Panorama - Elis& Tom {1974}

31 outubro 2011

Por Michael (@MichaelBaleeiro/ Estante de Cima)


Hoje resolvi falar sobre uma coisa diferente. Principalmente no meio de jovens, é muito difícil achar alguém que goste de MPB e de grandes clássicos da nossa música. Então eu pergunto, Por quê? Por que dar prioridade em cantores como Lady Gaga enquanto o Brasil é cheio de ótimos cantores, que são tão bons quanto? Eu, particularmente, comecei a prestar mais atenção em tais artistas há pouco tempo. Gostaria muito de ter conhecido o trabalho deles antes. Então por isso, esse post tem total objetivo de mostrar a minha opinião, é claro, mas também tentar despertar o interesse de pessoas por esse gênero tão rico que está ao nosso redor. Para começar escolhi esse CD que tive o prazer de escutar a algumas semanas atrás.

Elis e Tom é um álbum, em que a dupla Elis Regina e Tom Jobim e juntam para gravar o que foi um dos melhores e mais importantes álbuns da MPB. Elis Regina é uma cantora totalmente incrível. Sua voz, sua interpretação, tudo. Tudo é maravilhosamente perfeito. Tom Jobim também não fica muito de fora. Além de ser um grande compositor, ele foi simplesmente foi um dos melhores músicos do mundo. Juntos, o CD ficou completamente extraordinário.

O CD abre com provavelmente a mais conhecida música deles, Águas de Março, um dueto entre Elis e Tom. Nas próximas músicas geralmente ela apenas canta as composições dele enquanto ele toca. Entre as músicas mais conhecidas, logo na terceira faixa temos Só tinha de ser com você, música que foi regravada já por muitos outros cantores. Modilha segue um arranjo no piano e violino. A letra melancólica de Tom Jobim acerta perfeitamente com a voz da Elis. Triste vem acompanhando com um arranjo mais engajado, com o violão e o continuo piano que segue por quase todo o disco. Em seguida vem Corcovado, grande clássico na voz de Tom Jobim. Muito diferente a interpretação da Elis, mas tão boa quanto à do Tom. O que tinha de ser vem com um arranjo inicial de piano e voz que se estende por toda a canção.

Agora vem a minha música favorita, escrita por Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Chico Buarque. A interpretação de Elis Regina em Retrato em Branco e Preto nós faz sentir cada emoção de cada palavra escrita nessa canção. A música é sensacional. Simplesmente incrível. Deveria ser feito um post apenas sobre essa música. Uma versão muito diferente foi feita pela Ana Carolina, apresentada ao vivo em alguns shows. Ana pega uma guitarra e sozinha da uma cara totalmente diferente para a música. Em 2006, em um especial da TV Cultura, foi transmitido um show da

Sandy com o grande pianista Marcelo Bratke. Esse show foi apresentado no auditório do Ibirapuera, onde a Sandy mostrou Retrato em Branco e Preto em sua voz suave e doce. As duas interpretações citadas a cima foram boas, cada uma interpretada de maneiras diferentes, mas desculpe, a Elis Regina é insuperável.

O CD fecha com Inútil Paisagem. Depois de Retrato em Preto e Branco, essa é a melhor música do álbum, finalizado de forma incrível. Tom Jobim e Elis Regina foram um dos melhores representantes da música brasileira e o CD vale muito a pena para quem ainda não ouviu. Recomendo muito. Para as pessoas que não gostam muito, dêem uma chance. Vamos dar um pouco de atenção ao que as músicas dizem em vez de ter um gosto formado por uma batida clichê. Música é mais do que diversão. Música é uma forma de expressão, música é sentimento, e se você tiver um mínimo dele dentro de você, será impossível não se apaixonar completamente por esse álbum.

Águas de Março
[youtube=www.youtube.com/watch?v=srfP2JlH6ls]


Retrato em Branco e Preto
[youtube=www.youtube.com/watch?v=xXfgbzynYDw]


Inútil Paisagem
[youtube=www.youtube.com/watch?v=_GE6mm_drNU]

Nenhum comentário :

Postar um comentário