Resenha: Meu Jeito Certo de Fazer tudo Errado, Klara Castanho e Luiza Trigo

01 abril 2017

Resenha de Livro
Hellou amores!
Acharam que eu ii deixa-los sem resenha? NOPS! Nóis demora um pouco, mas nóis posta.
O livro resenhado de hoje, é da Editora Arqueiro, é um livro bem adolescente, com uma narrativa muito gostosa! Mas, um livro que trás algumas discussões bem legais, paixão, ser aceito no grupo, responsabilidades, confiança… Assuntos que ás vezes geram um pouquinho de birra entre os mais novos.. Mas vamos lá… Quem nunca passou por por isso?
Vamos a resenha?
meu jeito certo de fazer tudo errado03

Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado Klara Castanho e Luiza Trigo

Em 2014, na Bienal do Livro de São Paulo, Klara Castanho foi pedir um autógrafo para Luiza Trigo, que estava lançando seu novo livro. Desse encontro nasceu uma amizade.
Um ano depois, inquieta e cheia de ideias, Klara pediu ajuda de Luiza com o conteúdo de um programa jovem de entrevistas que planejava fazer na internet, baseado no que via no dia a dia. Depois de trabalhar um pouco no que Klara havia escrito, Luiza sugeriu: “Que tal pegarmos esses textos e transformarmos em um livro?”. Klara adorou. Assim surgiu a história de Giovana, uma garota que acaba de se mudar com a família para São Paulo e que, de quebra, precisa encarar os dilemas da adolescência. Obedecer sempre aos pais controladores ou se aventurar em busca de independência? Ignorar suas convicções para andar com o grupinho popular do colégio, ou isolar-se com a amiga tímida e solitária? Viver um grande amor e perder o amigo, ou contentar-se com a friendzone?
O resultado disso tudo são situações e personagens coloridos e autênticos, já que suas dúvidas, erros e acertos foram inspirados nas vivências das próprias autoras. E isso mostra um pouco do motivo pelo qual elas compartilham a paixão pela leitura: com ficção podemos exprimir grandes verdades.
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416510
Ano: 2017
Páginas: 384
Meu Jeito Certo de Fazer tudo Errado, é um livro de capa divertida, o legal que depois que começa a ler entende porque aqueles pés na capa. A diagramação é bem bonita, divididos em 25 capítulos, o livro trás ilustrações em cada capítulos de objetos e roupas que lembram algo da protagonista, uma sacada muito boa para um livro bem jovem.



meu jeito certo de fazer tudo errado01
Giovanna, ou Nanna, acaba de se mudar para São Paulo! Apesar de amar a cidade, seu projeto de vida perfeito era terminar o colégio em sua cidade, Campinas e só depois se mudar para São Paulo e cursar Moda. Mas a vida de seus pais veio antes e acelerou o processo que para Nanna, não é legal.
Chegando em São Paulo, Nanna se depara com um apartamento pequeno, uma cidade grande a ser descoberta e um novo ano letivo numa nova escola.
Nanna é cheia de atitude, gosta de rock, de se vestir diferente, mas no fundo é uma menina sentimental e uma boa amiga.
No primeiro dia de aula, ela conhece Giselle, uma menina solitária que assim como ela adora ler, as duas viram amigas, mas o grupo de descolados da Manu chama atenção de Nanna e quer saber como é ser de uma turma como aquela. Nanna abre mãe da amizade com Giselle e se aventura em um montão de coisas durante o ano, descobre as dores do amor, as dores de um friendzone, as desconfianças dos pais, e um monte de novidades que fazem sua cabeça girar e repensar sua vida.
Quando solicitei esse livro, confesso que fiz pelo nome, eu tenho um fraco por títulos grandes e sim ele me chamou atenção. Nunca tinha lido nada da Luiza Trigo e devo dizer para vocês que a experiência foi gratificante.
Digo isso, porque o livro é muito atual. Nanna é uma adolescente em uma cidade nova, colégio novo que quer conhecer pessoas e para isso precisa ser aceita, qual adolescente não passou por isso.
meu jeito certo de fazer tudo errado02
Nanna é uma protagonista muito forte, dedicada e esperta, gostei muito dela, segurou a história do começo ao fim explorando bem os personagens secundários que além de fazerem seu papel na trama, desenvolveram histórias particulares com a protagonista.

Manu por exemplo, uma personagem que encucou minha cabeça o livro todo, apesar de saber que o papel dela não era ser uma boa menina, foi inteligente saber o motivo que levava ela a agir de tal forma.
Outra coisa que o livro trás e acredito ter sido bem interessante, foi amizade maravilhosa de Nanna e Henrique, amigo que ela faz no prédio que mora, completamente diferente que ela, Henrique é todo certinho, organizado e muito inteligente.
Confesso galera!!! Me apaixonei por todos os personagens

As questões de confiança foram bem questionadas no livro, a maneira que Nanna se envolvia mais com o grupo de amigos de Manu, muita coisa confusão acontecia na vida dela.  A relação dela com os pais, as atitudes que ela passou a ter e o modo como ela se via, foram bem debatidos no livro.
Meu Jeito Certo de Fazer tudo Errado, ainda trás outra coisa que adoro! Música, durante o livro Nanna compartilha o que gosta de escutar, inclusive já nas primeiras páginas somos presenteados com uma playlist maravilhosa Patti Smith, The Clash – sim ela tem bom gosto.
A parceria entre Klara e Luiza, deu mais que certo.
O livro é para um público bem mais jovem do que eu, hehehe, mas tenho certeza que que os mais velhos são se identificar com alguns melodramas dos personagens!
Que venha o próximo!
meu jeito certo de fazer tudo errado04
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara



Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

17 comentários :

  1. Oi Helana.

    Pela sua resenha os personagens são maravilhosos e conhecendo sua opinião a respeito do livro, eu fiquei com muita vontade de lê-lo. Mesmo não sendo publico alvo para ele.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Desconhecia a obra e de cara fiquei bem curiosa para fazer a leitura porque Nanna é uma personagem forte e que está passando por uma situação bem comum aos adolescentes que é ter que ser aceita em uma cidade nova, com novos amigos em uma escola desconhecida.
    As ilustrações dão um toque a mais e complementam a leitura. Fiquei intrigada para descobrir o porquê dos pés na capa.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  3. Ahh deve ser uma leitura bem gostosa né? Fiquei com vontade de ler e conhecer os personagens

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Confesso que já me considero velhinha para esse tipo de livro hahahaha, mas fico feliz que, mesmo não sendo muito para você, deu certo.
    Gostei da forma como você descreveu a personagem principal. Tenho certeza que o livro fará um enorme sucesso entre o público :D

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Owmm hoje mesmo li uma resenha dessa obra e assim como a sua foi bem positiva. A premissa é maravilhosa e mesmo que o publico alvo seja mais jovens acredito que vale a pena conferir essa leitura. Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena,
    Parece um desses livros gostosos, de ler em uma tacada só, o típico livro leve "cura ressaca" rs! Acho legal existirem livros nacionais que sejam fiéis a realidade dos adolescentes, porque isso os instiga para a leitura! Parabéns pela resenha.

    Sté
    Pipoca com Café

    ResponderExcluir
  7. Oi, Helana!
    Fiquei curiosa com esse livro por já ter lido outros dois da Luiza e ter gostado. Que bom saber, então, que a parceria com a Klara foi tão positiva! Realmente a leitura parece ser bem jovem, mas é legal para fugir de leituras mais densas de vez em quando, principalmente porque, no fim das contas, é como você disse, quem nunca passou por algo parecido? Nem que seja ao menos um pouco, rs. Já fiquei mais interessada na leitura, principalmente pela sua ressalva sobre todos os personagens serem bem desenvolvidos e terem mesmo suas próprias histórias em particular, valorizo autores que dão atenção aos secundários após os principais. Enfim, espero fazer a leitura assim que possível e gostar tanto quanto você!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  8. Oiii Helana
    Pela sua resenha percebi que os personagens tem personalidades fortes e isso de cara já me deixou bastante animada para realizar a leitura, com toda certeza irei ler futuramente e achei essa fofura esse arco-iris.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Parece ser um livro bem adolescente e gostoso de ler, confesso que mesmo com meus 22 anos, adoro ler livros para adolescente, principalmente se estou em uma ressaca daquelas.
    Obrigada pela dica, um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Helana, um livro com a cara e conteúdos que atingem em cheio os adolescentes, e que creio eu, está muito bom de ser lido. Não só a capa mas a diagramação está muito bonita. Gostei do livro, caso tenha oportunidade sou uma lida, mesmo já tendo passado desta fase há muito tempo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Mulher também nunca li nada da Luly, quase pedi ele também. Mas acho que vou começar por outro livro dela. Achei muito boa sua resenha, e adorei as fotos com os detalhes. Parabéns *-*

    ResponderExcluir
  12. Oi Helana!
    Eu sou apaixonada pela escrita da Lully! Tenho quase todos seus livros (falta esse e mais um) e até hoje não teve nenhum que eu não gostasse. A escrita simples, as histórias divertidas e bem jovens fazem com que eu me lembre daquela época tão boa da minha vida.
    Estou bem curiosa pra ler Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado, a história parece ser uma gracinha e sei que vou gostar demais! Achei os detalhes lindos, já tinha dado uma folheada na livraria. Agrada em cheio ao público mais novinho (e até mesmo às marmanjas como eu - hahahaha).
    Que bom que gostou da história. Fica aqui a dica pra conferir os outros livros da Lully, são ótimo. <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. OI Helena, já vi que é uma história bem adolescente pela capa e sua resenha confirma isso. EU adoro esse tipo de livro, que sempre trabalha questões atuais, mas achei esse bem leve e despretensioso. Acho que leria sim!!! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada das autoras nem conhecia o título, mas fiquei muito feliz em encontrar sua resenha pois estava a procura de algo assim para presentear minha priminha.
    Não estou muito por dentro de literatura teen, mas os temas abordados nesse livro parecem ser bem interessantes.
    Adorei a resenha e a dica!!
    Muito obrigado! Fico te devendo essa!! :D

    beijinho!!


    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá adorei conhecer essa obra...a começar pelo nome que é muito divertido, kkkk

    Adorei sua resenha, a obra parece ser bem legal

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá! Tenho visto comentários positivos sobre o livro, e acredito que deve ser uma leitura divertida. Achei muito boa sua resenha e ficaram fofas as fotos. Muito bom, vou anotar a indicação, bjoooooo

    ResponderExcluir