Resenha: O Perseguidor, Júlio Cortázar

26 março 2020

Por Alexandre Tiago

"Invejo Johnny, esse Johnny do outro lado, sem que ninguém saiba exatamente o que é esse outro lado. Invejo tudo menos a sua dor, coisa que ninguém deixará de compreender, mas mesmo em sua dor deve haver o vislumbre de algo que me é negado. Invejo Johnny e ao mesmo tempo me dá raiva que esteja se destruindo pelo mau emprego dos seus dons, pela estúpida acumulação de insensatez que a pressão da sua vida requer."
Olá a todos! Em abril, mais precisamente, em 30 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Jazz. O jazz para quem não sabe, é um dos meus gêneros musicais favoritos! Em homenagem à esse gênero musical que eu gosto muito, a resenha do livro de hoje é envolta desse gênero musical. O livro é "O Perseguidor" do escritor argentino Júlio Cortázar. Vamos conferir?

O Perseguidor Julio Cortázar

O perseguidor' é um exemplo da relação da obra de Julio Cortázar com o jazz. Inspirado pelo saxofonista Charlie Parker, o conto foi publicado pela primeira vez em 1959, no livro 'As armas secretas'. Esta edição, traduzida pelo poeta Sebastião Uchoa Leite tem um caráter autoral e traz ilustrações do quadrinista argentino José Muñoz. 'O perseguidor' aborda a relação entre o crítico Bruno e o músico Johnny Carter. Uma amizade marcada pela tensão entre o artista, instável e atormentado, e o crítico, que pretende compreender sua obra e apresentar sua relevância ao grande público.
ISBN-10: 8540502259
Ano: 2012 / Páginas: 96
Idioma: português
Editora: Cosac Naify
"O perseguidor" é um exemplo da relação da obra de Julio Cortázar com o jazz. Inspirado pelo saxofonista Charlie Parker, o conto foi publicado pela primeira vez em 1959, no livro "As armas secretas". 'Ele aborda a relação entre o crítico Bruno e o músico Johnny Carter. Uma amizade marcada pela tensão entre o artista, instável e atormentado, e o crítico, que pretende compreender sua obra e apresentar sua relevância ao grande público.

Eu gosto muito dessa história! Digo isso porque ele é uma declaração de amor ao gênero musical jazz onde ele me fez lembrar do Miles Davis e do John Coltrane que são dois dos meus ídolos no jazz, a diferença é que Miles é trompetista e John Coltrane é saxofonista assim como é Johnny Carter. Além disso, a história é bem narrada e que faz você adentrar dentro da história que faz te mostrar amigos verdadeiros são importantes sempre nas nossas vidas e é através da amizade que Bruno quer que Carter consiga sua fama conquistada no jazz através do seu talento.

Eu li pela primeira vez esse conto no livro "A Autoestrada do Sul e Outras Histórias" feito pela L&PM e reli ele na bonita edição da editora Cosac Naify onde ambas são bem feitas e te fazem conhecer o jazz se você não conhece e te apaixonar ainda mais pelo jazz se você gosta do gênero musical.

E já que falei em Miles Davis e John Coltrane, apresento à vocês "So What" uma das melhores músicas do maravilhoso álbum musical "Kind of Blue" um dos melhores álbuns musicais da história do jazz

Li e recomendo à todos lerem esse excelente livro! E vocês, gostam de jazz também? Já leram "O Perseguidor"? Comentem!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog.estante.artistica" {https://www.instagram.com/blog.estante.artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

10 comentários :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir