Opinião: Caos Criativo, Tim Harford

02 fevereiro 2020


Olá pessú tudo bem?
Hoje vamos ter uma breve opinião de Caos Criativo – falei tanto do livro em minhas redes sociais que acho que não precisa falar mais muita coisa!

Primeiramente e antes de MAIS nada, Caos Criativo assim como Largar Tudo – é uma ramificação de livro de autoajuda, assim, como as ramificações de livros de romances.  Autoajuda existe diversos sub-gêneros e um deles são os livros criativos.
Fiquei muito assustada na leva de comentários recebidos na resenha de Largar Tudo – com o conceito que o livro seria chato, muito perigo isso.
Levando em consideração que esse sub-gênero Criatividade são livros inteligentes, super engraçados, de narrativa informal e acelerada. Lembra até algum momento que conversamos com alguém coisas triviais.
Logo mais vou fazer um vídeo explicando eles.

Caos Criativo

Como ser criativo e resiliente em um mundo que gosta de arrumação

Tim Harford

Há uma certa magia na bagunça. Apesar do nosso ímpeto de lidar com um mundo ordenado, sistematizado, planejado e cuidadosamente estruturado em categorias, é importante se agarrar à bagunça. Ela nos dá aquele cutucão que pode incitar a criatividade, nutrir a resiliência e extrair o melhor de cada um de nós. Muitas vezes sucumbimos à tentação de uma abordagem voltada para a arrumação, quando na verdade estaríamos melhor adotando um certo grau de desordem. Como o escritor que é, por um feliz acaso, inspirado por uma distração qualquer. Muitas vezes, as metas quantificadas criam incentivos perversos; os trabalhadores no escritório organizado se sentem indefesos e desmotivados ou um intruso desestabilizador irrita a equipe, mas traz um insight novo em folha. Apoiado às mais recentes pesquisas em neurociência, psicologia e ciência social – com exemplos cativantes de pessoas bem-sucedidas que fizeram coisas extraordinárias – Tim Harford nos prova que as qualidades que nós valorizamos são, na verdade, produzidas pela desordem, pela confusão e pelo desarranjo das coisas.
Edição: 1
Editora: Belas-Letras
ISBN: 9788581745084
Ano: 2019
Páginas: 352
Tradutor: Rafael Spuldar
Publicado pela Editora Belas-Letras, Caos Criativo faz jus ao nome que ganhou. Um livro forte, cheio de exemplos criativos, mostrando nossa própria capacidade de lidar com nosso lado bagunçado de uma forma divertida.

Quando o livro foi lançado, vez e outra ele desfilava em meu feed de noticias e a curiosidade era muito grande. Caos Criativo tem uma capa que chama atenção pelas cores e particularmente o nome também me aguçou a curiosidade – sendo assim queria muito ele!
Quando fui a Caxias do Sul conhecer a Editora, estava nos planos compra-lo por lá. Mas acabei ganhando ele! E claro que fiquei muito feliz.


Caos Criativo é um livro com cerca de 318 páginas, porém temos 40 páginas apenas comas referências bibliográficas do autor – Tim usou diversas fontes de pessoas famosas para montar o livro, sendo assim ele é recheado de referências!

O livro conta com 9 capítulos e uma introdução, nos mostrando diversos obstáculos de pessoas famosas.
Mas engana-se você que Caos Criativo, não é aquele tipo de livro de autoajuda que vai te passar um monte de lição chata para você colocar num caderninho e fazer. Nops! A ideia é completamente outra. Ele conta histórias de pessoas de diferentes áreas que estavam passando por algum momento de caos ou bagunça na sua vida e como elas usaram isso a seu favor. E mostra os beneficio da bagunça.

Um exemplo bacana que o livro nos trás é um teste que fizeram com escritórios, lugar mais clean para se tratar, outro mais decorado, ele mostra qual ambiente a pessoa se sente mais confortável de trabalhar, foi um capítulo maravilhoso.

Temos exemplos de Steve Jobs, Bowie, de cidades e até história antiga. O livro faz jus ao nome, trazendo uma mistura irreverente e curiosa. E que ter um bom de bagunça – tá tudo bem! Super valeu a pena.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Helana O'hara


Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites Artesanato em FeltroMídia Kit

8 comentários :

  1. Ola Helena tudo bem?
    Eu não conhecia o livro mas ao ler a resenh ja fiquei familiarizado pois é um assunto que gosto. Como pode notar em meus post sempre tem um ou outro livro que aborda este tema.
    Fiquei muito curioso e vou ler o livro...
    Obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não sou a maior fã de livros de auto ajuda, mas gostei de saber sobre as ramificações do genero e é bem interessante ter livros que são de um genero bem estereotipado com uma linguagem mais informal e mais engraçada, ajuda a quebrar os padrões.
    Gostei bastante do que você falou e gostei muito da capa do livro!

    ResponderExcluir
  3. Gosto de livros assim com um perspectiva sobre como se organizar para vencer os obstáculos,pois é através de exemplos de pessoas como as do livro que conseguimos arrumar coragem para superar né,parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. nem sempre uma bagunçada na nossa vida é mau, por outro lado se usarmos a criatividade essa bagunça pode se tornar algo de divertido e usar isso a nosso favor, é importante ter os pés bem assentes na terra para não nós deixarmos ir abaixo com a bagunça

    ResponderExcluir
  5. Olá Helana, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e embora pareça ser bom pela sua resenha, não leria. Não sou fã de auto ajuda, já até li alguns, mas não é meu gênero. E eu trabalho no caos, é o método que funciona comigo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Que livro maravilhoso, amei o design dele e a sua proposta, quero dar uma chance pra esse gênero que eu não costumo ler

    ResponderExcluir
  7. Oi Helana! Não conhecia o livro, mas só o nome, já me chamaria atenção. Achei bem legal. Ainda tem toda a diagramação dele. E, acho que o conteúdo me atrairia. Não sou fã de auto ajuda, mas acho que esse seria uma pedida fora dos "padrões". Adorei a dica. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Que livro bonito! Confesso que as vezes o design me chama muita atenção e desperta o interesse para ler! Não é o meu gênero favorito, mas nunca diga nunca para uma leitura, né?

    ResponderExcluir