Resenha: O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares, Ransom Riggs

06 março 2013

Bom dia amores tudo bem?
Tem resenha no blog hoje #todoscomemora.
Esse livro que vou resenhar é o máximo. A última vez que me empolguei tanto assim com uma leitura foi em A Sombra do Vento. Ransom Riggs conseguiu trazer esse sentimento eufórico novamente dentro de mim ♥
Antes da resenha, quero dizer a vocês que “O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares”, não é terror, não suspense, nada muito bizarro que se pode imaginar´só de olhar a capa. É um romance ficção muito, muito criativo.

CAM00218O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Srta. Peregrine - Livro 01 - Ransom Riggs

Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que pareça – ainda podem estar vivas.
Edição: 1
Editora: Leya
ISBN: 9788580442670
Ano: 2012
Páginas: 336
Tradutor: Edmundo Barreiros.

A sinopse é fiel a história do livro (como poucas), Jacob é um jovem que adora seu avô e suas histórias de quando morava em um Orfanato. A histórias do Sr Abe era meio diferentes. Mostrava fotos que crianças que voavam, que seguravam pedras muito pesadas.
E sempre falava a Jacob que no Orfanato viviam crianças peculiares, mas o rapaz nunca se perguntou o porque seu avô saiu de lá e tão pouco se ele era peculiar também.
Até que um dia a loucura do velho senhor veio a tona.
Acreditando que monstros o seguindo, ele morre nos braços de seu neto, que misteriosamente também acha ter visto alguma coisa que matou seu avô e desde então a família de Jacob leva o jovem para o médico.
CAM00219
Jacob quer por todo o custo descobrir o que aconteceu com seu avô e que orfanato era esse. Ele reúne fotos, cartas e com seu pai vai ate a Irlanda em uma ilha onde o Orfanato existia… Afinal de contas Jacob acredita que existe alguém naquela misteriosa casa vivo. E para surpresa dele, quando chega a Ilha descobre que todos do Orfanato morreram na segunda guerra mundial e o que existe é apenas uma velha casa nas montanhas abandonada.
Teimoso e com sede de descoberta, Jacob começa a explorar a casa. Quando então, encontra um baú, curioso ele tenta abrir sem sucesso, até ter a incrível ideia de joga-ló escada baixo. O baú faz um estrago danado no assoalho, uma luz estranha ilumina o local e sem entender o que acontece Jacob aparece no dia 03 de Setembro de 1940…
O menino conhece todos os órfãs que era amigos do seu avô… Incluindo Emma (paixão do avô dele que inclusive começa a ser a paixão de Jacob também, muito fofo) e a Srta Peregrine… Ele também descobre que pode passar por uma coisa chama “fenda do tempo”, ou seja ele pode passar para o presente e o passado cuidadosamente e descobre que realmente todos naquele orfanato tem algo de muito peculiar e correm perigo. Pois seres chamados Acólitos querem mata-lós.
UAU… Não tem como descrever esse livro sem fazer um pequeno resumo do que se encontra em sua história. Ransom nos presenteou com uma história mágica, envolvente e gostosa de ler.
Jacob me lembra muito Daniel Sempere do livro A Sombra do Vento. É um menino curioso, corajoso, que mete a cara e faz as coisas acontecerem, com uma personalidade incrível.
A criatividade do autor em desenvolver uma história passada em dois tempos, unido-as deu tão certo que o leitor não se confunde nenhum pouco, é até gostoso de ler.
E claro, não posso deixar de mencionar a Srta Peregrine, que leva esse nome pelas aves peregrinas existem, como por exemplo, um falcão que no livro conta-se que aves peregrinas podem voar entre os tempos, isso eu achei bem interessante.
A diagramação do livro é outra questão que não se pode deixar de fora. Leya fez um trabalho divino. Obviamente as fotos mostradas no interior dele são da própria história, mas creio que a capa, e toda a diagramação mais sombria dele ajudou muito.
CAM00220
A única coisa que me deixou incomoda foi o final da história. É um livro que tem continuação. E o final dele é bem aquele tipo de final que ninguém gosta, como se o leitor fizesse uma longa pausa para o próximo capítulo, deixou um pouco furiosa. Só faltou escrever em negrito “CONTINUA…”

E sabe o que é mais chato? Não achei nada a respeito do segundo livro da série, ninguém merece.

Mas mesmo com um final que não é final: LEIA O ORFANATO DA SRTA PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES. Leiam, viagem junto com Jacob na fenda do tempo e aproveitem uma história envolvente, bonita e cheia de amor também.

4 comentários :

  1. tá, as fotos são estranhas e tudo o mais, mas eu tinha me empolgado com o livro achando que ele era macabro! hahaha
    apesar disso parece ser bem interessante! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito fofo, vale a pena ler sabe Rayme, gostei demais dele.

      Excluir
  2. Esse é um livro que estou louca para ler, é como se a capa me chamasse, rsrs. Algo nesse livro me atrai e preciso descobrir o que é! Ficou ótima a resenha, quanto mais vejo esse livro, mais tenho certeza que preciso dele ;)

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  3. Oi Helana esse livro parece ser muito bom mesmo, uma amiga já tinha comentado comigo sobre ele, e eu fiquei bem interessada, mas me desanimou saber que tem continuação e o pior, você não achou N-A-D-A na internet sobre a continuação...OMG, a gente sofre com livros assim. Espero ler e gostar.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir