Opinião: Nada Consta, Danilo Japa Nuha

24 abril 2017

Resenha de Livro
Oi amores tudo bem?
Hoje tem uma breve opinião do livro Nada Consta, não é novidades que tenho um carinho grande pelos livros da Geração Editoral, tanto os livros de ficção, reportagem, biografias são muito bons.
Nada Consta, foi um livro que me chocou e impressionou pelos fatos que aconteceram na vida de Danilo,foi tanta coisa em curto período.
nada consta02

Nada Consta, Danilo Japa Nuha

Este livro – romance, memórias, aventura mágica? – de Danilo “Japa” Nuha é um livro de ladrão, pulador de muros. É a história de um vendedor de livros e discos do Beco das Garrafas, em Copacabana, Rio de Janeiro, que começa a narrar sua vida a partir da infância, quando foi largado, ainda bebê, no boteco de um casal de japoneses em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e a partir daí não para mais. De jornaleiro e balconista de botequim no Mato Grosso do Sul a operário de fábrica e aspirante a bandido no Japão aos 16 anos; contrabandista em Bali; jornalista em Tokyo aos 25 e, finalmente, de volta ao Brasil, onde vive encontros surpreendentes junto a grandes artistas, como Milton Nascimento, João Donato, Paulo Moura, Roberto Carlos, Emílio Santiago, Criolo, Racionais MC´s, Hermeto Pascoal, Banksy e Almir Sater, entre outros. Ficção? Realidade? Só lendo para entender.
Edição: 1
Editora: Geração Editorial
ISBN: 9788581303710
Ano: 2017
Páginas: 168
Nada Consta, é um livro fino, rápido de ler, tem cerca de  160 páginas, com 43 capítulos bem curtos. A diagramação atrás algumas cópias de documentos de Danilo, fotos pessoais da família, de trabalho, amigos.



nada consta03
Quando solicitei o livro, sabia que se tratava de uma biografia, bem livre, bem aberta, mas não conhecia Danilo, não tinha ideia do que ele tinha feito na vida para publicar um livro. Até comecei a ler.
A história começa quando ele está no Rio de Janeiro, trabalho arduamente em uma especie de sebo, morando num morro onde o tráfico de drogas é intenso. Ali ele começa a narrar sua vida.
Danilo foi adotado pela família Nuha, sua mãe biológica o deixou na porta de um boteco no Campo Grande e os donos, japoneses, resolveram ficar com ele. Não se sabe exatamente o dia que ele nasceu, apenas o ano.
Morou com a família por muito tempo, até ter a vontade de ir para o Japão, lá ele fez de tudo, trabalhava como operário, conheceu o tráfico de drogas e até membro da Yakuza, manjou muito e de muita coisa.
Voltou para o Brasil, foi para o Japão novamente como jornalista, conseguiu trabalho em um jornal, teve seu pequeno auge, que durou pouco, e novamente mais uma decadência.
A vida de Danilo foi, ou é, cheia de altos e baixos. E foi exatamente isso que me chamou atenção na leitura. Os altos e baixos e as histórias de vida que temos para contar.No livro, A Lista, de Cecelia Ahern ela fala: “Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar” e foi isso que me chamou atenção.
Danilo teve uma vida louca, conheceu pessoas famosas, se envolveu com tráfico e nunca perdeu o bom humor, e tão pouco deve vergonha de contar um pouco da sua história em um livro.
nada consta01
Nada Consta, é uma leitura despretensiosa, simples de ler, dessas leituras que a gente faz e tem a impressão que a pessoa está em nosso lado contanto pessoalmente suas façanhas.
Foi um livro interessante de ler. Um livro também que me chocou. Morar no Japão não é fácil, traficar é fácil em qualquer lugar do Mundo. Danilo narra alguns detalhes bem curioso tanto no Japão, como no Rio de Janeiro no quesito tráfico de drogas. O choque de realidade é bem grande. Embora que a gente saiba que as coisas são assim, quando você lê, ou escuta alguém falar soa bem diferente.
É um livro aconselhado para quem gosta de biografias num modo geral, mas é aconselhável também para todos que querem uma leitura diferente.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

17 comentários :

  1. Incrível a história de Danilo, livros de biografias geralmente trazem pra gente experiências, lições de vida,o Danilo ele sofreu muito muito mas também ele aprendeu muito, gostei muito do livro é realmente um livro diferente, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Amei a capa e parece ser muito legal não conhecia ainda mais fiquei muito curiosa e interessa em ler, obrigado pela dica !

    ResponderExcluir
  3. Oi Helana! Eu gostei muito da resenha e das imagens! Confesso que não conhecia o livro, mas achei bem interessante. É sempre bom ler uma história mais séria e real ás vezes e sair um pouco de tanta ficção, né? Parece ser um livro bem interessante e cheia de situações impressionantes. Já fiquei mais interessada por saber que parte da história se passa no Japão! Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. O livro parece bastante interessante. Também fiquei curiosa em ler por tudo o que ele passou e por ter morado em tantos lugares diferentes e até no Japão. A diferença de cultura é grande só entre estados aqui do brasil e ele contar como era também no Japão dá pra gente sentir como é viver em cada lugar desses.

    ResponderExcluir
  5. adorei! pela resenha dá para notar que é um livro bem diferente do convencional

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, não conhecia o autor e adorei conhecer um pouco da história dele, história de superação nos dão sempre um gás para seguir em frente e são inspirações incríveis! A capa do livro é lindíssima também! Amei muito !

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  7. Nossa, um livro com tão poucas páginas que parece guardar milhões de histórias e um turbilhão de momentos e sentimentos vividos por Danilo. Gostei da resenha. Acredito que deva ter bastante fluidez por você ter dito que parece que ele está ao seu lado contando a história. Parece chocante a vida mesmo de Danilo =( no abandono, no tráfico, no Japão... mas parece ser leve e engrandecedor. Fiquei curiosa sobre o que acontece ao final de tudo com Danilo! Vou atrás desse livro. É ótimo ver escritores nossos tendo espaço <3 Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Aí amei a resenha é pelo visto o livro é muito bom

    ResponderExcluir
  9. Ultimamente tenho procurado por livros assim, mais leves e curtos. Se tem algo que eu amo é quando eu pego um livro sem qualquer expectativa e acabo amando o conteúdo, é tão gratificante né?
    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  10. Já quero esse livro. Não conhecia mas, amei a resenha e já dei uma bisbilhotada nele na internet. Vou comprar.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  11. Gostei da dica... Não conhecia este livro, parece ser uma história interessante pois não deve ser fácil viver em locais com tráfico de drogas intenso e concordo com Cecilia Ahern: “Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar”. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Bem chocante a história dele! Vai valer a pena por ser curtinho ! Vou tentar baixar aqui ! Beijos linda

    ResponderExcluir
  13. Helana adorei a dica de leitura, já me aventurei em alguns livros que narram as histórias de vida de pessoas, recordo que as primeiras obras que li nesse estilo foram as bibliografias de Robert Pattinson e Taylor Lautner, por isso adorei ver um pouco da vida de Danilo, bem como suas experiências.
    Parabéns por seu blog. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca tinha ouvido falar de Danilo Nuha, mas eu não pude entender se era ficção ou isso aconteceu verdade na vida dele. Mas eu achei a premissa do livro ser legal. Este tipo de leitura parece ser um testemunho.Ele conseguiu se saindo muito bem nesse jogo da vida .Isso é muito bom, mas ele fez de tudo nessa vida, muito interessante esta leitura,bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi Helana, tudo bem?

    Sou uma dessas pessoas que adora ler uma boa biografia, não importando por quem ela sej escrita. Gosto de ver pelo que a pessoa passou em sua vida, o que teve de superar, quais foram os seus principais desafios. Gosto de entrar na vida da pessoa e sentir como se a conhecesse. Parece-me que o danilo tem muito a contar e até alertar. As coisas que ele passou na vida não são nada fáceis, então tudo no fim serve como aprendizadoe descoberta pessoal. Adorei a sua resenha e fiquei com vontade de ler a obra!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Uau,Livro de aventura não é meu tipo porém,Uau,História show e o livro é curto,embora não seja meu tema preferido achei bem bacana.

    ResponderExcluir
  17. Se tem uma coisa que gosto, é livro de biografia, sempre gosto de conhecer melhor a vida daquela pessoa! A diagramação desse livro parece ser linda, fiquei até animada com ele! Quando for em uma livraria, vou dar uma olhada para ver se acho ele.

    ResponderExcluir