Panorama: Neil Peart, Um artista grandioso na música e na literatura

23 janeiro 2020

Alexandre Tiago

Olá a todos! No dia 10 de janeiro de 2020, eu e muita gente que assim como eu gosta da banda de rock canadense Rush ficou e ainda está muito triste com o falecimento do baterista Neil Peart.
Neil Peart é para mim um dos maiores e melhores bateristas de todos os tempos ao lado de lendas como John Bonham do Led Zeppelin, Alex Van Halen do Van Halen e Keith Moon do The Who.

Seu legado cultural é grandioso pois ele possui um jeito único de tocar bateria. Ele entrou na banda em julho de 1974 e a sua estreia se deu no segundo álbum musical do Rush o "Fly By Night" lançado em fevereiro de 1975 onde estabeleceu até 2018 com os também grandes músicos Geddy Lee e Alex Lifeson o Rush como um dos maiores e melhores trios da história do rock e da música.
Desde que entrou para banda ele Neil escreveu a grande maioria das letras da música. Ele era um assíduo leitor de livros e a partir de então a banda trouxe nas suas letras uma conexão muito forte entre literatura e música um exemplo disso é "2112" um álbum musical que é cheio de elementos de ficção e ficção científica onde Neil Peart fez desse álbum musical um livro cheio de elementos musicais tanto que é considerado por mim e por muitos como um dos melhores álbuns musicais da banda.

Além disso, Neil Peart é também assim como o Chico Buarque ele Neil é um grande letrista, músico e escritor. Uma prova disso é o excelente livro "Ghost Rider: A Estrada da Cura" onde ele narra seu sofrimento após ter perdido sua filha e sua primeira esposa ele ficou sem esperança e fé na vida, então  pegou sua moto e saiu com ela andando pelas estradas da América do Norte sem destino em busca de motivação para viver. O livro é muito bom!
Me tornei fã da banda Rush e do Neil Peart através de amigos e rádio pois antes eu apenas respeitava e hoje eu respeito e gosto do som da banda, mas sempre admirei o som do Neil.
Neil Peart fará muita falta para a cultura, a literatura e a música. E vocês, gostam de Neil Peart? Gostam da banda Rush? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog.estante.artistica" {https://www.instagram.com/blog.estante.artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

11 comentários :

  1. Com certeza foi uma grande perda para o cenário musical ,artístico e litarario mundial. E principalmente para quem vivenciou uma época de ouro na qual , alem de outras, a banda Rush.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, não conhecia esse cara, mas adorei saber mais sobre a importância dele na literatura e na música tbm

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia o baterista mas adorei saber mais de sua história. Deve ter sido uma grande perda para os fãs.
    Que legal saber que ele gostava de literatura e trouxe isso pra sua arte. Vou procurar saber mais sobre seu livro.
    Ótima matéria.
    Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Uma perda para a música de qualidade. A arte musical perdeu um gênio!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não conhecia esse grande artista, mto bacana ele trazer a literatura pra sua arte, fiquei curioso pra ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não conhecia essa banda em especial, mas a segunda música que trouxe ao post, já curti mto.
    Amo ouvir um bom rock as vezes pra descontrair.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Alexandre!
    Tudo bem?

    Então cara, eu não conhecia o Neil Peart, mas gostei de conhecer pela importância dele no campo da literatura e música, duas áreas culturais que eu gosto muito. Parabéns pela publicação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Alexandre. Eu, infelizmente, não conhecia o Neil, mas sempre acho muito triste a morte de alguém tão importante para a cultura, ainda mais em duas áreas. Imagino como deve ser um baque pros fãs também. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Alexandre, tudo bem?
    Eu estou triste agora, ando tão desinformada que não soube da morte do Neil, mais achava ele incrível, eu sou apaixonada por bateria. É uma perca grande, mas ainda bem que ele deixou um legado incrível.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Apesar de gostar de algumas bandas faz tempo que não ouço. Mas sempre que vejo alguma notícia de que um integrante faleceu me sinto bem triste. Como você disse faz muita falta, ainda mais atualmente que não fazem músicas tão boas quanto antes. Bandas como Queen, Gun's, U2 são lendas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Uma grande perda, sem sombras de dúvidas. Eu não sabia que ele tinha escrito um livro, já anotei aqui para procurar depois, deve ser tão bom quanto as letras das canções.

    Abraços!

    ResponderExcluir