Cinema&Café: Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual

07 março 2019

Alexandre Tiago

Martin é um fóbico em processo de recuperação. Pouco a pouco, ele consegue sair do isolamento de seu apartamento e de sua realidade virtual. Ele é um web designer. Marina acabou de terminar um longo relacionamento. Sua cabeça é uma bagunça, assim como o apartamento onde ela se refugia. Martin e Marina vivem no mesmo quarteirão, mas ainda que seus caminhos se cruzem eles não chegam a se encontrar. Eles caminham através dos mesmos lugares, mas não percebem um ao outro. Como podem se reunir em uma cidade com três milhões de pessoas? Eles vivem no centro de Buenos Aires, a metrópole que os une e também os separa.
Ano: 2011
País: Argentina e Espanha.
Diretor: Gustavo Taretto

Buenos Aires... Uma cidade grande como é Rio de Janeiro, Milão, Paris, São Paulo, Nova York, Tóquio, Londres, Barcelona, Sydney, Berlim e tantas outras espalhadas pelo mundo onde há muita gente morando em prédios, grandes outdoors, muitas coisas culturais, muita movimentação, muitas tecnologias e etc. Mas e relação entre as pessoas? Como conhecer alguém seja para ter uma amizade ou um relacionamento amoroso? Como que as tecnologias agem diante dessas cidades e das pessoas que vivem nelas?

É nessa e outras perguntas que se desenvolve o filme "Medianeras: Buenos Aires na era do amor virtual" onde estamos diante da bela cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, onde temos os protagonistas do filme Marina e Martin nos apresentam as suas vivências em Buenos Aires e as pessoas que se relacionam ao mesmo que eles se encontram e desencontraram nas vizinhança, nas ruas e em vários locais da cidade.



Zygmunt Bauman sociólogo, filósofo e escritor polonês disse uma vez que "Vivemos em tempos líquidos. Nada é para durar." E percebemos isso ao vermos a virtualização e superficialidade dos relacionamentos em que os protagonistas passam durante o filme a ponto de nos perguntar o amor verdadeiro acabou? O egocentrismo é o ponto central? Não existe mais amor romântico?
O que posso dizer que "Medianeras: Buenos Aires na era do amor virtual" é um dos meus filmes favoritos onde ele faz uma grande conexão com a realidade ao nos mostrar a imperficialidade humana e a realidade na sua forma mais crua mas ainda assim de encher os olhos com momentos divertidos, emocionantes e até românticos onde diante da falta de empatia e demonstração de sentimentos a vida é uma caixa de supresas e Martin e Marina nos mostram isso tudo o que faz desse filme argentino ser espetacular, grandioso, bem atuado, bem filmado, bem aclamado e com excelente trilha sonora o que mostra que apesar dos pesares temos que encarar a realidade, para que ela tanto a vida, sejam boas e que se tenha dela vivências prazerosas, marcantes, aprendizadas e inesquecíveis.

Recomendo à assistirem esse excelente filme. P.S.: Tem ele disponível de graça no YouTube.
E vocês já assistiram "Medianeras: Buenos Aires na era do amor virtual"? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/} mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

5 comentários :

  1. Oi!

    Tudo bom Alexandre?

    Esse é um dos filmes que ainda não assisti, mas confesso que ele trás uma reflexão muito legal para a contemporaneidade. Não saberia responder os seus questionamentos presentes no texto, mas posso afirmar que o egocentrismo está presente nas pessoas e que na atualidade relacionamentos e "amores" são trocados na "velocidade da luz". Embora, tenha me interessado pela obra cinematográfica não sei se assistiria no momento. Porém, dica anotada! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adorei a proposta do filme de mostrar como podemos estar em grandes distâncias um do outro, vivendo na mesma cidade, e no mesmo quarteirão. É uma crítica muito real e importante, e não ao fato dos protagonistas terem cada um a sua dificuldade, mas sim em como pensamos estar rodeados de gente, porém sozinhos. Adorei a dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  3. Que dica top. Eu adoro o cinema argentino e acho que vou amar muito essa produção. valeu pela dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia esse filme mas achei bem interessante a abordagem e o fato de trazer um questionamento bacana em como somos dentro de um sociedade e de quantas pessoas passam pela gente todos os dias e não nos damos conta, assim como algumas são solitárias, outras são imprescindíveis no nosso convívio.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexandre!!!
    Interessante que muitas vezes deixamos de nos relacionar com as pessoas atualmente, pois estamos cercado dessas tecnologias.
    É interessante que enquanto lia a resenha a primeira coisa que me veio foi aquela história, às vezes o amor está bem em nossa frente e não vemos, às vezes é aquela pessoa passando na rua e não damos a devida atenção.
    Gostei da dica!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir