Resenha: Eu, Robô - Isaac Asimov

28 maio 2020

Alexandre Tiago

"Se o conhecimento fosse perigoso, a solução seria a ignorância. Sempre me pareceu que a solução teria que ser a sabedoria. Não se deveria deixar de olhar para o perigo; ao contrário, deveria-se aprender a lidar cautelosamente com ele.”

Olá a todos! Finalmente! Depois de muito tempo lendo e relendo esse livro e também divulgando no meu Instagram, vou apresentar à vocês um dos melhores livros de ficção científica que eu já li até hoje que é o livro "Eu, Robô" do escritor russo-americano Isaac Asimov. Gosto muito de ficção científica seja em livros e filmes. Espero que gostem da resenha pois ela é uma homenagem aos 100 anos de nascimento do escritor nesse ano de 2020. Vamos conferir?

Eu, Robô, Isaac Asimov

Um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, Eu, Robô, escrito pelo Bom Doutor, Isaac Asimov foi publicado originalmente em 1950. O livro serviu como base para o roteiro do filme homônimo, no qual Will Smith interpreta o protagonista, o detetive Del Spooner. Porém, a obra é bastante diferente da história apresentada nas telonas. Eu, Robô é um conjunto de nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo. É neste livro que são apresentadas as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na própria ciência. Eu, Robô inicia-se com uma entrevista com a Dra. Susan Calvin, uma psicóloga roboticista da U.S Robots & Mechanical. Ela é o fio condutor da obra, responsável por contar os relatos de seu trabalho e também da evolução dos autômatos. Algumas histórias são mais leves e emocionantes como Robbie, o robô baba, outras, como Razão, levam o leitor a refletir sobre religião e até sobre sua condição humana. A edição traz um posfácio escrito pelo próprio autor sobre sua história de amor com os robôs, tão comuns em sua obra.
ISBN-10: 8576572001
Ano: 2014 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora:
Editora Aleph
Um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, Eu, Robô, escrito pelo Isaac Asimov, foi publicado originalmente em 1950. O livro serviu como base para o roteiro do filme homônimo, no qual Will Smith interpreta o protagonista, o detetive Del Spooner. Porém, a obra é bastante diferente da história apresentada nas telonas. Eu, Robô é um conjunto de nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo. É neste livro que são apresentadas as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na própria ciência.

Eu li e gostei muito do livro! Os robôs são criaturas tecnológicas e Isaac Asimov os formalizou com as leis da robótica apresentadas nesse livro. No livro os robôs são uma espécie tão evoluída como nós humanos a ponto de nos fazer questionar em nossas capacidades intelectuais, emocionais e psicológicas em um excelente livro onde cada capítulo é um conto que é bem narrado e interativo com grande visão social sobre robôs e tecnologia. Para quem não sabe, eu acredito em vida em outros planetas mas também acredito que um dia os robôs terão inteligência e emoções e esse livro confirma isso ao analisar a relação entre humanos e robôs. Além disso, o livro me influenciou também a ler mais Isaac Asimov e me deixou ainda mais apaixonado por ficção científica que é um gênero literário imaginativo, reflexivo e fascinante.

Li e recomendo à todos lerem esse excelente livro! E vocês, já leram esse livro? Gostam de ficção científica também? Comentem!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog.estante.artistica" {https://www.instagram.com/blog.estante.artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

4 comentários :

  1. Eu também amo livros e filmes de ficção científica. Esse nunca li o livro, mas o filme é perfeição total.

    ResponderExcluir
  2. O livro parece muito bom, adoro ficção científica. Já quero ler!

    ResponderExcluir
  3. Eu já ouvi falar do livro, confesso que assisti apenas o filme. Mas tenho vontade de ler o livro, pois sempre tem mais detalhes. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  4. Livro de ficção científica são de tirar o fôlego, adoro quando vem com um cenário pós apocalíptico, é filmes então, maravilhosos. Parece ser bastante interessante a leitura.

    Aline Silveira do Blog O Poder das Palavras

    ResponderExcluir