Crônicas&Desabafos: Li. Não gostei!

30 julho 2012


Oi amores tudo bem?
Aviso antes do texto: Amanhã seria o dia que iria postar o os livros lidos no mês de Julho e os ganhadores dos prêmios surpresas do Blog! Porém como estarei o dia todo fora, não será possível, vai ficar para quarta!


Alguns dias atrás li resenhas de diversos blogs – não vou citar nenhum aqui, pois seria injusto da minha parte. Escrever ou não resenhas de livros que não gostou? Joguei a pergunta no Facebook e no twitter, recebi bastante inbox e e-mails sobre o assunto.
Quero agradecer a todos que colocaram sua opinião e devo dizer que respeito muito aqueles que a fizeram.

Escrever ou não resenhas de livros que não gostou?
Bem... Não escrevo! Não sei escrever uma resenha de um livro que não gostei, sem alterar os (DEMAIS!!!) pontos negativos dele.. E bem... Não acho justo.
Durante esses dias li vários, vários blogs, puxei no Google até, li resenha em jornal e algumas que me chamaram atenção, cheguei a conclusão que a grande maioria dos blogueiros não sabe escrever uma resenha negativa.

- Helana você está se achando né?
Não, não estou eu mesma não sei escrever uma resenha negativa e muitas vezes, acho que as minhas ficam uma grande porcaria.
Há um tempo no blog, tinha falado que temos que cuidar muito com nossa opinião. Blogueiro, sendo literário, de moda, filmes é um formador de opinião muito importante. Em sua grande maioria, nossos leitores vão ler aquilo que escrevemos e vai atrás, ou não daquilo que falamos.
Se não gostarmos de algo, isso conta muito gente!
Já passou pela cabeça de vocês que aquele livro que não curtiu, escreveu que não gostou, algum leitor pode gostar? E muitas vezes, muitos não procuram saber se é bom ou ruim porque alguém escreveu que não é legal?
Pois é gente, isso acontece muito. Seja em blog, televisão, jornal, uma critica em um site qualquer. Apesar de todos terem sua própria opinião, o que falamos conta muito e todos já foram atrás de opinião alheia.

Vamos alguns pontos nos quais não escrevo sobre livros que não gostei.
- A maioria eu ganho. Aquele autor tem toda uma atenção especial comigo, mande e-mail pede para ler. Autografa o livro. Prefiro mandar um e-mail ao autor em questão falando minha opinião caso não tenha gostado. E isso já aconteceu.
- Ganho muitos livros das Editoras. E sei que muitos também. Acho que é até uma questão de educação, você não falar mal do trabalho de alguém que sinceramente é um material caro.
- E o mais importante de todos. A literatura no Brasil tem crescido muito com ajuda dos blogs e a facilidade que as próprias Editoras tem dado. Tem livros para todos os gostos, idades, tipos de pessoas.
Pra quê expor uma opinião negativa se... Não sei fazê-la, e se sei que alguém iria gostar do livro?

Pois bem. Sei que esse texto vai gerar mil discussões, principalmente daquelas como “não vejo problema em escrever resenhas de livros que não gostei”. Ok! Mas pense um pouco naqueles que vão ler. E leia com atenção os comentários que recebe. Certamente eu, você, e todos vão pensar duas vezes e escrevê-la com mais cuidado!

É isso galera. Beijinhos no coração de todos e obrigado pelo carinho.

10 comentários :

  1. Eu entendo. Não sei se escrevo ou não sobre isso, vai depender do livro e do meu estado de espírito tb. Mas acho perfeitamente compreensível não escrever sobre o q não gostou. E tb considero uma forma de respeito pq por mais q vc respeite a obra, se não gostou, a tendência é criticar mesmo. Mesmo q a intenção não seja essa.

    ResponderExcluir
  2. Rayme Arenhart Datsch30 julho, 2012

    realmente, as vezes vejo resenhas negativas e é estranho.
    por exemplo, estou lendo agora Garotas de Vidro que foi um grande bafáfá nos blogs. Vi milhares de resenhas negativas sobre este, mas como você mesmo falou: as vezes a gente pode não gostar de um livro e outra pessoa pode gostar. Como ganhei o livro, estou lendo... e assim tirarei minhas próprias conclusões.
    As vezes vejo resenha tão negativa de um livro em um blog que acabo até desanimando de ler. Eu acho que as blogueiras devem, sim, expressar sua opinião, gostando ou não de um livro, mas isso pode desanimar muita gente que talvez gostaria do livro após lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Helana Ohara30 julho, 2012

    Pois é, Regiane. O problema é saber realmente escrever uma critica. E muita gente não sabe fazê-la. Tem que cuidar muito.

    ResponderExcluir
  4. Helana Ohara30 julho, 2012

    Gostei muito de Garotas de Vidro. E também li algumas resenhas bem ruins do livro. Ele é pesado então acaba dividindo muito opiniões.
    Cada pessoa sabe o que escreve ou o que quer escreve, só ressalto com o cuidado que devem ter com isso.

    ResponderExcluir
  5. Lana,
    Não gostar, não gostar mesmo, acho que não tem nenhum, até porque, os que não gostei, abandonei a leitura, como por exemplo: A garota que roubava livros (pasme), o Símbolo Perdido e O Mundo mágico de Harry Potter.
    No mais, tenho algumas reserva sobre alguns livros, mas não é geral...
    Mas respeito as opiniões e concordo com vc, acho que eu também não conseguiria postar uma resenha absolutamente negativa, complicado neh?!

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  6. Lana, como você eu também não sei escrever resenhas negativas, por sorte a maioria dos livros que eu pego para ler são livros que eu gosto, e isso facilita na leitura,
    Eu não vejo sentido em pegar um livro, não gostar e fazer uma resenha esculachando o livro, resenha é a sua opinião, certo, mas eu não acho de grande valia você escrever uma resenha falando mal de tudo no livro..
    Enfim, essa história dá pano pra manga e se eu continuar vou fazer um testamento aqui haha

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Helana Ohara30 julho, 2012

    Verdade. Ananda você disse muita coisa em poucas palavras. Não vejo valia em escrever algo de que não gostou. Se o autor do livro em questão for nacional, troca uma ideia particular com ele, aposto que isso seria muito mais proveitoso do que criticar algo, é.

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do post e da sua sinceridade ao escrevê-lo. Pessoalmente, entendo e concordo com vários pontos expostos, mas eu escrevo, sim, sobre livros que não gostei. Com certeza penso bastante e tento tomar o maior cuidado com o que escrevo, seja positivo ou negativo. Nunca tive intenção de desencorajar um leitor a ler determinado livro apenas porque não gostei e não concordo com quem o faça. Mas acho interessante ler opiniões e visões diferentes de um livro, algo como uma forma de "alinhar expectativas", ter uma ideia do que esperar do livro e se o livro bate com meu perfil. Mas sabe, e é curioso isso, nunca deixei de comprar algum livro por ter lido algo "negativo" a respeito dele. Em muitos casos, aliás, ocorre bem o contrário, as críticas me deixam mais curiosa, vai entender heehehhe.

    bjão!!
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Yohanna Elizabeth02 agosto, 2012

    Concordo Lana.
    Isso realmente influencia bastante. Obviamente, não vou deixar de comprar um livro do qual todos me recomendam, para comprar um que estão falando negativamente. E as vezes, seja esse o livro que me agradaria.
    Há muitas resenhas negativas que não são bem elaboradas e, assim, acabam privando muitos leitores daquele livro.

    Ótimo post Lana.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  10. Assim, não concordo muito com NUNCA escreva resenhas sobre livros que você não gostou, acho que é possível sim escrever uma resenha legal sobre um livro que você não foi muito fã, você fala tanto dos pontos positivos quanto dos pontos negativos, explicando porque pensa aquilo. Eu acho que só não escreveria a resenha se não conseguisse achar NENHUM ponto positivo no livro, porque ai, realmente, querendo ou não, não pega muito bem para o livro, e não é bom desmerecer o trabalho alheio. Bem, só minha opinião. :)
    Beijos,
    Laury.

    ResponderExcluir