Comprometida - Elizabeth Gilbert

27 junho 2011

Oi meus amores.
Tudo bem?
Meu final de semana fofo passou infelizmente, agora só coisas boas e lindas na lembrança minha gente.
Bom demais receber visitas em casa e melhor ainda quando a visita em questão é uma pessoa maraavilhosa, certo? Certissímo. Essa semana creio que ficarei chorando, afinal de contas faz falta - e como faz!!!
Espero que muito em breve eu veja meu querido @Fi_Gab novamente.
Um beijão pra ele do tamanho do Mundo!

Vamos ao que interessa?
Já comentei aqui no blog a minha decepção com "Comprometida" e já comentei também que deveria ter começado por "Comer, Rezar e Amar" mas devido a um problema técnico [:p] não rolou. Mas não tem necessidade de começar pelo 1° livro, quando você já sabe meio que a história, claro.

Comprometida, uma história de amor.

Sinopse:

A história de Comprometida começa 18 meses depois do fim do livro anterior, crônica sobre o ano em que a autora enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado até que se livrou de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo, sozinha. Nos últimos capítulos de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert conhece o brasileiro Felipe. Naturalizado australiano e divorciado, ele vivia na Indonésia quando conheceu Liz, 17 anos mais nova - é ele o "coroa" da dedicatória do novo livro escrita em português até na edição de língua inglesa. "Perto do fim da viagem, encontrei Felipe, que havia anos morava sozinho e tranquilo em Bali. O que veio em seguida foi atração, depois uma lenta corte e, finalmente, para nosso espanto mútuo, amor".

 
Decepcionei-me um pouco com ele! Pensei que Elizabeth iria contar como ela e Felipe chegaram ao casamento. E bem... Não aconteceu exatamente isso. O tempo todo o livro parece mais uma aula de como os demais povos pelo Mundo a fora se casam, como são as festas e seus costumes. Chega até ser meio cansativo.
Interessante? Sim, saber como é o matrimônio de outros povos sempre será curioso, mas não em um livro onde no meu ver, deveria ser tratado outro casamento. Se você é solteira e não tem pretenção de casar, acho que nem vale a pena lê-lo. Agora se você é uma dessas loucas por casamento, pode sim ser um prato cheio.

 

Comprometida - o segundo livro de Elizabeth Gilbert sobre sua história de auto-conhecimento - trata-se de um ensaio sobre casamento. (Sim ele é um ensaio sobre vários tipos de casamentos).
Tanto Liz como Felipe sofreram separações dolorosas (imagino que qualquer separação não é fácil) e prometeram nunca mais se casar.
Mas por ironia do destino, uma coisa muda nessa vida deles.
Felipe viaja muito por conta do seu visto, ele não pode ficar muito tempo em um lugar, então acaba ficando três meses com Liz e passa cerca de 15 dias fora do País para ganhar um novo visto.
E num belo dia o governo dos Estados Unidos estabeleceu a ambos que caso não legalizassem sua relação, Felipe não poderia mais entrar nos EUA, onde ambos haviam planejado estabelecer residência permanente, sendo profissionalmente interessante e necessário aos dois!

Apartir desse momento, Liz começa a nos contas várias histórias de casamentos, povos diferentes, rotinas diferentes
Vocês sabiam que a 1° noiva a entrar de branco em uma igreja foi Rainha Vitória? Eu já sabia disso, Rainha Vitória é um ícone, mais muita gente não sabe disso.
Algumas curiosidades como estas fazem o livro ficar interessante.

Posso adiantar para todos que Liz e Felipe terminam bem e felizes moram en New Jersey.

A lição que nos trás é a seguinte: Buscar a palavra que lhe define melhor, aquela que qualquer pessoa que a veja saberá o motivo.

Um comentário :

  1. Yohanna Elizabeth06 março, 2012

    Confesso que livro desse gênero não me atraem. Mas o "Comer Rezar Amar" da Elizabeth (minha xará, rs) é muito bom!

    :D

    ResponderExcluir