Cinco livros de Teatro para ler.

02 fevereiro 2016

Oi amores tudo bem?
O post de hoje não tem foto bonitinha de livro.
Depois que postei em meu facebook que Mein Kampf está na minha lista de 100 livros para ler antes de morrer, algumas pessoas me perguntaram quais outros livros estão, já que gosto de ler coisas diferentes sempre que possível.
Achei que seria interessante mostrar no blog esporadicamente livros dessa minha lista. Livros que quero ler e livros que já li!
Monto essa lista desde que tenho 17 anos. Teve um monte de livros que já li e tirei da lista, refiz ela umas 20 vezes já, ou seja se fosse para manter todos os livros que já foram trocados a lista seria imensa.
A primeira postagem dessa série vou mostrar cinco livros que quero muito ler de teatro, relacionados a artes cênicas, na qual não tive oportunidade de ler quando fiz faculdade. Espero que gostem, de verdade.

01- William Shakespeare – Teatro Completo

Para quem não sabe sou fascinada por Will, tanto que meu trabalho de conclusão de curso na faculdade foi em base na conspiração que William Shakespeare era na verdade um nobre.

Esta pequena coleção é quase uma raridade se encontrar os três livros para comprar. É um livro lindo com um pouco mais de 2.400 páginas. Todas as obras teatrais de William estão nele. Sou fascinada por ele desde que tinha 18 anos.
São três volumes:  Volume I – Tragédias. Volume II - Comédias - Peças Finais .Volume III - Dramas Históricos - Obras Líricas.

02- A Loucura de Isabella.


Outro livro tratando-se de teatro. Outra paixão minha, Commedia Dell’arte. A comédia de costumes como foi chamada, ou até “comédia pastelão” nos dias de hoje. Tem personagens muito característicos que ficaram famosos ao longo dos anos. Até filme existe sobre a trupi.
A Loucura de Isabella trás um pouco dessa Commedia, onde surgiu, o que se tornou e por ai vai.
O que é Commedia dell'Arte? É aquele fenômeno teatral nascido na Itália, que em seguida se espalhou pelo mundo todo, e que pode ser visto como a base do teatro moderno. Um teatro primordial fundamentado no gesto, na máscara e na improvisação. Não é tarefa simples desvelar os "segredos" esse tipo de teatro: muita confusão, tanto com relação às origens quanto com relação a seus desenvolvimentos. Ainda hoje são realizados estudos sobre esse fenômeno cujo auge de desenvolvimento se deu no século XVI; foi retomado pelos maiores diretores teatrais contemporâneos -especialmente os russos- alguns dos quais tiraram daí as bases das teorias sobre as técnicas do desenvolvimento corporal.

03- Teatro Completo de Nelson Rodrigues: Peças Psicológicas.

Tenho orgulho de dizer que dos livros “Teatro Completo” li três dessa coleção. Peças Psicológicas está na minha lista a muito tempo.
A obra teatral de Nelson Rodrigues é composta por 17 peças, escritas pelo dramaturgo ao longo de quase quarenta anos. A nova edição segue a divisão em núcleos temáticos da edição anterior: “Peças psicológicas” (volume 1), “Peças míticas” (volume 2) e “Tragédias cariocas” (volumes 3 e 4). Consagrados diretores de teatro que tiveram a experiência de levar para o palco as obsessões daquele que transformou o teatro brasileiro foram convidados para escrever a apresentação de cada volume. Luiz Arthur Nunes, Aderbal Freire-Filho, Marco Antônio Braz e Antonio Guedes enriquecem ainda mais esta nova edição do Teatro completo de Nelson Rodrigues. O volume 1 reúne as Peças Psicológicas de Nelson Rodrigues, com apresentação de Luiz Arthur Nunes. Nele, são apresentados os textos de “A mulher sem pecado”, “Vestido de noiva”, “Valsa nº 6”, “Viúva, porém honesta” e “Anti-Nelson Rodrigues”. O volume traz ainda textos complementares que ajudam a compreender o universo rodrigueano abordado nessas peças. Além de situar o leitor quanto ao momento histórico das primeiras montagens e do impacto que elas tiveram na cena teatral brasileira.

04- Victor Hugo: Uma Biografia.

Tenho orgulho de falar que li muitas obras de Victor Hugo. Das mais famosas pelo menos li todas elas. Mas pra mim o melhor dele é Do Grotesco e do Sublime. Um livro com umas 100 páginas e seria um prefácio de uma obra do autor e também uma obra voltada aos estudiosos de artes. Gosto muito porque tem quotes ótimos.
Mas nunca li uma biografia de Victor Hugo. E uma em questão quero muito ler.

05- Historia Mundial Do Teatro, Margot Berthold

Meu maior queridinho. Aqui em casa tenho pelo menos uns 40% desse livro em xerox hehehehe, usei ele muito (MUITOOO) na faculdade. Mas na época minha grana era mega curta para compra-lo.
Com mais de 400 ilustrações, este livro aborda o teatro primitivo, das civilizações islâmicas, indo-pacíficas, da China, do Japão, da Grécia, de Roma e Bizâncio; analisa a arte do palco da Idade Média, da Renascença e do Barroco; passa pela era da cidadania burguesa e do naturalismo até o presente, acompanhado de vasta bibliografia e de índice remissivo.
Estes são meus cinco livros de teatro que estão na minha lista de 100 livros para ler antes de morrer.
Eu sei que para muitos de vocês são leitoras bem diferentes e realmente são. Se for do interesse de você, posso trazer no blog dica de peças teatrais dos autores citados. É só deixar nos comentários, faço de bom agrado!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

31 comentários :

  1. Adorei sua publicação Helena, eu particularmente fiquei muito interessado nas obras de William Shakespeare e Victor Hugo. Nelson Rodrigues não gosto muito, e outros outros desconheço! www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, O'hara! São bem poucos os livros que conheço com um teor teatral, gostei bastante do conteúdo da postagem e anotei todas as dicas. William Shakespeare é um grande clássicos, sempre com obras magníficas. Mas, o que me me encantou mesmo foi A Loucura de Isabella, estou curioso.

    Resenha: A Agenda | arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu não sou muito ligada a teatro? Deve ser porque na minha cidade não existe essas coisas, então não tenho o hábito de apreciar e nem de ler peças... mas gostei das suas sugestões, embora eu acredite que não vá me arriscar a ler...
    De teatro só pretendo ler algo da Agatha Christie e da JK. Rowling.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito legal teu top 5, não li nenhum deles, mas devem ser ótimos!

    ResponderExcluir
  5. Oi. Excelente postagem, infelizmente, não tenho os livros A Loucura de Isabella e Historia Mundial Do Teatro, os outros eu li aprecio deveras.

    ResponderExcluir
  6. Oi Helana, sua linda, tudo bem
    Se você olhar o meu layout vai perceber que uma das minhas paixões é Shakespeare, em especial Megera Domável e Romeu e Julieta, mas gosto de todos as peças dele, elas são muito intensas, por isso da sua lista foi o que fez meus olhos brilharem. Sua postagem ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Helana, essebtipo de literatura não faz muito o meu perfil, mas achei interessante a biografia de Vitor Hugo, gostaria de ter a oportunidade de ler.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Parabéns pelas escolhas, dentre os seus gostos me identifico com alguns e outros nem tanto, e cá entre nós Shakespeare é o cara!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Helana!
    Amo teatro! Adoro assistir a peças e conhecer mais sobre essa arte, mas confesso que não gosto muito de ler as peças, tenho um pouco de dificuldade com a narrativa. Mas estou tentando mudar isso =D

    ResponderExcluir
  10. Olá Helena
    Nossa a minha leitura de peças realmente é bem pobre, eu gosto e tenho muita curiosidade com várias, mas acabo lendo outras coisas, preciso mudar isso, então anotei todas as dicas.
    Beijos.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ainda quero, muito, ler Nelson Rodrigues e mais obras de Shakespeare, ídolos! Os outros também parecem mega interessantes! :D Ah, teatro é tudo de bom, mexe com a gente, né? ^^
    Beijos, Min - www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir
  12. Olá meu bem,

    De todos eu já tentei ler o Willian, mas sem sucesso, mas quem sabe um dia eu não consiga não e mesmo?
    Adorei o post, bem diferente, parabéns. <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Achei muito legal seu post! Eu nunca tive vontade de ler livros escritos dessa forma, sempre tive receio. São todos clássicos, que já ouvi falar.
    Continue listando, achei muito interessante seu gosto!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  14. Oi

    Sabe que eu ainda não li nenhum desses?

    mas são todos conhecidos né? só não li de acomodada mesmo!

    ótimas dicas!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Eeeeta,que bom gosto ♡
    Quero ler tuuuuudo do Hugo, sou apaixonada pela escrita dele, apaixonada pelos personagens de Os miseráveis e ele foi um homem extremamente inteligente. Nossa, maravilhoso ♡♡♡♡
    Espero que consiga realizar todas as leituras e até me inspirou a criar minha própria lista!!!
    Um beijo ♡♡

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Eu gostei mais da biografia do Victor Hugo. Minha irmã tem um exemplar d'Os Miseráveis (de bolso) em francês! Super legal! Traz sim as dicas de peças, seu gosto é bem diferente do meu, assim, com seu blog, acabo sabendo de muitas coisas legais!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Faz post com dicas de peças sim! :D
    Adorei conhecer esses livros; alguns eu não tinha ouvido falar até agora. Fiquei interessada, principalmente, no Peças Psicológicas! Tudo que envolve psicologia, mesmo que minimamente, chama minha atenção :)
    Ótimo post!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oiiie,

    Adorei as dicas de peças, acredito que são a alma da dramaturgia. Aqui onde moro não tem teatro, o que é uma pena, pois adoraria assistir a de Shakespeare, tenho muita curiosidade.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  19. Oi Helana, muito bacana o seu top 5, mas eu confesso que não me interesso por esses livros de teatro, sabe? então eu não leria nenhum deles no momento, talvez mais para frente só.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá, apesar de ter achado o seu post muito interessante, eu não sou o público para livros assim. Acho que são boas leituras sim, mas não pra mim. Com certeza, os que gostam, vão amar suas dicas

    ResponderExcluir
  21. Esta é uma postagem bem interessante! Difícil ver alguém que se interesse por obras de não-ficção, ainda mais as que explicam as artes cênicas. Parecem ser livros ótimos, com um conteúdo maravilhoso para quem trabalha e curte. Ficou show!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  22. Oie
    nossa, belas dicas, bem diferentes e cultas, peças psiclogicas chamou minha atenção, parece ser uma leitura mega interessante

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Gostei das suas ideias e gostaria de opinar um livro, esse é livro teatro mesmo, O Rei da Vela de Oswaldo de Andrade. Acredito que seja um bom livro pra ler.

    Beijos
    http://devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Helana
    Confesso que esse tipo de leitura não me chama muito a atenção, mas tem um autor aí, o Victor Hugo, que possui ótimas obras (não que eu já as tenha lido, pelo menos não ainda) e que eu pretendo conhecer em breve, principalmente Os Miseráveis.
    Esse Main Kampf está dando o que falar, né?

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop Stuff

    ResponderExcluir
  25. Oi, ainda não li nenhuma dessas obras, e não tenho vontade de ler. Elas ainda não me conquistaram.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Helana, só li uma ou duas peças do Shakespeare, mas tenho vontade de ler tudo.
    As outras indicações não conhecia, mas vou dar uma olhada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito da sua lista, principalmente a biografia de Victor Hugo, muito boa mesmo, me surpreendeu, inclusive Nelson Rodrigues é fantásticooooo, tenho tanta coisa para ler que nem me lembrava mais dele, quero le-lo em breve.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  28. O problema dessas lista é que elas sã, de fato, muito extensas. E sempre fica algum livro de fora. Você parece gostar bastante de teatro. Adorei a sua lista. Já li alguns livros de Shakespeare, mas infelizmente não li a obra completa, embora isso faça parte do meu projeto de vida. Acho Nelson Rodrigues bem interessante também, e, por vezes, muito mal compreendido. Adorei as suas dicas!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Acredita que nunca foi numa peça de teatro 'de verdade?' a única que foi era de humor, no estilo dos barbixas.
    Mas gostei muito da sua lista, vou conferir algumas dicas pois penso que deve ser muito interessante ler essas obras, principalmente Shakespeare
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  30. já li O Mercador de Veneza e adoreiiii
    amei esse livros,nao conhecia alguns
    me interessei ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  31. Oie
    acho que nunca li nada de teatro mas parecem ser livros mega interessantes, se um dia criar interesse no gênero, espero ler essas dicas

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir