Crônicas e Desabafos: Livrarias e acesso a Cultura no Brasil

13 dezembro 2019


Por Alexandre Tiago

Olá a todos! No dia 6 de dezembro de 2019, li uma notícia na Folha de São Paulo, que me deixou triste: "Apenas 17,7% das cidades brasileiras têm livrarias, aponta estudo do IBGE." Eu como leitor, colecionador e pessoa que proporciona o influenciamento do acesso à cultura me deixa triste porque para mim a literatura brasileira assim como é as literaturas europeia e latino-americana,  que eu também amo, é rica em excelentes livros e escritores sejam eles clássicos ou contemporâneos. Acontece que temos, na minha opinião, fazer cada vez mais que as pessoas tenham acesso à cultura pois de acordo com o próprio IBGE nessa pesquisa, infelizmente poucos tem acesso à cultura no Brasil.

MATÉRIA: FOLHA



E para isso devemos mostrar para as escolas que elas devem mostrar desde cedo  as crianças o incentivo à leitura. Além mostrar a riqueza musical que temos pois temos excelentes artistas em gêneros musicais como MPB, Samba, Rock, Jazz, Manguebeat, Bossa Nova, Folk, Soul, Forró e muitos outros;  mostrar que o cinema nacional possui grandes e excelentes filmes isso porque em 2019 a Ancine (Agência Nacional do Cinema) retirou divulgação de filmes brasileiros de sua sede e site; mostrar que há excelentes pintores brasileiros pois o Museu Dom João VI mostra  pinturas e esculturas de artistas nacionais.

MATÉRIA: PUBLISHNEWS
A cultura brasileira é rica e devemos além de mostrar as escolas isso, devemos também fazer nossa parte em exaltar a arte e a cultura brasileira pois se não fazermos o acesso à cultura no Brasil continuará baixo, o número de livraria continuará pequeno, o número de pessoas que lêem livros é resumido, o número de pessoas de vão à museu e cinema é curto.
Desde que aconteceu o incêndio no Museu Nacional em 2018 venho falando sobre democratizar o acesso à cultura no Brasil e essa notícia comprova isso. Precisamos fazer um urgente acesso acessível e amplo à cultura no Brasil com democracia.

MATÉRIA: FOLHA PE
O que podemos fazer para mudar essa realidade triste para no futuro o Brasil se orgulhar da sua cultura e repassar ela em todo território e também pelo mundo? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


10 comentários :

  1. Oiii,

    É muito complicado os acessos a livrarias, porque tudo deixa os livros nelas mais caros: aluguel, água, luz, funcionários, fora o próprio valor de aquisição dos livros em si, e aí tudo se reverte para o produto final. Daí um livro que na Amazon, por exemplo, a gente compra por 21,00 na livraria ele sai a 40,00 e aí acaba desanimando o leitor de comprar, e por consequência as livrarias acabam não conseguindo seguir em frente. Mas o pior mesmo é a falta de apoio e fomento à cultura, porque se o apoio fosse maior, as pessoas iriam consumir em todos os espaços. Adorei a reportagem, é sempre importante destacar estes temas para que possamos ajudar a divulgação dos livros.

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser angolano, eu amo muito seu país e vossa cultura brasileira,amei seu posst.... Abraços

    ResponderExcluir
  3. Realmente o mercado literário no Brasil não tem nenhum incentivo... e com o país ainda em crise, vão cortando os gastos logo nesse aspecto.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  4. Compartilhamos da mesma tristeza de ver que o país carece de livrarias.Na cidade que moro não existe livrarias então busco na capital Belém/PA,propriamente dizendo nos shoppings onde ainda encontro bons títulos diga-se,mas que apesar de serem livrarias "tops" infelizmente não abrangem os escritores locais,esses normalmente divulgam suas obras nas redes para atrair algum público...penso que uma política de governo que incentivasse as livrarias pudessem sanar essa carência no país e nós os bons leitores finalmente pudêssemos ser beneficiados.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que com o avanço da Tecnologia e tudo mais, não tenha tantas livrarias e tal.
    Amei seu post.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Mas temos que levar em consideração que um povo sem cultura acessível é um povo que pouco pensa por si só. É interessante para nossos governantes um povo que seja facilmente influenciável. O acesso a cultura é para poucos porque a maioria é massa de manobra. Sim muito triste esses dados, mas mais triste ainda é a falta de políticas públicas de incentivo real à cultura.

    ResponderExcluir
  7. Olá

    O brasileiro não sabe nem o que é ser brasileiro e por isso vai se perdendo em meio as culturas estrangeiras e muitas vezes apenas se alimentando do cinema da TV ABERTA. Desigualdades sociais e uma educação arcaica contribuem muito para esses dados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Alexandre,

    Infelizmente isso é uma realidade triste, eu sou Bibliotecária, e até mesmo Bibliotecas públicas a maioria dos estados não tem, é a realidade o governo não se importa com cultura e lazer, se importa apenas com o dinheiro que entra e projetos que financie isso. Se todos os municípios tivesse pelo menos Biblioteca, já seria uma avanço para a sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Uma pena que existam poucas livrarias, mas com a era digital acredito que esse número não deva aumentar, pois hoje o acesso a literatura é muito mais fácil e rápido, e também é mais dispendioso comprar um livro numa livraria física do que comprar em um e-commerce ou até mesmo dar oportunidade a um e-book.
    Amo livrarias e a experiência de sair de um estabelecimento com uma nova obra adquirida, todavia as vezes não compensa.
    Ademais, acredito que o que pode causar um reflexo direto nesses números são os incentivos a leitura. Acredito que toda criança deva ser estimulada a ler ainda quando criança para que no futuro possa ser um consumidor desse tipo de serviço.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Notícias assim me deixa muito, mas muito triste! Mas sei também que esta é a grande realidade do nosso país. Na minha cidade, por exemplo, não existe livraria. Isso se repete em pelo menos dez cidades que ficam ao redor da minha. Aqui temos biblioteca pública, mas nas cidades próximas essa opção também não existe e essas pessoas não são autorizadas a pegar livros na minha cidade, por exemplo.
    A verdade é que nenhum governo quer um povo com livre acesso a cultura. A cultura, o conhecimento, cria pensamento crítico, ensina a pensar.
    Enfim! A solução da ausência de democratização da cultura é algo a se pensar.
    Beijos!

    ResponderExcluir