Resenha: O Conto da Aia, Margaret Atwood.

08 outubro 2020

Por Alexandre Tiago.

"Nenhuma esperança. Sei onde estou, e que sou, e que dia é hoje.. Esses são os testes, e estou sã. A sanidade é um bem valioso; eu a guardo escondida como as pessoas antigamente escondiam dinheiro. Economizo sanidade, de maneira a vir a ter o suficiente, quando a hora chegar."

Olá a todos! Antes de começar essa resenha gostaria de perguntar uma coisa à vocês: O que vocês fariam se da noite vocês perdessem seus direitos como cidadão nesse mundo que vivemos? É através desse questionamento que apresento à vocês a aguardada resenha do livro "O Conto da Aia" da escritora canadense Margaret Atwood. Espero que gostem. Vamos conferir?

O Conto da Aia

The Handmaid’s Tale

Margaret Atwood

Escrito em 1985, o romance distópico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, o a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump. Em meio a todo este burburinho, O conto da aia volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista Laurindo Feliciano.
Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 8532520669
Ano: 2017
Páginas: 368
Tradutor: Ana Deiró


"O Conto da Aia" nos apresenta uma história  distópica que se passa em um futuro não muito distante onde os Estados Unidos se tornaram uma ditadura religiosa cristã, renomeada como Gilead onde a principal medida tomada por eles é pôr fim aos direitos das mulheres e dividir toda a população feminina em castas com papéis extremamente bem definidos. Onde há as inférteis que são educadoras ou fiscais do governo autoritário e as férteis que são chamadas de aias que são escravas e destinadas a ter bebês a famílias ricas. E é através de uma aia que conhecemos essa história.

Eu gostei muito dessa história por vários fatores. Ela nos mostra o quanto é necessário defender os direitos humanos, o quanto é necessário a democracia, o quanto ruim é preconceito e o quanto é péssimo o totalitarismo. A escrita forte e a narrativa envolvente de Margaret Atwood faz você ficar angustiado e faz você torcer para que as mulheres da história se livrem desse autoritarismo carregado de intolerância. Além disso, o livro faz você refletir muita coisa com a realidade como por exemplo a violência contra as mulheres, o fanatismo religioso onde ambos não podem ser aceitos pela sociedade.

Eu sou um humanista que gosta bastante de ficção científica e distopia e eu me surpreendi positivamente com esse rico e reflexivo livro. Portanto, digo que eu li e recomendo à todos lerem o excelente livro "O Conto da Aia" da Margaret Atwood que é ao mesmo tempo clássico e contemporâneo.

E vocês, já leram esse livro? Gostaram do livro? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @cultivandoasartes" {https://www.instagram.com/cultivandoasartes/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

Nenhum comentário :

Postar um comentário