Séries Virtuais.

16 março 2010


Você sabe o que são séries virtuais?
Ainda tem gente que acha que isso é uma série noticiada pela internet e que acha bizarro quando vê duas atrizes em séries distintas.
Quem faz parte desse Mundo de séries virtuais sabe que é pequeno
(e sim que vamos dominar o mundo) e que o buraco com a coisa é bem mais embaixo.
Ninguém sabe exatamente como isso começou, mais creio que veio dos fan-fics
(histórias modificadas tiradas de filmes ou séries reais). E foi ai que o pessoal queriam criar algo mais próprio uma produção mais bacana. Elas tem basicamente tudo aquilo que uma série de tv tem: Trilha sonora, vídeo de abertura, promocionais, roteiros, temporadas e atores.
A cada sacada é que você não assiste e sim lê o roteiro, deixando assim a imaginação ir além.
Estranho para uns, diversão para outros. A galera interessada no assunto soma mais de 700 pessoas, a maioria, autores, fato. Todos vinculados a uma comunidade no orkut:
ßETA - Séries Virtuais
.....

Algumas séries usam o roteiro na ponta da língua.
O que seria isso?
Um roteiro sem muitas adaptações. São aqueles usados em televisão mesmo, apenas com a posição da câmera se o ator está ou não com raiva, chorando etc. E se bobear sem descrição de imagem.
E tem aqueles adaptados mesmo – que no meu ver é a maioria. São detalhados, descrevem com mais atenção a emoção, os lugares...
Usar atores, é um modo de deixar a série mais atrativa.
(Ai ta a parada da criatividade). Até hoje ninguém ganha dinheiro com isso, mais rola do cara ganhar fama.

Além das séries existe também as novelas virtuais, ou webnovelas. A ideia delas é a mesma das séries. A diferença é que normalmente uma novela não passa dos 50 capitulos, tudo para não enjoar o leitor.

Ufa. E não para por ai. Além das séries e novelas, exites os programas virtuais. Jornais, talk-shows. Os famosos Retina Viva (que deixou de ir ao ar), o Blog da Zih que vive cheio de fofocas do mundo virtual. No Limbo.

E tem mais. Pra deixar tudo mais organizado e bonito, apareceu as Emissoras virtuais. Ne precisa dizer, mais...Funcionam como a televisão mesmo. Uma vez os horários eram rigorosos, mais os donos perceberam que não dava muito certo, então ao invez de horários, as séries, novelas, programas tem dia próprio para passar...Só que horário..Não.

Uma das pioneiras é a antiga TVSN, a mais rígida de todas, sua programação nunca mais foi atualizada. Ela exibide séries super clássicas e que são escritas com o roteiro a fio.
Tem também a Wn! B que vive mundando de domínio e de cara.Porém tem boas séries.
E claro não poderia faltar a mais popular e simpática de todas e duratoura..
WebTV, creio eu que é a mais democrática. Exibe novelas, séries, programas e tem de peso contanto com a emissora.

Algumas séries que fazem sucesso
.

Freak Out – Foi uma série muito premiada entre esse Mundinho (sim minha gente, existe até premiação para as séries que se destacaram...Err, tipo Oscar sacas?)
Eu particularmente não curto muito a série.Porque a ideia não é criativa – Trata-se de um grupo de jovens que está alcançando a idade adulta. Porém ela é bem escrita.

Raíza – O futuro Lhe pertence. – Se não é a série mais respeitada, não digo nada. Escrito com o roteiro a fio, tem uma ideia bem original (a moça tem visões) e maior parte do elenco é nacional.

Daddy’s Girl
– O Autor da série se baseou no livro “As filhinhas do Papai” de Tasmina Perry. Confesso que a 1° temporada é bem atrativa.

Bingleys – Nunca foi premiada. E não tem vinculo nenhum com a comunidade de séries virtuais. Conta a história de Emilie que segue o seu coração e vai atrás do verdadeiro amor dela. Todos os personagens são problemáticos e cheios de segredos.

Espero que tenham curtindo a dica.

Um pouco do texto foi retirado da revista CTV

Nenhum comentário :

Postar um comentário