{Vídeo}: Vamos falar de A Mística Feminina, Betty Friedan

16 maio 2020




Hey pessú tudo bem?
Hoje trouxe para vocês um vídeo nem especial do livro A Mística Feminina da Beth Friedan. Beth Friedan para quem não sabe foi uma ativista feminista da década de 60, lutou pelos direitos das mulheres e escreveu um dos livros feminista mais importantes da história.

A mística feminina, Betty Friedan

O clássico que fundou a segunda onda do feminismo retorna em edição comemorativa, com textos inéditos A mística feminina investiga como foi construída e mantida a norma social que defina mulher a partir de uma existência frívola, consumista, devotada ao lar, ao marido e aos filhos, à qual estaria fadada. Publicado originalmente em 1963 nos Estados Unidos e em 1971 no Brasil, o livro retorna às livrarias em sua edição comemorativa de 50 anos, com textos inéditos da autora, Betty Friedan.Nesta obra pioneira, a partir de entrevistas, questionários e vasta bibliografia, Friedan identificou um sintoma social que denominou “problema sem nome”. Um vazio existencial que afetava mulheres heterossexuais brancas estadunidenses, moradoras de subúrbios de classe média, que não podia ser suprido por um casamento perfeito, pelo alto padrão de vida ou por filhos e que elevou os índices de alcoolismo e transtornos mentais nos Estados Unidos após a Segunda Guerra. Manipuladas pela sociedade de consumo, essas mulheres deixaram o ideal de comportamento libertário das sufragistas, em voga até os anos 1930, e passaram a incorporar um imaginário sobre o “feminino” projetado por homens brancos que haviam voltado da guerra fantasiando padrões de gênero sexistas. Aos homens, os provedores, era destinada a descoberta de mundos concretos e intelectuais. Às mulheres, as cuidadoras – mães e esposas donas de casa –, a interioridade oca do lar. Criticado por algumas pessoas e louvado por outras, A mística feminina é um livro essencial para compreender a história de opressão e libertação das mulheres, porque revela os mecanismos de controle de gênero, afirmando o que nem sempre é óbvio em uma sociedade machista: as mulheres são seres humanos complexos, cada uma com desejos particulares, e capazes de gerir sozinhas a própria vida.
ISBN-10: 8501117587
Ano: 2020 / Páginas: 560
Idioma: português
Editora: Rosa dos Tempos

O livro, com pouco mais de 560 páginas trás uma reflexão abrangente, inteligente e digna de debates.
Betty fala sobre o conceito de ser uma mulher americana. Ela começa os relatos falando da indústria de publicidade que já na década de 40 mostrava que as mulheres tinham que casar, ter filhos e viver para o marido.
E essa seria a vida perfeita sempre.
Autora diz que começou a se questionar sobre isso. E o resto? E o que as mulheres querem? Os desejos? Suas ambições? Os questionamentos de Betty  era grandes e cada vez que ela lia, ou observava algo que falava das mulheres brotava várias perguntas.

Pelo fato da própria autora achar que as mulheres são mais do que bonequinhas para ficar em casa, ela correu atrás e quis saber delas mesmas o que elas queriam para suas vidas.
Mística Feminina trás um estudo muito grande sobre o que é mulher, qual o papel delas na sociedade, porque mudar é importante.
Apesar do livro se tratar de um período especifico americano, que foi uma pós guerra. Os EUA que viu suas mulheres ajudando na guerra queria agora que elas voltassem para seus lares e ali permanecesse, pois ali era seu lugar. E foi usado de tudo para convence-las disso.

Mas a vida muda. Betty foi as ruas, Universidades, Escolas, entrevistou mulheres, nas quais relataram seus sentimentos, algumas tinham vergonha de mostrar seus desejos.
Um livro impressionante. Vale a leitura por si só, dispensa qualquer comentário.



9 comentários :

  1. Olá, tudo bem? Caramba, não conhecia esse livro ainda, mas parece ser uma leitura bem interessante e importante. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Helana, eu não conhecia o livro, acredita? Com uma temática tão incrivel, importante e atual, to me sentindo mal por não conhecer ele. Gostei muito de ler o que disse aqui e conhecer mais a fundo atraves do vídeo.

    Vou procurar a obra ainda hoje!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? É sempre curioso pela minha parte ver o quanto o feminismo é buscado. Desde a década de 60 condiz bastante tempo né?! Não conhecia o livro, nem a ativista, mas fiquei super curiosa em refletir sobre ela e o assunto. Dica super anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não conhecia o livro e fiquei curiosíssima pra fazer a leitura porque sei que vai agregar muito. Este é um livro que precisa ser mais divulgado né? Valeu demais pela dica!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e nem a autora. Confesso que não é muito meu estilo de leitura, porque não curto muito não ficção. Porém, fiquei curiosa pela temática. Eu tenho interesse em ler mais sobre feminismo e sobre como a mulher é vista na sociedade. Além disso, achei bem interessante o período histórico em que o livro se passa.
    Amei conhecer a obra e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Helana!
    Interessante esse livro, sempre bom saber da história do femininismo para conhecermos melhor a causa. Eu digo isso porque tem muita gente que ainda acha que feminismo é mimimi, elas precisam saber pelo que lutamos.
    Gostei muito da sua indicação, me admira que seja tão pouco conhecida.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Oi Helana, tudo bem?
    Eu não sabia desse livro e automaticamente me sinto uma pecadora literária feminista por isso. Parece ser uma excelente leitura e sem dúvida preciso dela para ontem, ainda mais que minha postagem de sexta-feira fala justamente sobre feminismo, mas eu ainda tenho de escrever o texto.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gosto demais de obras que nos faz gerar um bom debate. Essa obra me agradaria muito na leitura, fiquei curioso em poder ler. Anotei o nome para poder ler em uma oportunidade breve.

    ResponderExcluir
  9. Oiiie sempre trazendo ótimos livros, não conhecia e sempre bom ler sobre feminismo e entender e conhecer muito mais né. Vou anotar e futuramente ler.

    bjs
    https://quemevcbrubs.blogspot.com/

    ResponderExcluir