Crônicas e Desabafos: Luta LGBTQ+

28 junho 2020


Sempre achei importante falar sobre diversidade no blog.
E nunca deixo passar a data LGBTQ+ em branco não.
Temos que falar sim, temos que mostrar para as pessoas que ser diferente não tem nada demais e é lindo.


Essa semana aconteceu uma coisa muito triste e chocante para mim. Uma pessoa que conheço foi demitida porque a empresa descobriu que ela é lésbica. Aquilo além de me chocar me trouxe uma revolta muito grande. A empresa ainda mandou ela para casa trocar de roupas. Sabemos que existe muitos lugares formais que sua apresentação visual conta, mas posso garantir para vocês que ela não usava roupa estranha e tão pouco fora do “normal” se é que vocês me entendem.
Isso ai é apenas um exemplo de como o público LGBTQ+ sofre preconceito. Seja com sua vestimenta ou orientação sexual – taxados sempre a serem pessoas que não prestam para tal serviço.



Dia 28 de junho é o Dia Mundial do Orgulho LGBT. A data celebra a luta por respeito e direitos iguais. Desde 2019, a LGBTfobia é comparada a um crime de racismo no Brasil, podendo levar à prisão. Mas mesmo com as conquistas dos últimos anos, essa população ainda enfrenta o preconceito e até mesmo a violência.

A homofobia doentia e instalada em nossa sociedade parece cada vez pior. Talvez pelo fato de termos uma mídia muito mais próxima, as noticias chegam mais rápidos e não se calam com tanta frequência. E sim, temos que falar sobre o assunto sem ser tabu!
Não existe problema em você ser mulher e gostar de mulher, Não tem problema em você ser homem e gostar de homem. Não tem problema você não se identificar em saber quem você é. Não tem problema em você não gostar de sexo. O problema é a sociedade que não aceita que os tempos mudam.


O dia 28 de Junho é um dia para reflexão. Você pensar se já foi preconceituoso com alguém. O dia de você sentar e refletir em defender aquele seu amigo que já sofreu muito. Em fazer algo por você, e por todos que já se machucaram ou morreram por essa causa.

Vou deixar para vocês a indicação de Milk A Voz da Igualdade. O filme baseado em fatos reais conta a história de Harvey Milk, que foi o primeiro homossexual declarado a ser eleito para um cargo público na Califórnia, como membro da Câmara de Supervisores de São Francisco. Milk morreu em 10 de Novembro de 1978 assassinado por Dan White um rival seu da Política.
Seu legado é lembrado até hoje e o filme inclusive concorreu a 8  Oscars e vendeu de melhor ator para Sean Penn e melhor roteiro original.


Mas não é apenas do filme que vamos falar. Vou indicar a vocês 4 livros importantes com o tema LGBT.

O Garoto Quase Atropelado: livro que além de ter a temática, também trata de depressão na adolescência, vale a leitura.
Feitos de Sol: um livro lindo que acompanha a caminha de um personagem que volta a sua cidade e as suas memórias de quanto era mais jovem.
A Matemática do amor:  leitura que todos deveriam fazer para entender que amar alguém do mesmo sexo é normal, ele conta a história de dois meninos que são melhores amigos desde pequenos e quando um deles está de malas prontas para ir embora, eles descobrem que são apaixonados um pelo outro.
Rumo ao Sul: um livro que trás uma reflexão sobre igreja e homossexualidade. Com certeza um dos livros mais importantes para ler e aprender a amar o próximo.



-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Helana O'hara


Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites Artesanato em FeltroMídia Kit

7 comentários :

  1. Olá, tudo bem? Esse é um assunto que deve ser abordado e falado mesmo, então adorei a tua postagem, principalmente as dicas de livros! ;)

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem ?
    Como assim a empresa mandou ela embora e ainda fez ela ir trocar de roupa ? Que absurdo. Não consigo pensar como ela se sentiu. Quer dizer, consigo sim, mas em proporções menores. Eu sou hétero, mas uma gestora idiota que tive me mandou trocar de roupa uma vez, pois minha blusa não cobria o meu quadril, abusos e absurdos da vida.
    Espero que sua amiga possa tomar as medidas cabíveis quanto a isso, NADA vai reparar a humilhação e dor dela, mas vai fazer com que outras pessoas não passem por isso.
    Ótima postagem.
    Espero que ela fique bem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal seu post. A luta dos LGBTQI+ é uma luta muito sofrida. Injusta em sua maioria. Já tinha visto o doc e os livros eu vou anotar para leitura futura!
    Espero que dias melhores cheguem logo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Adorei as indicações que trouxe! Realmente é uma data importante para ser lembrada por todas as lutas e tudo que já conseguiu conquistar, e que com certeza tem vários meios de artes em que podemos conhecer mais sobre. Já anotei todos os títulos e o filme!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Helana!
    Ainda vivemos num país preconceituoso, apesar de muitas pessoas falarem que não são, esse caso de sua conhecida é uma delas, que é triste de ver e saber. Quem sabe um dia a sociedade mude e ver como todos os seres humanos são iguais e merecem respeito. Parabéns pelo post, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Parabéns pela postagem, é um absurdo como hj em dia as pessoas mesmo tendo acesso a informação fazem coisas como a que essa empresa fez. O filme indicado é mto bom
    bjo

    ResponderExcluir
  7. O post ficou lindo com as cores da bandeira, genial!!! O filme que você indicou é excelente e dos livros, eu tenho muita curiosidade pra ler Rumo ao Sol. Amei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir