Resenha: O Cortiço, Aluísio Azevedo

22 maio 2017

Resenha de Livro
Oi gente tudo bem?
Hoje trouxe a resenha da obra O Cortiço, edição comentada que recebi da Panda Books. Acho que uma das coisas mais interessantes do livro foi o modo simples, direito e divertido dos comentários feitos na obra.
Foi uma experiência única ter lido.
o cortiço11

O Cortiço Aluísio Azevedo

Em algum momento da vida escolar, muitos estudantes brasileiros serão desafiados com a leitura do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Escrito em 1890, este clássico da literatura brasileira é considerado uma obra-prima do naturalismo. Por seguir o estilo linguístico vigente na época, o autor se vale de uma linguagem rebuscada, cheia de palavras difíceis, e isso acaba atrapalhando a leitura da garotada. E é exatamente para sanar esse problema que a Panda Books lança esta edição. O texto integral de Aluísio Azevedo vem acompanhado de explicações, links e notas informativas de Fátima Mesquita, que traduzem o português de antigamente para aquele que até o leitor mais preguiçoso é capaz de compreender.
Edição:
Editora: Panda Books
ISBN: 9788578886431
Ano: 2017
Páginas: 304
A Edição do livro O Cortiço da Panda Books, é uma edição leve, divertida. Um livro com cerca de 300 páginas, com 23 capítulos bem distribuidos, uma diagramação de encher os olhos.
O livro trás para o leitor comentários, com significado de palavras, significados curtos (tipo twitter sabe?), e também explicações longas que se diz respeito aos costumes da época, tudo muito bem colocado e gostoso de ler.
Esqueça os rodapés, essa edição abriu mão deles e usou uma narrativa mais moderna e adequada para os leitores de hoje.
o cortiço04
Na obra O Cortiço, publicada originalmente em 1890, Aluísio Azevedo nos trás a história de um Cortiço carioca, a história começa com João Romão que anos foi trabalhador e agora tem a oportunidade de fazer algo diferente. Se junta a negra Bertoleza , falsificando uma cara de alforria para ela, fazendo assim ela acreditar estar “livre”, dessa forma os dois começam um Cortiço chamado de São Romão, onde lá somos apresentados a diversas pessoas.
Casais, famílias, pessoas diferentes, com personalidades diversas e que gostam de uma boa briga e festa. O Cortiço é protagonista de muitos acontecimentos na vida das pessoas que ali moram.
Mas não fica por ai, um homem, Miranda, compra a casa ao lado do cortiço e acaba virando inimigo de Romão, por causa do barulho que vem do Cortiço.

 O Cortiço nos surpreende por ser um livro de linguagem fácil, apesar do ano que foi escrito Aluísio Azevedo escreveu uma obra simples, afinal de contas, os personagens que nele se encontram são pessoas simples, pobres, trabalhadores de comércio e construção, lavadeiras, gente que recebe apenas para o sustento.
o cortiço12
A obra é misto de detalhes, nela temos João Romão que trabalhou a vida toda e sente inveja do seu vizinho rico, é corrupto e quer crescer a qualquer custo. Temos também a exploração trabalhista, que naquela época era comum as pessoas aceitaram qualquer trabalho e dinheiro. A hierarquia das classes era algo muito visível na sociedade, assunto abordado de uma forma divertida e leve. Digo isso, pois O Cortiço de longe é um dramalhão mexicano, é um livro que tratada a sociedade brasileira tal como é, e com bom humor dos seus personagens até as cenas mais fortes são são boas de se ler. Meus amigos a realidade existe.

O Cortiço é muito mais que uma obra clássica, é uma obra que retrata uma sociedade dura e complicada de um jeito simples e ironicamente divertido.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

6 comentários :

  1. Nossa adorei esse livro! Não conhecia e achei super interessante esses comentários, ajuda muito quando não temos familiaridade com o linguajar e costumes da época. Valeu a dica! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Helana já tem uns bons anos que li este livro, e na época foi uma leitura mais complicada para mim,pois estava começando com os clássicos. É uma boa leitura, onde a sociedade é o foco a se refletir.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  3. Oii Helana, li esse livro a uns dois anos atrás e fiquei tão apaixonada que você nem imagina, agora me deu saudade dos personagens e preciso reler, eu li numa edição bem básica mesmo, está linda essa que tu tens.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Fiz a leitura a muitos anos para prestar vestibulares e não me lembro muito dos detalhes.
    Simplesmente fiquei encantada com essa edição, que é bem moderna e nos traz todas as informações necessárias ao entendimento da leitura de uma maneira muito agradável! Sem contar que mesmo escrito em outra época, consegue enquadrar alguns problemas que ainda hoje temos e nos são tão próximos.
    Dica mais do que anotada!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  5. Oie
    eu ainda não tomei vergonha na minha cara para ler esse livro mas preciso muito, tenho bastante interesse mas me falta a paciência shauhsahs muito legal sua resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti a um filme que foi feito baseado nesse livro e lembro que achei interessante a maneira como vários personagens aparecem.
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir