
Alexandre Tiago
Em outubro de 2019, Fernanda Montenegro que é uma das maiores e melhores atrizes brasileiras de todos os tempos, completa 90 anos de idade. Em homenagem à essa atriz que gosto muito, vou compartilhar com vocês a minha resenha do filme "Central do Brasil", um dos filmes brasileiros preferidos. Vamos conferir?O filme "Central do Brasil" conta a história de Dora(interpretada por Fernanda Montenegro) que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais, ela decide ajudar um menino(interpretado por Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.Central do Brasil.
Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve - as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.
Direção: Walter Salles
Elenco: Fernanda Montenegro, Vinicius de Oliveira, Marília Pêra
Ano: 1998
"Central do Brasil" é um filme emocionante do início ao fim com uma história de dois personagens que nos transformam pela sua simplicidade. E é nesse contexto dos personagens que embarcamos numa viagem cheia de emoções que é uma declaração de amor às coisas boas da vida e nos cativa para a empatia e transformação de vida ao nos nos fazer refletir sobre a vida.
Isso porque ao embarcarem em busca do pai cheia de dificuldades e aventuras, Dora e Josué constroem um laço afetivo muito forte e emocionante mostrando que apesar de as coisas não estarem boas, os dias melhores chegarão deixando de lado as amarguras e as tristezas nos ensinando para nós que assistimos o filme o verdadeiro lado bom que a vida proporciona com sua humanização, seu amor e sua bondade nos detalhes, nas coisas e nas pessoas que atravessam nossa vida com suas histórias, seus sonhos e seus sentimentos.
O filme é bem feito, bem produzido, mostrou bem o contexto social do país da época e mereceu uma indicação merecida ao Oscar de 1999. Uma pena que a estatueta não pôde ter sido compartilhada com o belíssimo filme italiano "A Vida É Bela" na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Vi e recomendo à todos assistirem "Central do Brasil". E vocês, já assistiram ao filme? Comentem!
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte. |
Ooi,
ResponderExcluirFoi só recentemente que eu fiquei sabendo mesmo sobre esse filme! Tenho muita vontade de assistir e tenho certeza que é muito bem feito e parece ser super emocionante. Gostei do post, me deu vontade de assistir!
Beijos
Nossa! Parece um filme incrível! Só o trailer já me deixou encantada! Essa atriz é maravilhosa e fico me perguntando como nunca soube da existência desse filme! Claro que agora desejo muito assistir. Estou realmente precisando de histórias que mostrem o que importa na vida, as coisas simples, as coisas boas. O mundo anda tão corrido e tão triste que não sei como suportaria tudo sem o alívio das histórias boas, das histórias que nos dão esperança.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirAinda não assisti esse filme, mais é muito comentado que é um dos filmes que mais marcou a carreia de Fernanda. Fiquei curiosa agora sobre a trama, vou deixar anotado a dica, parabéns pela resenha e pelo post, adorei saber mais sobre o enredo. Abraços!
Olá!!!
ResponderExcluirEu nunca tinha visto nada falando so filme, apesar de já ter ouvido falar dele.
Achei a história super emocionante e a Fernanda Montenegro realmente é uma das nossas maiores atrizes.
Adorei realmente a resenha e uma pena realmente o Oscar não ter vindo para cá.
lereliterario.blogspot.com
Central do Brasil está entre os meus 3 filmes favoritos da vida e tenho muito orgulho dele ser brasileiro e ser tudo o que você descreveu acima, sobretudo, sensível. Amei o filme e morri de vontade de ver novamente.
ResponderExcluirBeijos