Vamos falar de Cultura? Como Apoiar a Cultura

31 maio 2020


Oi pessú tudo bem?
Semana passada comecei a serie de post sobre cultura no Blog, o primeiro post foi um resumo básico do que é Cultura. Você pode ler o post aqui https://bit.ly/CartilhaCultura
Hoje vamos falar em como você pode apoiar a cultura na sua cidade.
Investir em cultura tem retorno certo e imensurável. É investir em cidadania, em qualidade de vida, em transformação social. A cultura faz o cidadão ser mais crítico, explorar mais, argumentar, questionar melhor diversos assuntos. Apoiar ações culturais significa ajudar a melhorar o mundo e está ao alcance de todos.
O Brasil tem diversos tipos de apoios culturais que vem do Governo, mas que infelizmente por falta de incentivo isso acaba não chegando como deveria para a população.  A legislação brasileira ampara ações deste tipo, como a Lei Rouanet, de 1991, mas ainda esbarra na desinformação. Vamos falar da Rouanet mais para frente.
Mas você como pessoa física e cidadão brasileiro também pode dar apoio indireto a Cultura de sua cidade.

Por quê apoiar a cultura?

Em cenários de desigualdade social, infelizmente tão comuns no nosso país, a falta de maiores investimentos em educação, saúde, esporte e cultura caracterizam grande vulnerabilidade social e terreno fértil para misérias como o desemprego e a violência. Projetos culturais são grandes ferramentas que ajudam a tirar das ruas inúmeras pessoas e trazem uma vida melhor.

Como apoiar projetos Culturais de sua cidade:


- Vá em apresentações de Teatros.
- Compartilhe um evento que você acha interessante, fale sobre ele. Convite amigos.
- Visite feiras pequenas - os pequenos artesãos precisam de sua colaboração para trabalhar.
- Procure saber sobre a Fundação Cultural da sua Cidade e o que ela faz pela Cultura.
- Toda a cidade tem um espaço público de incentivo a cultura, Fundações Culturais, Casas de Cultura. Lugares onde você consegue acesso de informação.
- Faça parte, ou então, crie você algum projeto cultural na sua área. Um grupo de leitura, um evento literário. Vale tudo para ampliar o acesso a cultura e informação!
Procure os agentes culturais da sua cidade. O Governo  tem um Mapa de Cultura que você pode se cadastrar também. http://mapas.cultura.gov.br e você como Influenciador literário pode fazer seu cadastro no SNIIC gratuitamente, assim todas as pessoas que procuram algo no meio literário podem entrar em contato com você.
Ele funciona como um currículo cultural. Nele você pode colocar os projetos que faz parte, o que já fez, link das suas redes sociais. É muito legal.
Você não precisa ser uma Empresa para apoiar os projetos da sua cidade. Você pode ajudar eles a se desenvolverem apenas participando deles e também criando seu próprio. Não é legal poder fazer algo e compartilhar com as pessoas?
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Helana O'hara


Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites Artesanato em FeltroMídia Kit

8 comentários :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi Helana, tudo bem ?
    Muito bacana o que você está fazendo, tenho acompanhado no Instagram também. Até porque, acredito que agora se faça ainda mais importante devido ao cenário de pandemia todo este apoio a cultura, mais do que sempre foi.
    Adorei as dicas e vou procurar saber mais.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Legal essa sua iniciativa em falar sobe cultura, é um assunto sobre o qual a maioria não está antenada. Uma ótima oportunidade para desertar muitas mentes que dormem, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helana.
    Parabéns pela iniciativa.
    Infelizmente a Cultura no nosso país está abandonada há tantos anos que as pessoas nem sabem mais o que fazer. O fato de ideologias políticas tentarem sequestrar a cultura dizendo que ela pertence a esse ou a aquele grupo também não ajuda em nada!!
    Precisamos fazer a nossa parte!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Amei o seu post! Acho muito importante pensarmos formas de incentivar a cultura, ainda mais em uma época de pandemia e com um governo que faz tão pouco para ajudar a cultura no país. Infelizmente, minha cidade não tem muitos eventos culturais ou projetos assim, mas sempre que tem algo eu procuro participar ou, no mínimo, divulgar as iniciativas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Helana!
    Esses projetos são maravilhosos se cada um fazer sua parte vamos fazer um Brasil melhor. Com o afastamento de eventos e aglomerações estamos fazendo encontros de leituras via Lives e está sendo interessante usar essa tecnologia, faço parte de duas e estou adorando. Parabéns por seu post e por seu incentivo, gostaria que mais pessoas fizessem parte desses projetos, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana essa postagem sobre a cultura, pena que poucas pessoas dão valor, se soubessem o quão ela é enriquecedora e importante para a vida do ser humano, jamais a deixaria de lado.

    ResponderExcluir
  8. Oiiie Helana!!!
    Muito bacana essa postagens, aqui onde moro tem varias coisas culturais, tem casa de cultura onde tem varias atividades, nas igrejas sempre fazer coisas de artesanato e coisas do tipo. Mas triste saber que atinge poucas pessoas. É tão enriquecedor né?

    Bjos
    https://quemevcbrubs.blogspot.com/

    ResponderExcluir