Crônicas&Desabafos: Mais do mesmo?

21 janeiro 2016

 Oi amores tudo bem?

Vamos debater hoje, que tal?
Noutro dia conversei com uma colega sobre resenhas. Sim resenhas. Disse a ela que estou tão saturada do livro “Rainha Vermelha” e alguns romances de época que quando vejo uma resenha fico desanimada. E percebi que isso não acontece apenas comigo. Ela me disse que desistiu de grupos de comentários por causa disso. Confesso que no começo fiquei chocada.
”Mas poxa vida, sair por isso não me pareceu justo..” Mas pensei e enfim “Pode até ser.”
Porém não tomei conclusões precipitadas, comecei a prestar atenção em muita coisa e muito do que vi não me fez sentido. Então uma série de perguntas começaram a pipocar pela minha cabeça…
“Porque as pessoas sempre estão lendo os mesmos livros?”
”Porque sempre solicitam a mesma obra para uma editora parceira?”
Sendo que existe um leque absurdo de livros para escolher e sempre vão nos mesmos.
Não consegui compreender isso.
Até conheço muitas pessoas que dizem ler um livro, mas na verdade baseiam sua opinião em outras resenhas. Pois é, amigos, isso acontece e muitas vezes bem embaixo do nosso nariz.
Agora achar que todo mundo faz esse tipo de coisa, daí seria demais, correto? Sim, correto.

 Essa é uma pergunta que sempre tenho comigo.
Será que ler o mesmo livro que outros leitores é mais confortável? É modinha? Ou é preguiça de procurar algo diferente?
São perguntas que por mais que o argumento de vocês sejam convincente, nunca será o suficiente pra mim.
Deve ser porque eu sempre quis trilhar um caminho um pouco diferente, nunca foquei meu blog em sorteios, sempre pisei no pé que bom conteúdo atraí bons leitores.
Leio sim muitos livros que muitos outros blogueiros leram. Mas sempre procuro ler algo que poucos leram.
01° Eu gosto do desafio.
02° Eu enjoo de ler resenhas dos mesmos livros sempre. Porque a sensação que tenho é que acabo sabendo a história dos livros sem precisar ler.

 Talvez eu seja uma pessoa diferente, algo no que é menos visto me atraí, me fascina e acho tão bom que quase imploro que leiam aquilo que me fascinou. Um exemplo disso é o livro que resenhei a pouco tempo “Zen Socialismo.”A minha decepção de ver pessoas me acusando de gostar do PT foi tanta que me deu até medo. Até nos próprios comentários li alguns que foi tamanha decepção.´”É de política, não leio livros políticos”. Sim é um livro que fala de política, mas antes de julgar por uma resenha, ele merece ser lido. Porque é um livro recheado de histórias e cultura e sim, é um livro diferente.
Ás vezes ler o mesmo livro que um mundo de blogueiros esta lendo é sim mais confortável. Ter uma ideia pré-definida do que se trata, o que te espera e se vai gostar. Eu mesma no meu dia-a-dia prefiro livros assim. Mas tento ao máximo não ler o mesmo livro que muitos estão lendo para não ficar com aquela leva de resenhas do mesmo!
Então fica aqui um desafio – sim vou fazer um post colocando no ar. Que tal ler um livro diferente no próximo mês? Um livro que está estocado na estante a muito tempo (não vale aquele new adult que todos leram em sei lá, 2014) e sim um livro de poesia, cinema, um clássico, quem sabe?
Topa participar?
Deixem suas opiniões nos comentários, vamos debater. Um grande beijo ♥
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

31 comentários :

  1. Helana, gostei muito do seu post. Ontem mesmo conversando com uma amiga que me indicou os grupos de retribuição de comentários, ela disse que a parceira dela de blog comentou estar cansando dos grupos pq só blogueiros estão comentando as postagens dela. Eu até entendo, mas acho meio radical, pois blogueiros são leitores também, se não é, um dia pode sentir vontade de ter um blog, coisa que com certeza aconteceu conosco.
    Agora uma coisa engraçada que vem acontecendo com a gente lá do Viciados é que, a gente recebe email da Cia das Letras com as opções de lançamentos e em praticamente todo mês, uma ou outra pede um lançamento. Quando não tem algo que nos interessa, nós pegamos um livro já lançado, mesmo que seja antigo.
    Eu sou uma que me atraso pacas com os lançamentos, nunca estou em dia, então é muito fácil ter resenha de livro "mais antigo" lá no blog.
    Lembrando que não sou contra aos rotulados de "modinha", mas reconheço que acaba se tornando cansativo quando vemos vários blogs com a mesma resenha num determinado período de tempo.
    Acho super válido sim ler livros antigos, livros de gêneros que você não está acostumado a ler, eu coloquei isso como desafio para este ano e pretendo cumprir. Fora os livros das Bienais de 2013, 2014 e 2015 que eu ainda não li e quero ir matando aos poucos.
    Muito bom o desabafo, muito bom trocar ideias. Parabéns.
    Beijos
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  2. As vezes também me pergunto isso, Será que estou comprando tal livro só porque alguém me falou bem dele? Ou só porque vi algum blogueiro falando sobre? As vezes deixamos de ler algum livro, pois alguém nos diz que é ruim, mas o que temos que perceber é que cada um tem uma impressão diferente do livro! Cada qual com seu cada qual!

    ResponderExcluir
  3. OI Helana tudo bem?

    Olha eu lhe entendo perfeitamente, em tudo que disse, em questão de eu leio as mesmas coisas que os outros? e modinha?
    Sabe qual a resposta que dou para os outros? To me lixando para o que acha, eu acho que temos que ler o que nos e confortavel, respeitando a escolha do outro, ta tudo certo para mim, sofro muito preconceito pelo tipo de livro que leio (você já deve ter notado qual e) mas eu não me importo sabia, quanto as resenhas, confesso que to meio cansada mesmo, mas fazer o que? Sou maniaca por comentários. kkkk

    Beijos
    Books And Carpe Diem

    ResponderExcluir
  4. Oie, Sabe que ando pensando nisso?! Parece que todo mundo ler as mesmas coisas e querem as mesmas, mas sei lá, meio que fujo disso. Até porque nao tenho os mesmo livros que todos e acho que fica meio chato também.
    Não li o livro citado, mas ainda posso lê-lo este ano. Como não tenho mesmo o constume acabo com medo de ficar algo chato e tal, mas li sua resenha e ela me fez ter mais curiosidade de conhecer mais e mais sobre o nosso país

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  5. Ooi! Então, esta questão de muitas pessoas se basearem em outras resenhas, sem nem mesmo prestar atenção à leitura ou expor sua real opinião por receio de receber críticas negativas: eu acho isso uma atitude sem sinceridade e falsa de mais.
    Eu fico boba ao ver que muitas pessoas se baseiam até ficar quase um plágio! Creio que cada um tem a sua essência, cada um precisa ter sua própria opinião, sem se basear nas de outros blogueiros, sabe? Uma coisa é concordar, e outra bem diferente é você abaixar a cabeça e seguir só uma linha de pensamento com receio de ser criticado ou rotulado.
    Por mais sinceridade e opinião própria, por favor!
    Eu chamo modinha, aquelas pessoas que leem um livro porque quer fazer parte do grupo de "pessoas que leram", entende? Eu nunca fui de ler um livro que estava bombando por causa disso, tanto é que há vários livros no topo da lista de pessoas que amam, mas eu simplesmente não curti a ideia apresentada na sinopse.
    Eu só leio um livro se eu realmente gosto, e se a sinopse me dar aquela dica se a leitura vai fluir, porque se não rolar isso, eu não vou pela opinião dos outros. Eu leio livros que muita gente nem ouviu falar! E acho isso um máximo, porque estou explorando escritas diferentes das quais muitos autores estão " imitando" uns aos outros, o clichê de escrita tomando conta. Não generalizo, Deus me livre fazer isso, mas é o que vejo ocorrendo hoje em dia.
    Sobre o ponto do seu blog não focar em sorteios pra crescer de quantidade, etc: eu super apoio! Creio que o que vale MAIS que quantidade, é com certeza a qualidade. Quando eu entro num blog, vejo lá uns quase dez mil seguidores, mas os posts são mal escritos e tudo mais, eu não sigo porque os outros seguem ou porque tem um monte de seguidores.
    Gostei do seu ponto de vista! E eu topo participar ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    As pessoas leem o que está na mídia, o que é sucesso, o que todos leem, pra depois poderem comentar nas rodas de amigos e grupos literários. Uma vez, no início do ano passado, resenhei um livro do Balzac e sabe quais foram os comentários? "Nunca ouvi falar no autor..." e derivados. Poxa, em pleno 2015, não sabe quem é Balzac? Infelizmente, todas as vezes que tentei ler um livro não tão famoso, os comentários vieram mais rasos que o Cantareira. Mas tudo bem, continuo insistindo, quem sabe faço alguém mudar de ideia! E preciso de tempo pra ler meu Crime e Castigo, faz tempo que ele está parado aqui!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Realmente é cansativo ler varias resenhas do mesmo livro.
    E sei que deve ter umas pessoas que leem só para garantir visualizações e comentários positivos em suas resenhas, mas prefiro pensar que pelo menos estão lendo.
    No meu caso, eu criei o blog porque não tenho muitas pessoas para comentar sobre os livros que leio, e as vezes sento necessidade de falar sobre eles, e gosto disso de escrever sobre o livro depois de lê-lo, encaro como desafio.
    Sempre que vou comprar um livro, procuro por resenhas dele antes, e os mais falados me faz sentir aquilo do " preciso ler também ". Claro que isso acontecia muito mais quando comecei a ler (principalmente com os livros eróticos), mas com o passar do tempo, e o desenvolver do abito da leitura, fui descobrindo meus gêneros favoritos, autores, e quando leio algo " modinha " foi porque de alguma forma me chamou atenção.
    Sobre o desafio que você propôs, eu já tinha me feito ele, no fim do ano passado quando percebi que só tinha romances na tinha estante de lidos, e enquanto os "outros" estavam lá empoeirando.
    Para concluir meu comentário, acho que realmente não há respostas convincentes para as perguntas expostas por você, vai ser cada um com sua opinião pessoal, tentando defende-la.
    Senti que "falei" muito, mas não falei nada. É como a minha cabeça ficou depois de ler esse post, nunca pare para pensar nisso afundo.
    Belo questionamento!

    ResponderExcluir
  8. Oie Helana,

    Essa é uma grande questão a se descutir, no meu caso eu compro livros baseados nas resenhas que eu leio, quando vou na Americanas (único lugar físico da minha cidade que vedem livros) eu não tenho um leque de opções variados e lá sempre tem aqueles modinhas e outros e eu acabo preferindo comprar os outros livros, e na maioria das vezes acabo me surpreendendo positivamente e eu quero trazer resenhas para o meu blog com bases nessas leituras. Mas de vez em quando em compro aquele livro que é considerado modinha e leio e às vezes é tão chatinho, mesmo lendo várias opiniões. O caso é que eu tenho vários livros na minha estante e a maioria são de contos e nessas férias eu quero ler o máximo deles e deixar os outros livros para os próximos meses. Olha que eu também já estou cansado um pouco de ler resenhas sobre um mesmo livro, já tantas de um livro que eu estou louca pra ler e já não sei se vou ou não comprá-lo talvez irei esperar a poeira de resenhas abaixar e depois ver o que eu achei.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  9. Oi! Essa é a primeira vez que leio algo que você escreve. Primeiro comentário que eu escrevo em um blog!

    Acho que ler é algo que a gente faz pra gente mesmo. Se a gente gosta de um livro, um conto, uma poesia, uma letra de música, uma pintura, pouco importa se é um texto popular ou não, certo?

    Eu pessoalmente gosto muito de alguns autores que sempre foram muito marginalizados ou, digamos, venerados por pessoas diferentes de mim ou motivos diferentes dos meus. Não gosto de ler resenhas sobre Bukowski, por exemplo, elas compartilham de pontos de vista que simplesmente não se encaixam no meu olhar. E amo os livros dele, especialmente os romances!

    Em todo caso, de que adianta ler várias resenhas sobre um livro e não o ler de fato? Normalmente, um livro, bastante resenhado ou não, é mil vezes melhor que uma resenha qualquer que seja!

    Indico um livro pro desafio, acabei de ganhar esse livro que parece muito legal, "Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro" de Oliver Sacks!

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu sou daquelas que demoro para ler um livro modinha ou que todos elogiam. Acho que vou acabar não gostando e deixo para depois. E quanto a ler livros com temáticas diferentes, eu acredito que eles precisam serem lidos também. Toda a leitura é válida, e precisamos aprender a arriscar e conhecer novos temas e autores. Gostei muito do seu texto.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Helena, simplesmente amei o post!!! E concordo com você... às vezes fica bastante cansativo... Buscando fugir disso, meu blog tem portas abertas aos autores independentes, claro que leio obras já conhecidas, mas as surpresas que tenho com as publicações independentes são maravilhosas!!!

    Bjss

    Roberta - www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Gostei bastante do seu post e pensando aqui, eu quase não leio modinha! Leio por indicação, por capa linda (já comprei vários livros só pela capa) e temos que ler o que gostamos mesmo.
    Eu criei o blog tem menos de um ano e foi meio por impulso, era colaboradora em um outro blog e queria algo meu. Uma amiga aceitou e montamos, fizemos até um post lá no blog contando como foi e hoje saiu como escolhemos o nome rs
    beijos e parabéns pelo blo
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi flor!
    Excelente questionamento.
    Minha visão sobre a coisa...
    1)Postar uma resenha sobre o livro do momento atrai leitores, isso é um fato. Quando o livro tá na mídia as pessoas digitam o nome no google e consomem toda informação que puderem achar sobre ele.
    2) Resenha de livros populares angariam comentários mais condizentes com sua postagem, como a maioria leu o livro, faz comentários sobre o assunto certo.
    3) Quem disse que não leu o livro porque é de política... Bom tá na hora de ler sobre política né? Bora aprender a votar e falar em público? O fato de não ler sobre política explica muito sobre a atual situação do país.
    4) Eu não me travo de ler livro nenhum, se é da modinha ou se não é... Me interessou eu leio. Meu blog tá no começo, mas eu tenho um outro que era maior e tinha umas parcerias que aos poucos eu fui desfazendo, pois não gosto de ter obrigação de ler nada, pra mim tem que ser tudo natural senão se torna chato.
    Enfim... É mais ou menos isso que eu penso.
    Sobre o seu desafio, eu estou relendo o livro Os Sete, do autor André Vianco. Li esse livro aos 16 anos, é o primeiro livro do autor, vale super a pena a leitura.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a sua crítica e diversas vezes me pego pensando nisso também. Leio muitas resenhas sobre os mesmos livros, apesar de não achar ruim, quase nunca vejo títulos diferentes.
    Tenho vários livros aqui em casa que não costumo ver por aí, vou começar a apostar neles e também topo participar do desafio (mas sem pressão já que tô fazendo tcc me ajuda senhooor!) só falar quando! :D

    Beijo!

    www.escritacolorida.com.br

    ResponderExcluir
  15. Helana, acho inevitável ler as obras que estão em "lançamento" afinal de contas as vezes as pessoas acabam se interessando pela história.
    Eu acabo solicitando lançamentos porque sou muito de título e capa, mas não me prendo só a isso as vezes peço outra coisa do catálogo porque os lançamentos não me agradam.
    Acho que tem a ver com época, mas é difícil não enjoar de ler resenhas dos mesmo livros quase o tem todo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Amei o post!!!!! :D
    Sempre converso com a minha parceira de blog o que devemos ou não colocar no nosso cantinho. As vezes optamos por resenhar livros mais antigos para não ficar "mais do mesmo".
    Por outro lado entendo os blogs que tem parcerias e são "obrigados" a escolher os lançamentos do mês. Por esse motivo temos a sensação que sempre são os mesmo livros.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  17. Oi, Helana. Gostei do seu post e discordo de algumas coisas: 1) não acho que as pessoas leiam o mesmo livro por modinha, acho que tem a ver com gosto e depois pelo fato de que nós, blogueiros, somos formadores de opinião. Cê acha que as editoras fazem parceria pra lermos o livro? Não. Eles fazem isso pq muitas vezes, nós vendemos os livros em conjunto com eles. 2) Sucesso. Se eu sei que todo mundo fala bem daquele livro, eu vou querer lê-lo também. 3) O certo seria nós não falarmos tudo sobre o livro na nossa resenha. É falar de deixar o leitor com aquele gosto de quero mais... Por isso, os leitores vão comprar aquele exemplar. Acho que não tem a ver com um blogueiro disse, vou comprar. Leio resenhas de livros de época, mesmo não gostando tanto... Eu acho que eé bem por aí. E se você procura desafios pras suas leituras, acho massa. Eu faço isso também, mas nem todo mundo é igual a ti. Abrs.

    HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  18. Oii,

    Concordo muito com você!!
    E uma coisa que percebi nos blogs e também em comentários no meu blog, é que as pessoas tem uma mente bem fachada e só leem o que gostam e colocam isso em seus blogs. Não tem a mente aberta para ler outros livros que não são de um gênero que gostem. Por isso que eu também tomei outro caminho. Leio sempre os livros que alguns blogueiros leem, mas também leio os que ninguém conhece. Isso é o diferencial.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Helana, eu também fico me perguntando as mesmas coisas que você, talvez as pessoas leem os mesmos livros por serem modinhas. por arrecem serem lançados e chamem a atenção deles, mas eu sempre procuro modificar minha leitura quando posso, eu também li Zen Socialismo e achei um livro fantástico, de muito aprendizado e que deveria ser lido por todos, pois não é apenas de política que se trata.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Adorei o seu texto. Eu solicito os livros de acordo com meu gosto literário (que às vezes acabam sendo livros de lançamentos).
    Eu gosto de romance de época (leio desde meus 15 anos) e alguns dos gêneros que estão em alta. Às vezes gosto de me desafiar,ler um livro de poesia, biografia, uma fantasia medieval. Mas no blog tentamos dar uma diferenciada, porque somos em três pessoas e com gosto diferentes.
    Acredito que o importante é cada pessoa respeitar o gosto do outro.
    Ótimo texto.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  21. Olá, Helena!
    Você levantou muitos pontos importantes em seu texto. concordo com você é demasiadamente cansativo chegar em blogs e todo mundo fazendo a resenha do mesmo livro, é cansativo. Sinceramente, não tenho criatividade de comentar algo diferente num blog que não consegue fazer algo diferente para seu leitor.
    Quanto ao livro sobre política, enfim, mostra muitas facetas do blogueiro, pois tudo é política, talvez o blogueiro desinformado tenha tentando dizer que não aprecia livro partidário, mas a ignorância não deixou construir o comentário, mas um aprova que deveria ler sobre política. Eu sou Petista, caminho nos protestos ao lado do MST e do Sindicato dos Professores com orgulho, então, se alguém me 'acusa' de petralha ou coisa do tipo, é um elogio.
    Costumo ser muito sincera em meus comentários, o que irrita Muitos blogueiros, mas acredito que seja perceptível que quando faço um elogio é sincero. Não que meu elogio tenha alguma serventia, mas ele significa que enquanto leitora, me senti representada, gostei do que vi.
    Enfim, tinha muitas coisas a dizer aqui, mas seria um textão enorme e seu texto disse tudo. Perfeito!
    Mas, só para finalizar, também ando cansada de grupos de troca de comentários, é tanta desonestidade intelectual....

    Bjs e parabéns pela ótima postagem!

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Tudo bom?
    Quando você tem parcerias com editoras em seu blog, fica impossível não ter os mesmos livros sendo resenhados em série por vários blogueiros. Eu sou uma que me baseio muito em resenha de amigos para comprar livros, mas tem outros que nunca li a resenha e pedi para a editora, eu por exemplo não sou de ler biografia, mas ano passado li duas que adorei.
    Gostei muito do seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Helana!
    Suas dúvidas são comuns na blogosfera, eu mesma já me atormentei com elas, mas hoje me sinto bem mais tranquila em relação a isso. Quando montamos um blog literário e firmamos parcerias com editoras já não lemos mais só o que gostamos, e sim o que o mercado busca. As editoras não nos dão livros porque são boazinhas, e sim porque querem divulgação de seus lançamentos e tentar atender a essa demanda nos prende muito. Não estou dizendo que temos que fazer resenhas positivas para agradar, e sim que isso limita nosso leque de opções e, quando vemos, praticamente todo a blogosfera está com as mesmas resenhas. Eu procuro variar o máximo que posso os estilos literários para não cair no mais do mesmo, escolher livros fora do convencional. Acho que esse é o caminho, como vc disse quando citou a leitura de Zen Socialismo.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  24. Olha eu digo uma linha de pensamento e só. ..sou bem radical nesse ponto. Faço no blog o que gosto. ..Leio e resenho só o que quero e gosto! Se é modinha ou se já saturou pouco me importa. Parcerias com editoras? Procuro não fazer mesmo. Porque? Se eu quero ler um livro e vou lá compro leio e resenho. Sem obrigação. Os pouquíssimos que leio de parceria já é um suplício. ...

    Hehe...sou do contra eu sei...todo mundo se inscrevendo pra parcerias e eu não! Fiz duas inscriações e só. ...fazer o que...

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Achei excelente a sua reflexão! Por vezes fica meio cansativo mesmo, ler várias resenhas sobre a mesma obra. Na hora de escolher os meus livros, a única coisa que me interessa é a possibilidade desse livro me trazer prazer. Só leio o que gosto e, acredite, tenho um gosto bem eclético. Gosto, inclusive, de ler sobre política. Gosto de ler livros que me mostrem culturas diferentes da minha. Não me importo se é modinha ou não, tanto faz, contanto que eu goste. Já tive "nariz torcido" por ter resenhado livros de leitura obrigatória, mas nem ligo, pois o fato de ser leitura obrigatória não desabona a obra, e o fato dos outros não gostarem, não quer dizer que eu não deva ler. Se o blog tem o objetivo de mostrar as minhas impressões, a escolha dos livros é minha! Parece meio óbvio, mas algumas pessoas não conseguem entender. Gostei do post, viu! Por favor, continue trazendo texto mais reflexivos para discussão coletiva, acho que o mundo precisa disso.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  26. Oii!

    Eu não acho quim que só blogueiros comentem em blogs pq como alguém disse nos comentários somos leitores e pelo menos no meu, ainda há pessoas que não tem blog ou vem falar pelo facebook. Agora sobre as leituras isso é mais questão de gosto mesmo. Eu só solícito livros que sei que vou ler, independente do que as pessoas vão gostar ou não. Também depende bastante da vibe que eu estou, gosto de me aventurar e desafiar embora não faça isso com tanta frequência. E uma meta para esse ano.
    Achei legal conhecer seus pontos de vista!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Já te disse o quanto gosto dessa coluna? Se não, digo agora, adoro! Este post veio na hora certa, pois já tive as mesmas dúvidas, principalmente se tratando de livros de época, sério, teve um mês que precisei comentar em alguns blogs por conta do grupo de retribuição e a maioria deles falaram do mesmo livro! Fiquei surpresa, com tanta opção pra que falar sobre o mesmo romance de época, sobre o mesmo enredo, e como citado no post, a editora tem tanta opção, qual o motivo de pegar aquele que tá na cara que todos vão pedir? Eu costumo ser como você, gosto de ler livros diferentes, mas tem aqueles que sim, fico com curiosidade em ler como A Rainha Vermelha, mas também dou chance a enredos diversificados, não fico apenas presa naquilo que gosto, se não só teria resenha de livros policiais em meu blog, só que gosto de diferenciar, conhecer coisa nova e me surpreender. Ler o que está em alta é bom, mas é preciso diversificar sim, senão do que adianta falar de um mesmo livro que muitos outros já falaram e que até esta estagnado? Enfim, adorei o tema do post, espero que mais blogueiros vejam e que servia como um toque, vamos nos desafiar a ler fora da nossa zona de conforto!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá! Ótimo post! Trouxe à tona uma grande (e interessante) discussão! Aliás, duas! A primeira, que tem a ver com a diferença entre política e "politicagem"! Sempre gostei muito de ler e discutir sobre política, mas ultimamente tenho ficado com preguiça disso. As pessoas só discutem até saber "de que lado você está" e depois disso, nada mais interessa, só brigar pra te mostrar que você está errado. Acho que todos temos o direito de "escolher um lado" ou de apenas gostar de alguns pontos de cada lado (e de detestar outros), simples assim! A segunda discussão é sobre ler o que sai da sua área de conforto! Me propus a isso no ano passado, incluindo alguns tipos de leitura que não tenho o hábito de ler e fui muito feliz! Consegui ler até o final (grande vitória!!!), além de retirar diversas boas lições para minha vida! Aceito esse desafio, pois pretendo fazer esse ano ainda mais "diferente" que 2015! Grande abraço e parabéns pelo post!
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Hello! Tudo bem?

    Eu nao ligo de ler os mesmos livros que outras pessoas, cada um tem um sentimento com o livro e nao é pq o livro é famoso que faça dele uma modinha, acho q as pessoas realmente querem conhecer a historia, a gente quer saber oq ele tem de tao bom, somos curiosos, hehe.
    Eu gosto de lançamentos, gosto de classicos, gosto de livros que ninguem conhece... Acho que vai muito da epoca e do meu gosto na hora.
    E na minha opiniao, nao acho q ler varias resenhas te faça conhecer o livro como se tivesse lido, ler um livro inteiro, do inicio ao fim, é algo muito maior que ler varias resenhas do mesmo livro. Eu por exemplo, sempre soube que um caso perdido da Colleen era lindo, mta gente falava ate baba e eu tb achei q era a mesma historia de sempre da menininha com trauma e um cara aparece e salva ela e se apaixonam e bla bla bla...até que eu fui ler e nossa, resseca de 2 semanas!!!! A historia me arrebatou de um jeito q nunca vou me esquecer.
    Como vc disse, antes de julgar por uma resenha (ou várias resenhas), o livro merece ser lido.

    ResponderExcluir
  30. Oi, flor!
    Acho esse tipo de preconceito literário tão ridículo. Participo de um grupo de supostos leitores no Facebook, por exemplo, e sinto asco quando vejo uma pré-adolescente postar que amou o livro da Kefera sendo rechaçada. O que se passa na cabeça desse pessoal? Sério...
    Enfim. Eu já li alguns romances, como A Seleção, mas hoje meu coração está totalmente entregue a fantasia épica. Não sei se vou mudar, nem quando vou mudar, mas está tudo bem assim. Nós, fãs desse gênero, também passamos por essas frustrações. Eu geralmente não julgo um livro pelas resenhas que possui, e acabei me ferrando na última vez. Todo mundo avisou que o livro era terrível, não valia a pena, mas eu insisti. Não consegui acabar de ler. Eles estavam certos. Hahahah
    Ainda bem que isso é difícil de acontecer!

    Com carinho,
    Celly - Me Livrando.

    ResponderExcluir
  31. Olha Helena, fiquei bem pensativa com seu post. Fui refletir e me toquei de algo que aconteceu comigo recentemente: De tanto ver pessoas falando sobre o livro "A garota no trem" pedi ele no amigo secreto e ganhei, até hoje olho p ele e a vontade de ler passou, acho que não faz meu estilo e mesmo assim me deixei influenciar.
    Boa reflexão!!

    ResponderExcluir