Resenha: Vozes do Joelma

18 novembro 2019


Oi #seguicultos, tudo bem?
Vamos de resenha hoje? Trouxe, finalmente, a resenha de Vozes do Joelma, esse livro maravilhoso que reúne 4 contos de terror que tem como plano de fundo o Edifício Joelma que incendiou nos anos 70.

Vozes do Joelma, Os gritos que não foram ouvidos

Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini são autores reconhecidos pela crueldade de seus personagens e grandes reviravoltas nas narrativas. As mentes doentias por trás dos livros A Casa dos Pesadelos, O Escravo de Capela, Dança da Escuridão, Horror na Colina de Darrington, Quando ela desaparecer, O Casamento, Colega de Quarto, e da série As Crônicas dos Mortos, se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragédias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicídios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incêndio do edifício Joelma. O trágico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época e selar o local com uma aura de maldição. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem, é que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal. Se as histórias são verdadeiras não se sabe... A única certeza é que a região onde ocorreu o incêndio tornou-se uma mina inesgotável de mistérios. E, neste livro, alguns deles estão expostos à loucura de autores que buscaram uma explicação.
Edição: 1
Editora: Faro editorial
ISBN: 9788595810884
Ano: 2019
Páginas: 288

                         
Vozes do Joelma é aquele tipo de livro que ficamos muito curiosos para ler, tratando-se de 4 contos de terror, somos apresentados a personagens que tem alguma ligação com o Edifício Joelma. Publicado em 2019 bem perto da Bienal do livro, ele nos trás uma diagramação de encher os olhos – ponto positivo para Faro Editorial que sempre nos apresenta belíssimas obras, Vozes do Joelma nos trás na capa o edifício em chamas. O livro tem cerca de 285 e cada um dos contos ganhou uma apresentação do escritor Tiago Toy, preparando o leitor para a continuação da história.

O conto de Marcos DeBrito intitulado “Os Mortos não perdoam”, pegou como base a história macabra que aconteceu antes da construção do Joelma. Um químico mata a mãe e as irmãs e as enterra num poço no quintal de casa. O rapaz queria então se livrar dela para poder se casar com a mulher que amavam.
Para não gerar grandes desconfianças ele diz que elas morreram num acidente enquanto viajavam.
Para piorar a situação do rapaz, ele acaba sendo perturbado com a morte delas. Memórias, sonhos. A culpa de mata-las pesa na cabeça dele.

Com certeza o meu favorito. A história que se passa antes da construção do Joelma, diz muito sobre o que poderá acontecer anos depois.
Já Rodrigo de Oliveira nos apresenta um conto durante o incêndio. Samara trabalha no Joelma. Ela denunciou seu chefe por pedofilia e agora ele quer fugir a todo custo. Mas o medo que ela tem dele, faz com que Samara viva em uma realidade completamente diferente durante o incêndio ela começa ver e sentir coisas – principalmente que está sendo perseguida e que o incêndio pode ser culpa dela.

Nesse conto, Rodrigo usou com inteligência a história do curto circuito do ar condicionado em uma das salas do Joelma e junto isso a história de Samara e o desespero dela e o desespero dela que a faz sair da realidade.
Vou dizer para vocês que o final desse conto me deixou surpresa. O autor faz o leitor acreditar nas duas realidade da personagem.

Marcus Baercelos, com certeza ficou com uma das partes mais delicadas de todas as histórias que rondam o Joelma. A história das treze almas, das trezes pessoas que não forma edificadas e cozinharam no elevador na hora do incêndio. Aqui temos a história de um faz-tudo que vive na luta, trabalha para pagar os medicamentos da mãe. E só trabalha com o dinheiro na mão. Depois de negar um serviço, porque a pessoa não tinha como pagar no momento, sua mãe morre. Desesperado ele procura ajuda num cemitério e descobre que a pessoa a quem recusou trabalho é o responsável de lá. Trocando serviços aqui e ali, ele vira personagem na história do Joelma e que acaba tendo forte ligação com as trezes almas.

Dos contos esse é o mais tocante. Quando você, lê a história das treze almas para saber o que acontece, sente uma tristeza profunda e tenha certeza, esse conto vai te fazer pensar.

Victor Bonini nos trouxe O Homem da Escada, aqui o autor explora os fatos acontecidos depois do incêndio. E vamos acompanhar a Eugênia que passa dificuldades e mora, agora no edifício abandonado. Eles moram em meio aos acontecimentos fortes. E Victor relata odores, pobreza, falta de higiene das pessoas que ali habitam e claro uma possível esquizofrenia de Eugênia.

Vozes do Joelma soube explorar muito bem os principais fatos desse incêndio que entrou para a história. Uma narrativa ótima dos 4 autores principalmente, juntando com a ótima apresentação de Tiago Toy que nos trouxe um personagem um personagem de morte muito interessante, que narra o que vai acontece em cada conto.

Para aqueles que gostam de terror, devem ler Vozes do Joelma – mas fica uma dica, leia um pouco sobre o que aconteceu antes, assim você vai entender melhor cada história!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

3 comentários :

  1. Oi Helana,

    Estou louca para ler essa obra desde que vi sobre o seu lançamento. Eu estou nessa vibe de ler terror, então o livro já me conquistou aí. Gosto do fato dos contos terem alguma "base" no que aconteceu no passado, acaba trazendo uam sensação melhor ainda para a leitura. Amei conferir sua opinião sobre o livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Pela resenha o livro é muito interessante, e como adoro contos já fiquei com vontade de ler. Anotado para as próximas compras.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, que legal. Acredita que eu ainda não tinha ouvido falar, nem vi o dia do lançamento se não tinha comprado. Esse é justamente o tipo de livro que gosto de ler... fiquei bem interessada, irei comprar.

    ResponderExcluir