Resenha de Livro: Fahrenheit 451, Ray Bradbury

01 dezembro 2020

Por Alexandre Tiago.

"Não sei. Temos tudo de que precisamos para ser felizes, mas não somos felizes. Alguma coisa está faltando. Olhei em volta. A única coisa que tive certeza que havia desaparecido eram os livros que queimei durante dez ou doze anos. Por isso, achei que os livros poderiam ajudar.  " 

Olá a todos! Se um dia perguntassem vocês: Que livros vocês gostariam de levar com você para sempre? Muitos, inclusive eu, iam falar todos os livros que temos. Mas tem um em especial, que não só levaria para sempre comigo, faria exaltar sua importância para leitores de toda a galáxia. E é esse livro que vou resenhar à vocês hoje que é "Fahrenheit 451" do Ray Bradbury, um dos meus livros favoritos. Vamos conferir?

Fahrenheit 451, Ray Bradbury

Escrito após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1953, Fahrenheit 451, de Ray Bradubury, revolucionou a literatura com um texto que condena não só a opressão anti-intelectual nazista, mas principalmente o cenário dos anos 1950, revelando sua apreensão numa sociedade opressiva e comandada pelo autoritarismo do mundo pós-guerra. Agora, o título de Bradbury, que morreu recentemente, em 6 de junho de 2012, ganhou nova edição pela Biblioteca Azul, selo de alta literatura e clássicos da Globo Livros, e atualização para a nova ortografia.
A singularidade da obra de Bradbury, se comparada a outras distopias, como Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, ou 1984, de George Orwell, é perceber uma forma muito mais sutil de totalitarismo, uma que não se liga somente aos regimes que tomaram conta da Europa em meados do século passado. Trata-se da “indústria cultural, a sociedade de consumo e seu corolário ético – a moral do senso comum”, segundo as palavras do jornalista Manuel da Costa Pinto, que assina o prefácio da obra. Graças a esta percepção, Fahrenheit 451 continua uma narrativa atual, alvo de estudos e reflexões constantes.
O livro descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre. A leitura deixou de ser meio para aquisição de conhecimento crítico e tornou-se tão instrumental quanto a vida dos cidadãos, suficiente apenas para que saibam ler manuais e operar aparelhos.
ISBN-10: 8525052248
Ano: 2012 / Páginas: 215
Idioma: português
Editora: Biblioteca Azul

Imagina você viver em uma sociedade onde os livros são proibidos e queimados? E quem faz isso são os bombeiros? É assim que é nos apresentado a história de Guy Montag. Sua profissão é atear fogo nos livros. Ele vive em um mundo onde as pessoas vivem em função das telas e a literatura está ameaçada de extinção, os livros são objetos proibidos, e seus portadores são considerados criminosos. Montag nunca questionou seu trabalho; vive uma vida comum e retorna ao final do dia para sua esposa e para a rotina do lar. Até que conhece Clarisse, uma jovem de comportamento suspeito, cheia de imaginação e boas histórias. Quando sua esposa entra em colapso mental e Clarisse desaparece, a vida de Montag nunca mais se torna a mesma.

Eu gosto bastante desse livro por vários motivos. Esse livro mostra a importância da leitura, da arte e da cultura na vida das pessoas onde seríamos seres alienados sem eles. Mostra também a importância existência da arte, da leitura e da cultura diante da realidade onde me faz lembrar de uma célebre frase do escritor filósofo alemão Frederich Nietzsche que é: "A arte existe para que a realidade não nos destrua". Além também a importância do pensamento livre e da valorização dos escritores e dos livros nas nossas vidas como leitores e cidadãos do mundo que vivemos.

"Fahrenheit 451" é uma história fascinante com ótima narrativa, uma história impactante e forte, personagens complexos e reflexões pertinentes que nos mostra sua atemporalidade pois ele já nasceu clássico e contemporâneo quando foi publicado originalmente em 1953 se tornando um dos maiores e melhores livros de ficção científica de todos os tempos. Li ele pela primeira vez na minha adolescência e nunca vou me esquecer desse livro. É um livro que quero levar para sempre comigo.

Li e recomendo à todos lerem o ótimo livro "Fahrenheit 451"! E vocês, já leram esse livro? Gostaram desse livro? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @cultivandoasartes" {https://www.instagram.com/cultivandoasartes/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

Nenhum comentário :

Postar um comentário