Resenha: A Evolução de Calpúrnia Tate, Jacqueline Kelly

05 maio 2015

Resenha de LivroOi amores tudo bem?
Vamos para resenha hoje? Estava bem ansiosa para ler este livro e falar um pouco dele para vocês. O título sempre me chamou atenção desde seu lançamento em 2014 e finalmente consegui ler!!
Bora ler a resenha e quem sabe vocês fiquem curiosos para ler o livro.
a evolução de calpúrnia tate06

A Evolução de Calpúrnia Tate Jacqueline Kelly

Calpúrnia Virginia Tate tem 11 anos em 1899, quando pergunta o porquê de os gafanhotos amarelos em seu quintal serem tão maiores do que os verdes... Com uma pequena ajuda de seu notoriamente mal-humorado avô, um ávido naturalista, ela descobre que os gafanhotos verdes são mais fáceis de ser vistos contra a grama amarela e, por isso, são mortos antes que possam ficar maiores. Por gostar de explorar a natureza ao seu redor, Callie acaba criando um relacionamento próximo com seu avô enquanto enfrenta os desafios de viver com seis irmãos e se depara com as dificuldades de ser uma garota na virada do século. Em seu livro de estreia, Jacqueline Kelly habilmente traz Callie e sua família para a vida, capturando o crescimento de uma jovem com sensibilidade e humor.
Edição: 1
Editora: Única
ISBN: 9788567028415
Ano: 2014
Páginas: 384
Tradutor: Elisa Nazarian


a evolução de calpúrnia tate05Sabe aquele livro que te impressiona já na capa? Calpúrnia é assim, o título por si só já chama atenção. A editora ainda fez um trabalho belíssimo com a diagramação do livro, os 27 capítulos possuem títulos interessantes e uma breve descrição do que vamos encontrar na história. Peculiar e maravilhoso.
Calpúrnia, ou Callie Vee, é a única menina entre seis irmãos. No sol escaldante do Texas, sua família levanta antes do sol nascer para trabalhar. Quando voltam para casa ao meio-dia para dormir, Callie aproveita por ter um quarto só seu e foge…Para explorar. Uma menina de 11 anos muito curiosa.
Com ajuda do seu avô, um cientista muito peculiar, Callie decide que assim como ele seria cientista e observadora, então com seu caderninho nas mãos, ela vai observar todo ser vivo que passa por entre sua casa, anotando, questionando-se fatos curiosos deles.
Um dia, ela acha que descobriu uma espécie nova que de acordo com os livros de taxonomia  ela não existe. Junto com seu avô, Callie envia para análise na Sociedade Americana de Botânica e ansiosa aguarda a espera do resultado.
a evolução de calpúrnia tate04Galera, pensem em um livro curioso e inteligente do começo ao fim. Calpúrnia, junto com seu avó exploram, observam, descobrem, divertem-se de uma forma inteligente e gostosa de ler.
Calpúrnia tem uma vida bem agitada durante o livro todo entre a escola, aulas extras e ajudar seu avó e ainda se preocupa com seus irmãos.
Com uma narrativa muito simples e personagens envolventes, Jacqueline me surpreendeu muito.
A Evolução de Calpúrnia Tate usa como plano de fundo biologia e evolução das espécies, na época de 1889 onde se passa a história, era muito comum pessoas estudarem dia e noite biologia e foi por causa dessas pessoas que hoje temos um material muito grande.
a evolução de calpúrnia tate02
Apesar do plano de fundo parece tão sério, a história é leve e gostosa. As aventuras de Calpúrnia e seu avô dão um ar jovem a leitura e a narrativa da autora nos leva longe.
Valeu a pena esperar tanto tempo para ler!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

7 comentários :

  1. Oi Helana!
    Esse livro parece uma fofura, uma história diferente e inteligente, vou tentar encaixá-lo nas leituras desse ano.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMEI AMEI. Totalmente diferente do que já li!

      Excluir
  2. Oi Lana,
    estou curiosa para ler este livro desde que ele lançou. realmente, achei que a trama dele fosse um pouco mais séria hahaha
    parece ser uma história bem leve... não tinha lido nenhuma resenha dele ainda, mas fiquei curiosa! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trama dele é bem original e achei Calpúrnia muito envolvente e intrigante.

      Excluir
  3. Oi Helana, tudo bom?
    Esse livro também sempre despertou meu interesse por causa da capa linda. Além disso, acho o tema da história diferente e curiosa, fazendo com que eu tenha vontade de sair da minha zona de conforto com ele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, eu sai totalmente da minha zona de conforto. Ele tem uma história muito fofa e inteligente, gostei tanto dele.

      Excluir
  4. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse e pela capa que achei linda, agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser bem diferente e inteligente.

    ResponderExcluir