Top5: Cincos excelentes adaptações de livros.

07 fevereiro 2016


Oi meu amores tudo bem?
Hoje trouxe um repost de uma postagem que fiz em 2013, achei válido reescreve-la porque alguns novos leitores falaram que não estavam conseguindo acessar posts antigos, pois bem, como o blog cresce um pouquinho a cada mês e temos muitas postagens a oferecer, achei válido trazer isso novamente.
O Top5 são de cinco adaptações de livros para o cinema que tenho um carinho absurdo.
Já falei no blog que não discuto sobre adaptações literárias, é chato, um saco ver as pessoas reclamando o tempo todo, principalmente porque se dizem leitores, mas na hora de saber o significado de “adaptação” ou “baseado em” esquecem o que é.
Para mim quanto melhor atuação melhor o filme.Se os atores escolhidos conseguirem passar o sentimento que o livro trás ou se transformarem naquilo que li, já vale muito.
Separei cinco filmes que assisti e li o livro e foram adaptações felizes. Não são trilogias e nem séries, são filmes sem continuações.
São dicas tanto de filmes, como dos livros que super vale a pena investir.
- Livros ótimos.
- Histórias ótimas. Bem desenvolvidas.
- Filmes excelentes.
- Bom roteiro.
Top5: O Menino do Pijama Listrado.
 Sem dúvida uma das melhores adaptações que assisti até hoje! O filme teve um único deslize, mas perto da história linda ele fica em segundo plano.
O elenco do filme é maravilhoso, com David Tewlis e Vera Farmiga não poderia ser ruim.
O roteiro do filme foi escrito por Mark Herman, não é muito conhecido, mas fez um trabalho ótimo.
Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
Top4: Millennium: Os Homens que não amavam as Mulheres

A versão sueca, certamente é melhor, sim claro. Sim se fosse o caso teríamos uma trilogia no post. Mas a versão americana me ganhou. O roteiro teve uma adaptação ótima, pegou muito bem a essência do livro, soube interpretar a história do primeiro livro muito bem e claro, o que me ganhou: Atuação dos atores. Daniel Craig e Rooney Mara deveram vida ao que li no livro. Rooney foi Lisbeth e isso me encantou de uma forma maravilhosa.
O diretor do filme foi David Fincher, mesmo de Clube da Luta e Garota Exemplar. E a trilha sonora assinada por nada mais nada menos que Trent Reznor, que ganhou um Oscar com a trilha do filme Rede Social, David e Trent, aliás acabaram formando uma parceria em alguns filmes ♥
Harriet Vanger (Moa Garpendal) desapareceu há 36 anos, sem deixar pistas, em uma ilha no norte da Suécia. O local é de propriedade exclusiva da família Vanger, que o torna inacessível para a grande maioria das pessoas. A polícia jamais conseguiu descobrir o que aconteceu com a jovem, que tinha 16 anos na época do sumiço. Mesmo após tanto tempo, seu tio Henrik Vanger (Christopher Plummer) ainda está à procura e decide contratar Mikael Bomkvist (Daniel Craig), um jornalista investigativo que trabalha na revista Millennium. Bomkvist, que não está em um bom momento por enfrentar um processo por calúnia e difamação, resolve aceita a proposta e começa a trabalhar no caso. Para isso, ele vai contar com a ajuda de Lisbeth Salander (Rooney Mara), uma investigadora particular incontrolável e antissocial.
Top3: PaperBoy.

Uma das coisas que me chamou atenção foi o elenco poderoso nele: Zac Efron, Matthew McConaughey, Nicole Kidman.
O roteiro do filme quem escreveu foi nada mais e nada menos do que Lee Daniels, responsável também pelo roteiro do filme Preciosa e A última Ceia.
Ward (Matthew McConaughey) é jornalista de um grande jornal e precisa retornar para sua pequena cidade para fazer a cobertura da prisão de Hillary Van Wetter (John Cusack), acusado e condenado à morte pelo assassinato do xerife local. Os problemas começam quando Jack (Zac Efron), seu irmão mais novo, começa a se envolver com Charlotte (Nicole Kidman), mulher misteriosa e mais velha, que mantinha contato com o prisioneiro.
Top2: E O Vento Levou.

Sim, o clássico filme onde Scarlet O’hara (Não uso o nome dele por usar, meu segundo nome de verdade é O'hara e sim minha mãe tirou do filme) faz um vestido baphônico de uma cortina e chora e sofre o tempo todo é uma adaptação!
E para aquela época adaptar um livro para as telonas não era tarefa fácil. Existem pessoas que dizem que sua adaptação não é boa! Eu discordo totalmente. Para um livro que originalmente tem 962 páginas (hoje você encontra ele em edições com 528 páginas) foi muito bem adaptado e muito bem dirigido.
Além do mais, se ele fosse ruim não viraria um clássico!

Não vou colocar sinopse pois ela é tão grande que perde a graça!

Top1: Doutor Jivago

Outro filme que poucos sabem que é um livro. Doutor Jivago.
O livro de Boris Pasternak, a primeira edição dele tem 566 páginas e publicado no Brasil em 1958. Eu li uma edição dele publicada nos 80’s com um pouco mais de 400 páginas.
A adaptação sem dúvida é a melhor feita até hoje. Quem já leu o livro e se deu o prazer de assistir uma obra de arte na televisão sabe do que falo. Doutor Jivago é um filme cheio de detalhes, seus personagens foram bem construídos.  O seu roteiro levou ao pé da letra os sentimentos do trio amoroso. E claro, colocar num filme tanta história vivida pelos personagens, certamente não foi fácil.

O filme conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin), mas tem um envolvimento com Lara (Julie Christie), uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida. Lara antes da revolução tinha sido estuprada por Victor Komarovsky (Rod Steiger), um político sem escrúpulos que já tinha se envolvido com a mãe de Lara, e se casou com Pasha Strelnikoff (Tom Courtenay), que se torna um vingativo revolucionário. A história é narrada em flashback por Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff representa o "mal", Yevgraf representa o "bom" elemento da Revolução Bolchevique.
É isso amores. A minha lista é diferente do habitual porque se é para falar de adaptações que sejam aquelas excelentes!
Espero que curtam a lista.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

21 comentários :

  1. Oi, Helana!
    De todos, só assisti Os Homens que Não Amavam as Mulheres. Gosto muito da versão americana, mas prefiro muito mais da sueca.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Nossa adorei sua ideia para post. Confesso que nunca assisiti nenhum deles (triste) mas conheço alguns claro. Mas com sua postagem fiquei com vontade de assisit o menino de pijama listrado.
    Parabéns

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. pera que caiu um cisco, afinal não da pra falar de o menino de pijama listrado sem querer chorar

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Preciso me recompor. Chorei horrores com o menino do pijama listrado. Realmente uma belíssima adaptação. Adorei o post. Parabéns.
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu adoro ver adaptações de livros, mesmo correndo o risco de me decepcionar. Mas amei O Menino do pijama listrado e Millennium os homens que não amava as mulheres. Não sei se é porque não li os livros, mas amo estes filmes. Os outros citados ainda não vi. Mas tenho curiosidade.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Helana,

    Dos filmes eu ainda não assisti nenhum, minha irmã já assistiu O Menino do pijama Listrado e amou, e eu sei que vou gostar também, porém eu quero ler o livro primeiro! O único que eu não conhecia é Doutor Jivago. Irei buscar um pouco mais sobre a história.

    Mayla

    ResponderExcluir
  7. Oioooi!
    Da pra acreditar que não assiti nenhum deles? Haha
    Eu tenho muita vontade de assistir o Menino do Pijama Listrado mas nunca vejo. Um dia ainda tomo vergonha na cara.kkkk

    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Helana!
    Assisti O Menino do Pijama Listrado e achei o filme incrível. É emocionante e chorei muito.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que legal sua postagem. Gostei bastante das dicas. O menino do pijama listrado é muito bom, e um vento levou é um clássico. Todos muito bem adaptados!


    Seguindo seu cantinho.

    BORBOLETEZA

    www.borboleteza.blogspot.com



    Facebook I InstagramTwitter


    beijos

    ResponderExcluir
  10. Menina, faço das suas, as minhas palavras. É um porre ver esse monte de leitor reclamando, reclamando e reclamando. Não sei o que se passa na cabeça deles. Não é tão difícil entender que cada campo da arte tem algo à oferecer, trabalha com recursos diferentes, portanto, trarão perspectivas e resultados diferentes para uma mesma história. Vejo as adaptações como um complemento para o livro, com o toque e a magia do cinema e ponto.
    Quanto a suas escolhas, só assisti ao Menino do pijama listrado, gostei muito, aliás. Pelos comentários que tenho visto, é uma adaptação excelente, que consegue captar toda a essência do livro e trabalhar com a questão da inocência - representada pelos garotinhas, em contraste com o ódio e crueldade de todo o contexto. é, de fato, uma bela história.
    O restante não vi, mas tenho muita vontade em ler Os homens que não amavam as mulheres!
    Beijos!
    |BLOG PSYCHOTECA | |PÁGINA PSYCHOTECA

    ResponderExcluir
  11. Tem gente que vai morrer e não vai entender que o livro é o livro e o filme é o filme, não são iguais... O que funciona na leitura nem sempre funciona na telona! #Simplesmente

    Eu ainda não vi "O menino do pijama listrado", confesso que por medo de alaga a casa, também não li o livro ainda por motivo idem!

    Ja a trilogia Millennium quero realmente ler os livros primeiro. Não estavam na minha lista, mas foram tantas criticas positivas de minhas amigas que precisei colocar na lista da Amazon, na próxima promoção estará na cesta!

    Aaaaaaahhhh "E o vento levou" é um CLÁSSICO!!! Amo esse longo e lindo e emocionante filme. Quero muito ler o livro. Acredita que já li a continuação do livro e não li o original hahahah #PerolasMinhas

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Ei Helana, tudo bem?
    Também detesto essas discussões sobre adaptações, o povo realmente não entende. Dos que você citou só li e assisti O Menino do Pijama Listrado e Os Homens que não Amavam as Mulheres, eu adorei os dois filmes e livros, mas quero assistir a versão sueca de Os Homens...

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  13. Não li nenhum dos livros mas as adaptações eu assisti O Menino do Pijama Listrado e acho maravilhoso e muito triste. Morro de curiosidade de ver Millennium porque tenho uma amiga que fala muito bem dos livros

    ResponderExcluir
  14. O Menino do Pijama Listrado é realmente lindo demais e triste demais também. O livro também não fica para trás.

    ResponderExcluir
  15. Helana, não assisti nenhuma das adaptações que você citou, mas tenho muita vontade de ver o menino do pijama listrado e o vento levou...

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Oi flor, dos filmes que citou o único que li os livro e assisti o filme foi o menino de pijama listrado. E me emocionei com ambos.
    Só de lembrar já me dá aperto no coração com aquele final.
    Bj
    camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom?
    O único daí que assisti e também li o livro foi O menino do pijama listrado e achei realmente maravilhoso. Fiquei curiosa para saber qual o deslize que você viu na obra. Bjsss
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Helana, sua linda, tudo bem
    Eu sei que são filmes muito antigos, mas são tão lindos e com atores excepcionais com interpretações incríveis que acredito que todos deveriam ver, não importando a idade, estou falando dos filmes Doutor Jivago e O Vento Levou. O menino do pijama listrado só li o livro que me destruiu, não tenho coragem de ver o filme. Fiquei muito interessada no filme PaperBoy, não conhecia, mas não temos como ignorar esse elenco. Adorei a postagem, faz mais!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. O Menino do Pijama Listrado um dos melhores livros/filmes de todos os tempos, amo, amo, amo e amo. Esses outros ai da lista ainda não conhecia, mas parecem ser bem interessantes, vou dar uma pesquisada.

    Até mais, http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Nunca vi nenhum dos filmes,dos livros eu só li O Menino do Pijama Listrado,gostei do livro,tem filme nesse post que eu nem lembrava,o último mesmo eu não conhecia,mas gostei muito do post.


    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Oi Helana!
    Adorei o post, e da sua lista assisti e li o livro "Os Homens que não amavam as Mulheres" é um filme muito bom assim como o livro, que foi bem fiel e manteve a essência da história. Eu adoro essa série. "O Menino do Pijama Listrado" eu ainda não li, mas tenho muita vontade apesar de não gostar muito de livros ambientados em guerras, mas acredito que será uma leitura maravilhosa, já assisti alguns pedacinhos do filme e é emocionante. Os demais eu não conheço, mas espero assistir e conferir os livros.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir