Resenha: Essa Gente, Chico Buarque

19 março 2020

Por Alexandre Tiago

"Mundo mundo vasto mundo

Se eu me chamasse Raimundo

Seria uma rima, não seria uma solução

Mundo mundo vasto mundo

Mais vasto é meu coração."

Olá a todos! Iniciando a resenha literária de hoje com um trecho de "Poema das Sete Faces" do Carlos Drummond de Andrade que é um dos meus poetas favoritos porque o livro de hoje é o encontro da face escritor com a face compositor do genial artista brasileiro Chico Buarque cujo livro é o seu recente romance "Essa Gente". Vamos conferir?

Essa Gente Chico Buarque

Um escritor decadente enfrenta uma crise financeira e afetiva enquanto o Rio de Janeiro colapsa à sua volta. Tragicomédia urgente, o novo romance de Chico Buarque é a primeira obra literária de vulto a encarar o Brasil do agora.
Há alguns pontos de contato entre Chico Buarque e o protagonista de Essa gente, seu primeiro livro após a consagração do prêmio Camões. O escritor Manuel Duarte tem esse sobrenome de perfil vocálico idêntico, e gosta de bater perna nos arredores do Leblon. Contudo, o leitor logo descobre que isso conduz a um dos muitos becos sem saída da trama.
Autor de um romance histórico que se tornou best-seller nos anos 1990, Duarte passa por um deserto criativo e emocional, tendo por pano de fundo um Rio de Janeiro que sangra e estrebucha sob o flagelo de feridas sociais finalmente supuradas, ostensivas.
Com estrutura de diário, a reflexão sobre a linguagem ― marca da ficção buarquiana ― parte agora do apontamento rápido, artimanha para auxiliar a memória quando for possível dar sentido ao tumulto do presente. Ao seu melhor estilo, Chico Buarque borra as fronteiras entre vida, imaginação, sonho e delírio, e constrói uma narrativa engenhosa, em cujas entrelinhas se descortinam as contradições de um país fraturado.
"O livro "Essa Gente" do Chico Buarque nos apresenta um escritor decadente que enfrenta uma crise financeira e afetiva enquanto o Rio de Janeiro colapsa à sua volta. Tragicomédia urgente, o novo romance de Chico Buarque é a primeira obra literária de vulto a encarar o Brasil do agora."


O livro é muito bom e necessário! É muito bom porque tem construção bem feita de Duarte um escritor decadente que é protagonista do livro. E é necessário pois ele é uma grande crítica social atual do Brasil. Isso porque o livro possui pequenos capítulos em forma de prosa literária como se tivessem extraídos de um diário o que permite com certa facilidade nas idas e vindas na história com narrativa dinâmica e rico vocabulário de palavras.

Cada capítulo é uma história que se entrelaça é composto pela afeição das faces de escritor e compositor de Chico Buarque em uma história que é uma excelente analise e reflexão do Brasil através das relações humanas com suas hipocrisias, preconceitos, mazelas e indiferenças com tom áspero e crítico onde a escolha da cidade do Rio de Janeiro como o cenário do livro é perfeito para demonstrar essas diferenças que acontecem pelo país desde incitação à violência e absurdos das elites até a pobreza tudo isso pelos olhos e sentimentos do personagem Duarte e pelas pessoas que rodeiam a sua vida.

Li e recomendo à todos lerem esse excelente livro que já virou um dos meus favoritos do Chico Buarque! E vocês, já leram o livro "Essa Gente"? Gostam de Chico Buarque também? Comentem! Vamos conversar!

Trecho do livro "Essa Gente" do Chico Buarque: "Sei que às vezes o mar acorda manchado de preto ou de um marrom espumoso, umas sombras que se alastram do pé da montanha até a praia. Sei dos meninos da favela que mergulham e se esbaldam no esgoto do canal que liga o mar à lagoa. Sei que na lagoa os peixes morrem asfixiados e seus miasmas penetram nos clubes exclusivos, nos palácios suspensos e nas narinas do prefeito. Não preciso ver para saber que pessoas se jogam de viadutos, que urubus estão à espreita, que no morro a polícia atira para matar. Apesar de tudo, assim como venero a mulher incauta que me deu à luz, estarei condenado a amar e cantar a cidade onde nasci."

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube

Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog.estante.artistica" {https://www.instagram.com/blog.estante.artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

Um comentário :

  1. Olha, ainda não tinha visto falar desse livro, mas pelo que descreveu, parece ser uma ótima história. Vou ver se consigo comprar.

    ResponderExcluir