Resenha - O Zahir {Paulo Coelho}

06 outubro 2011

Essa resenha eu já tenho ela a um certo tempo e nunca postei para vocês, não me pergunte porque - não sei responder, fui deixando e deixando.
Hoje arrumando pastas do Blog achei ela e outras que nunca postei perdidas por lá. talvez seja a hora de mostrar-la!

O Zahir foi o último livro que li de Paulo Coelho e confesso para vocês que foi difícil. Eu era uma grande fã dele e até então tentei comprar todos seus livros, mas parei nesse, depois que me dei conta de tantas outras coisas boas que o Mundo da Literatura nos dá.
Vamos a ele?


O Zahir - Paulo Coelho.


Sinopse:
Segundo a tradição islâmica, o Zahir é algo ou alguém que acaba por dominar completamente o pensamento, sem que se possa esquecê-lo em momento algum. Para o narrador do novo romance de Paulo Coelho, o Zahir é sua esposa, Esther, com quem é casado há mais de dez anos. Tudo parecia ir bem entre ele, até o dia em que ela desaparece sem deixar vestígios. A polícia cogita hipóteses de seqüestro, assassinato e envolvimento com terroristas - ela foi correspondente de guerra no Oriente Médio - sem chegar a uma conclusão. Mas ele, o marido, sabe a resposta: ela simplesmente o abandonara sem se despedir, sem dizer para onde ia nem por que fazia isso. Esther saiu de sua vida e terminou ocupando sua mente pois, diante de tantas perguntas sem respostas, para ele se tornou impossível parar de pensar nela. Por que ela desistiu? Onde ela está agora? As interrogações não o deixam em paz e acabam por guiá-lo em uma viagem em busca da esposa desaparecida e de si mesmo.(....)
Em O Zahir, é Esther que incentiva o narrador a lutar pelo sonho de se tornar escritor. É ela que o convence a percorrer o Caminho de Santiago e o inspira a escrever seu primeiro livro. Ela é descrita como uma grande companheira, com sabedoria e paciência para superar as crises conjugais. Ela também parece conhecê-lo melhor que ninguém. Depois que desaparece, Esther obriga o marido a fazer uma nova peregrinação: ele precisa descobrir o que deu errado no casamento, onde ela está e por que ela desapareceu. Todas as respostas vêm à tona, mas não sem sofrimento. E ele ainda tem que contar com a ajuda de Mikhail, o jovem de vinte e poucos anos que saía com sua mulher antes de ela ir embora. (Mais aqui)

Edição: 1
Editora: Planeta do Brasil
ISBN: 9788576651949
Ano: 2005
Páginas: 330

_______________________________________

Nosso narrador é um grande escritor de sucesso que desfruta de todos os privilégios que a fama e o dinheiro lhe trazem. Sua esposa, Esther é uma correspondente de guerra,que apesar do sucesso de sua carreira e tudo que a roda, está em uma crise existencial - fazendo com que ela desapareça, sem deixar muitos vestígios, com Mikhail, um homem misterioso que não sabemos se é seu amigo ou amante e as perguntas ficam no ar, será que foi raptada, assassinada ou simplesmente deixou um casamento que já não a satisfazia?

Mikhail, encontra o marido de Esther prometendo então, leva-lo ao seu encontro. A viagem que nos segue mostra todo glamour de Paris até o Cazaquistão, terra natal de Mikhail, marcada por  muita pobreza, uma guerra civil inacabável, mais também de uma grande riqueza espiritual.
É aí que marido de Esther se descobre, e começa a pensar mais nas coisas que o cerca e a compreender a si próprio.

No desenrolar da história muito sutilmente o livro nos faz embarcar em outras histórias, revelando ensinamentos antigos que retornam à vida, ou que nunca saíram dela, apenas se abrigaram em alguns poucos que persistiram ao longo dos séculos em carregá-la consigo e passá-las aos que conseguem ouvir.

impossível não perceber as referências biográficas de Paulo Coelho nesse livro (tão forte quanto Diário de um Mago), é uma história sutil com muita reflexão, cuidada acerca do verdadeiro preço dos compromissos que assumimos na vida.

Diário de Um Mago, As Valkirias, Brida, O Zahir são breves reflexões da sua vida, você pode até discordar disso, mais não pode fechar os olhos para algo que está tão na cara.
Pergunto-em se é difícil escrever um livro sobre si mesmo. Para aqueles que lêem, parece que até é fácil, mas fico pensando na bagagem vivida por ele e na emocional que esse homem não tem, certamente tão grande quanto seus livros de sucesso.

O Zahir não foi um livro que me surpreendeu, já reli ele outras duas vezes e não é um tipo de livro que aconselho meus amigos a lerem. Tenho o costume de dizer que Paulo Coelho - não serve para todos.O livro traz mensagens muito interessantes sobre o amor e a vida, mas, sinceramente, não me instigou muito à sua leitura.
Você precisa ter um "paladar literário" muito aguçado e por ora diferente para gostar de seus livros. Não são todos que gostam dele, não mesmo.

Mas se você aí já leu O Zahir divida comigo sua experiência, vou gostar de saber o que achou do livro.

Um super beijo.

4 comentários :

  1. Li O Zahir e também não gostei muito do livro. Como você mesma disse, tem que ter um paladar aguçado para gostar das obras do escritor!
    Não é das melhores não fica no rau das piores.

    ResponderExcluir
  2. Você disse tudo, não é o melhor, e nem o pior livro

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo esse livro. E gostei muito de ver a resenha dele por aqui. Onze minutos e Brida são meus preferidos. Paulo Coelho deixou de escrever bons livros a muito tempo

    ResponderExcluir
  4. O Zahir é um bom livro. Paulo Coelho escreve sempre a mesma coisa.
    Como você disse "Diário de Um Mago, As Valkirias, Brida, O Zahir são breves reflexões da sua vida, você pode até discordar disso, mais não pode fechar os olhos para algo que está tão na cara. "
    São todos reflexões da vida do autor! Gosto dele pq sempre nos dá lições de vida de alguma maneira.
    Vou aguardar a próxima resenha, até mais.

    ResponderExcluir