Resenha de Livro: Persuasão, Jane Austen

21 janeiro 2020

Jaira Costa.

Oi, gente.
Hoje voltei com uma resenha de um projeto pessoal que comecei tem pouco tempo, ler/reler os livros da Jane Austen que é uma autora que gosto muito. Mas não li todas as suas obras, alguns li naquelas versões compactas escolares e agora quero ler da forma correta. Comecei por Persuasão que é um clássico da literatura inglesa e um dos mais falados da autora.

Persuasão Jane Austen
O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.
Li na versão ebook, através Kindle Unlimited. E já fica a dica para quem assina o serviço, lá tem todos os livros da Jane Austen.

Em Persuasão vamos conhecer a Anne Elliot, digamos que já deixou a beleza da juventude para trás e passou da hora de se casar. Mas Anne tem um amor do passado que ela acabou abrindo mãos alguns anos antes por ter dado ouvidos algumas pessoas que não queriam tanto assim sua felicidade.

Ela se envolveu quando mais jovem com o então sem tantos recursos Frederick Wentworth, só que devido às circunstâncias do rapaz eles acabam não concretizando esse amor. Os anos passam e Anne se vê novamente frente a frente com Frederick, que agora tem um posto importante na Marinha e condições muito melhores do que naqueles anos da juventude de ambos.

A escrita de Jane Austen é única e primorosa, mas devo dizer que não é uma leitura fácil para quem não está acostumado. Como mencionei antes, estou relendo e lendo pela primeira vez algumas das obras dela e demorei um pouco para pegar o ritmo de escrita de Austen.

Se você assim como eu ama romances de épocas (me refiro aos publicados hoje em dia), preciso dizer para não ir ler Persuasão achando que vai ser como um desses romances de Julia Quinn. A escrita é diferente, e Jane Austen tem um humor sarcástico para descrever a sociedade inglesa daquela época de uma forma como nenhuma outra tem.

Anne é uma pessoa que perdeu a melhor coisa que tinha na vida e isso meio que deixou ela sem luz e sem alegria para o restante das coisas. Ela é uma personagem quieta, por muitas vezes usada de ouvinte para os outros, suas irmãs e seu pai (que é o personagem que menos gostei) não pensam em Anne com carinho e nem chegam a tratar a coitada assim.

Frederick é um homem que também perdeu um grande amor, mas que seguiu em frente e volta de uma forma totalmente diferente do que era sete anos atrás.
Preciso ressaltar que esse livro tem a carta de amor mais linda e visceral de todas que já cheguei ler na vida.

Se você quer conhecer e talvez se encantar pela escrita dessa autora fantástica, vale a chance de ler Persuasão ou qualquer outra obra dela.
Em breve vou ler outros livros de Austen e posso vir contar para vocês o que achei.
Já leram algo dela? Tem curiosidade de ler?
Até mais e fiquem bem.
@jaira.costaa

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Jaira Costa


Bookaholic, viciada em café e chá, publicitária, escritora iniciante. Ama ficar em casa lendo ou assistindo um bom filme, não tem saco para gente falsa e metida.
Tem mais livros do que tempo para ler todos. Meio estranha e calada, mas fiel nas suas convicções e amizades.
Instagram {https://www.instagram.com/jairacostaescreve/ }

Nenhum comentário :

Postar um comentário