Resenha: @mor, Daniel Glattauer

15 julho 2017

Resenha de Livro

Por Elaine Moreira

@MOR Na minha lista de livros “diferentões”, @mor está presente, com destaque.

@mor, Daniel Glattauer

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.
Edição: 3
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581051246
Ano: 2013
Páginas: 188
Tradutor: Eduardo Simões
@amor-nova-capaPrimeiro: é de um escritor austríaco. Daniel Glattauer.
Segundo: A narrativa se dá toda através de e-mails. Apesar de que para as pessoas que eu emprestei, indiquei, forcei a ler, poucas curtiram a história, eu ameiii!


Como são e-mails, foi fácil me imaginar na história, era como se eu estivesse revendo meus e-mails antigos. Outro ponto, é que apesar de serem e-mails, a narrativa é profunda, poética, sem os vícios de linguagens da internet, cheio de gírias ou abreviações.
Tem também o fato de que eu sou uma desequilibrada em se tratando de relacionamentos (kkkkkk - cada K é uma lágrima) o que fez com que eu me identificasse muito com a Emmi. Ela é insegura, possessiva, mandona, ciumenta, indecisa, intensa, apaixonada. O Leo é estável, contido, parado, inseguro, nostálgico, apaixonado. Em meio a tantas emoções traduzidas em frases e mais frases eu pude perceber e entender o quanto aqueles sentimentos eram profundos, reais e assustadores. E foi isso que me “pegou” na leitura.

O fato de que tava na cara que não ia acabar bem, de que erro após erro, os dois insistiam e se machucavam, mas voltavam atrás porque o sentimento era real. Não vou dizer que era amor, não vou ser tão pretensiosa quanto o título.. Kkk… mas era paixão. E era forte. Pra mim, amor vem depois. Da convivência, do olho no olho, do respeito mútuo, da pele arrepiada pelo toque. No livro, faltava o olho no ano e o arrepio na pele, porque os dois nunca se viram. Tiveram medo.

Esse foi um dos pontos que fez com que meus amigos não gostassem da história. Para mim, foi o ponto chave. Esse medo que a gente tem de se arriscar. Quantas vezes amamos em silêncio, mesmo lado a lado. Quantas vezes não damos o próximo passo. Até o momento que o erro se torna irreversível. E é assim que o livro acaba. Me deixou exausta de tanto chorar ao final, com a sensação de que “eu” podia ter feito tantas coisas para ser diferente, podia ter escolhido outro caminho, dito outra coisa. Enfim. Deu pra perceber o quanto amei a história e o quanto me envolvi. O livro teve sequência e logo, logo sai a resenha dele tb.
Abraços, Com amor, Elaine.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Elaine Moreira
Sobre o Autor Beco da Leitura  https://www.facebook.com/blogbecodaleitura/

7 comentários :

  1. Oiii Elaine tudo bem?
    Eu fiquei apaixonada pela sua resenha menina, ter medo de se apaixonar e conhecer o diferente deve ser bem descrito e exposto na obra, por esse lado sei que seria uma ótima leitura para mim.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Gosto de história permeada por emails, mas na verdade foram poucas as que me conquistaram.
    Já li opinões bem divergentes sobre @mor, mas ainda assim estou disposta a ler quando tiver de oportunidade. O importante é cada um se encontrar na leitura, e está bem nítido que foi uma experiência válida pra você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Elaine! Adorei a sua resenha, rs. Não curto muito histórias de amor (nossa, eu devo ser muito chata, rs), mas adorei a resenha! Bem atual, né, essa temática envolvendo e-mails, internet, relacionamentos virtuais... na verdade, tendo em vista a quantidade de relacionamentos que se iniciam assim hoje em dia é até estranho ver tão poucos livros tratando do assunto. Acho que deve ser uma ótima indicação para quem busca um romance pra ler! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Parece uma história interessante, mas não sei se gosto muito de histórias contadas por e-mails... Talvez eu dê uma chance!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Hey!
    Que livro interessante, ainda não li nada com e-mails na trama, achei bem diferente. Concordo com você quando diz que a paixão vem primeiro e que o amor vem depois de um tempo, com a convivência, e sintonia, acredito até que amar é uma escolha...
    Dica muito interessante, vou pesquisar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas é muito o meu perfil de leitora e claro que já anotei a dica e espero ler o mais breve possível!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Elaine, tudo bom contigo?
    Eu amo histórias assim, fico ainda mais apaixonada pela leitura, achei bacana ter essa interface de e-mail e tals, fiquei bem interessada.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir