhie.

Indo para o prato de entrada do nosso cardápio, temos o omelete. O omelete é o prato que o detetive Hercule Poirot come no livro enquanto ele viaja no trem que leva ao Expresso Oriente e investiga um crime ocorrido no trem interrogando os 12 passageiros presentes.


3-  Prato Principal 1: Peru de Natal do conto  "Peru de Natal" do Mário de Andrade.

Indo para o nosso primeiro prato principal do nosso cardápio, temos o Peru de Natal. Nesse conto, Juca decide que quer comer na véspera de natal após 5 meses do falecimento do seu pai com os outros integrantes da família cuja a memória do pai ainda está presente. E não é um simples peru que Juca quer. É um peru com farofa amarela bem sequinha cheia de manteiga. Além disso, o próprio peru tem que estar recheado com uma farofa de miúdos com ameixa, xerez e nozes.


4- Prato Principal 2: Caldo de Congrio da poesia "Ode ao Caldillo de Congrio" do Pablo Neruda.

Indo para o nosso segundo prato principal do nosso cardápio, temos o Caldo de Congrio. O Caldo de Congrio é um prato típico da culinária chilena e ele possui peixe e congrio que é uma espécie de enguia no Mar Chileno. E na poesia, Pablo Neruda nos diz em versos, o seu amor pelo prato de comida.


5- Sobremesa: Cocada do livro "Dom Casmurro" do Machado de Assis.

E para encerrar, o nosso cardápio, temos a cocada. A cocada é um delicioso doce típico da culinária brasileira e esse doce encantou Bentinho e Capitu em "Dom Casmurro".
Esse foi o "Menu Culinário Literário" que eu fiz para vocês relacionando literatura e culinária onde busquei as informações de muitos deles de um excelente canal no YouTube que mistura culinária com literatura que eu gosto: "Capitu Vem Para o Jantar".
E agora me deu fome só de ter falado nessas comidas saborosas para vocês. E vocês, ficaram com fome também? Ficaram curiosos com essas comidas também? Gostaram da postagem? Comentem, vamos conversar e Bon Appétit!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


4 comentários :

  1. Que post criativo! hahaha
    Achei sensacional a ideia de buscar as referências em vários livros e montar um jantar como esse.
    Dos bons e criativos entretenimentos que a internet dos oferece.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei seu menu literário. Eu já encontrei até receitas em alguns livros. Pensei que nesta seleção caberia muitos outros títulos. 😉

    ResponderExcluir
  3. Que post bacana, adorei! Me lembrei perfeitamente da cena de O Assassinato no Expresso do Oriente, quando o detetive Poirot come um omelete no trem.

    ResponderExcluir
  4. Oiii! Eu, simplesmente, ameeeeeeeeeeei esse post rs. Achei que foi um modo diferente de fazer uma TAG, remetendo a comidas e livros. Já fiquei com água na boca, pras duas coisas. Muito legal mesmo. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir