Souvenir.

01 março 2011

Lembram quando disse que comprei um livro por R$ 10,00 na FNAC no Barra Shopping, no Rio de Janeiro? Pois é, acabei de ler ele no Domingo.

E não achei muita coisa sobre Therese Fowler na internet para falar sobre ela há vocês. O que posso dizer é que Souvenir foi o primeiro Romance/Drama de Therese - eu espero muito que ela escrevaa outras obras maravilhosas como essa que li. Tem pessoas que já nascem com o talento da escrita, não adianta, isso já é mostrado no 1° livro, uma boa impressão nos deixam maaravilhados esperando para o próximo livro.
Mas vamos a ele?


Título: Souvenir.
Título Original: Souvenir - A love Story (Uma história de Amor)
Autor: Therese Fowler.
Ano: 2009.
Um pequeno resumo sobre a história.
"Meg e Carson se conhecem deste pequenos, seus pais, vizinhos de fazendas, fizeram com que crescessem juntos. Foram primeiro e único amor. Mas as dívidas do pai de Meg, fazem com que ela tome a decisão mais difícil de sua vida - casar com um homem rico para poder livrar a dívida do pai.
16 anos depois, ela está presa a um casamento rotineiro, divide seus dias entre os cuidados com o pai viúvo e com a filha adolescente, cujo violento despertar da sexualidade inspira preocupações.
Astro do rock, depois de muitos anos Carson McKay volta à cidade natal para cuidar de seu casamento com uma mulher mais jovem.
Agora, Carson está de volta e a ponto de dar um significativo passo na vida. É justamente quando Meg faz uma descoberta que irá perturbar o equilíbrio de todos à sua volta. E a lembrança do primeiro amor poderá se tornar realidade uma última vez."


....

O livro é cheio de lindas frases - principalmente na divição da história, John Lennon e Ernest Dowson, só para citar alguns.
A história é surpreendente. Triste
(já na primeira parte do livro, o leitor se dá conta do que vai acontecer.).
Mostra as escolhas que se apresentam em nossa vida, as oportunidades que abraçamos e as que desperdiçamos, o arrependimento e como a única coisa que resta, depois da decisão tomada, é levantar a cabeça e seguir em frente.

Foi o que Meg e Carson fizeram depois da decisão dela de se casar com Bryan - dono do Banco de onde o pai dela tinha dívida.
Meg se dedicou ao marido e a filha e à Escola de Medicina. Carson transformou sua dor e raiva em músicas e se tornou um rock star famoso e rico. Ambos bem sucedidos em suas carreiras, mas com a alma vazia.
Eu particularmente achei ambos frios, não sei se iria conseguir viver assim seguir minha vida sabendo que deixei meu grande amor para trás.
Eles vivem, trabalham, amam, se dedicam a família, fazem o que gostam, mas sempre o fantasma do passada perturba ambos, fazendo que algo na vida deles esteja vazio.
Therese Fowler conseguiu transmistir isso muito bem para o leitor. Sem ficar frio demais.

Eu amei Meg (me vi até nela em certos aspectos), Savannah filha dela é uma adolescente cuja as descobertas a colocam em problemas complicados. Therese escreveu Savannah muito bem, mostrando todas as dúvidas, vontades e rebeldias delas no auge dos 16 anos. Eu já fui adolescente e sei como é isso.

Souvenir trás questões dolorosas que evitamos pensar.Mostra que viver sem saber, sem se analisar a fundo, sem remexer no passado é mais fácil e menos perturbador, mas não o ideal.
Ele me fez pensar muito em vários aspectos, no que deixem de fazer por medo, ou pensar. E como certas coisas mudariam minha vida.

Ele é surpreendente, lindo, triste e interessante. Therese Fowler pode ser desconhecida, mas seu livro é brilhante.

4 comentários :

  1. oi td bem eu queria um resumo bem elaborado sobre o livro pq eu comecei a ler e não tive vontade de terminar,então será que vc pode postar aki no blog esse resumo por favor...
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Que pena que não conseguiu ler o livro todo. Bom deixei um comentário para você.
    Mas pode deixar vou fazer um resumo bacana e te aviso ok?

    ResponderExcluir
  3. ahh tudo bem eu vi os comentarios..vo ficar esperando..

    ResponderExcluir
  4. Oi Nathalia, quando ficar pronto te aviso

    ResponderExcluir