Review - Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex

05 fevereiro 2016

Oi amores tudo bem?
Ufa! Finalmente trouxe o review que tanto queria fazer. Holocausto Brasileiro.
Infelizmente eu falei, falei falei no vídeo e nada do que falei reflete o que o livro trás. Uma história triste e desafiadora para os pacientes da Colônia.

Holocausto Brasileiro

Vida, Genocídio e 60 Mil Mortes No Maior Hospício do Brasil.

Neste livro-reportagem fundamental, a premiada jornalista Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade.
Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Eram meninas grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento, homens e mulheres que haviam extraviado seus documentos. Alguns eram apenas tímidos. Pelo menos 33 eram crianças.
No vídeo não consegui falar nem metade do que gostaria.
Mas uma coisa importante acabou ficando de fora. Esqueci de mencionar que com ajuda de jornalistas competentes que entraram na Colônia várias vezes e com ajuda de profissionais da saúde foram fundamentais para as denúncias funcionarem do local. Aos poucos as pessoas foram descobrindo que o famosos “hospital” era na verdade um local desumano que não tenha condição alguma de viver.



Como mencionei no final, é impossível descrever o conteúdo descrito no livro. Por mais que você fale nos comentários “não é o tipo de livro que leio”, deveria SIM ser o tipo de livro quem todo brasileiro deveria ler. Saber um pouco mais da história do Brasil é fundamental para a gente saber um pouco de nós mesmo. Mesmo essa história não sendo bonitinha. Espero que gostem do vídeo ♥ Dúvida, tô aqui para tira-las.


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

23 comentários :

  1. Oi Helana,
    Esse é um livro que quero muito ler, já conheço um pouco dessa história por causa de um documentário que assisti e como você mesma falou é um livro que nós todos deveríamos ler, para refletir sobre muitas coisas, por exemplo como nós seres humanos conseguimos imprimir tanto ódio contra os de nossa própria espécie? E também mostra que a 'barbárie' não é exclusividade de uns ou de outros.
    É uma leitura que espero fazer ainda esse ano.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Helana, como está!

    Esse livro já está na lista das minhas próximas leituras, inclusive já baixei ele no meu kinkle e espero lê-lo em breve!!

    Deve ser um livro forte que particularmente eu adoro, porque retrata a realidade de uma acontecimento histórico. Há tempos atrás eu assisti uma reportagem sobre esse hospício e fiquei horrorizada com tamanha crueldade com as pessoas!!

    Mas acredito que esta história não esteja muito longe da nossa realidade - apesar do tempo - deve ter outros hospícios por aí nestas condições desumanas e degradantes!

    Um super bj
    Bom feriado!!!!


    Um bj
    Keyla Vilela Blog http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu leio livros desse gênero, mas esse eu não teria coragem de ler, eu não suportaria tanta maldade junta em um único livro. Eu vi um documentário sobre ele e chorei ao saber de tanta coisa inominável que passou no Colônia. Parabéns pelo vídeo!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que livro maravilhoso. Com certeza um livro para ser digerido com calma. Adorei a resenha!
    http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  5. oi flor, como você disse é mais do que uma leitura, é uma questão de cidadania e conhecer mais da história que de uma forma ou outra se impregna na gente nos dias atuais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Saber um muito da história do Brasil é fundamental a todos os brasileiros Lana.
    Olha sei como é dificuldade de resenhas um livro, sempre recorro prós vídeos. Ah barulhos e fatores externos são um charme hahahaha.
    Sobre o livro: as pessoas costumam culpar a colonização portuguesa por todos os problemas do país. Atualmente é só falta de afeição natural mesmo. Mas esse livro é incrível. É não, nunca li mas fiquei com muita vontade de ler. E nooooossa tô super curiosa pelos relatos cara

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu não consigo ler um livro tão forte, mas deve ser maravilhoso... pena que não tenho coragem :(
    Vou indicar ele para uma amiga e tenho certeza que ela vai amar.
    beijos
    Parabéns pela resenha em vídeo
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  8. Helana, eu sei que você tem razão, é o tipo de livro que todo mundo deveria ler. Estava super curiosa para saber a sua opinião sobre ele, mas a verdade é que continuo achando que não teria forças pra conhecer essa história, você mesma disse que é muito pesada e que as fotos e as informações são chocantes. Barbacena é famosa em Minas por causa desse hospício e das atrocidades cometidas nele.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Conhecia o livro, mas não sabia direito do que se tratava, agora lendo sua postagem e vendo o vídeo estou chocada, não sabia desse ocorrido e estou chocada. Com certeza vou querer ler esse livro agora. Muito triste que tenha sido realidade. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, mas não é um tipo de livro que eu leria, é mais um contexto histórico do que ocorreu no nosso país e ainda ocorre, bem interessante, mas não é dos meus preferidos.

    Beijos :*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oii,

    Acho tão legal quando você traz livros que são "fora da casinha" sabe?? Mas que são tão interessantes e que também abordam assuntos mais interessantes. Não que eu não goste dos outros gêneros, mas é bom sair da zona de conforto.

    Adorei a sua resenha e gostei da maneira como você fala do livro.
    Parabéns.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro, concordo quando vc fala que todos deveriam ler, para conhecer um pouco mais da história... pretendo ler o mais breve possível.. bj
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Helana!Uma aminha resenhou um outro livro da autora para o meu blog, porém, não li nenhum dela, mas suas resenhas estão me deixando cada vez mais curiosa. Tenho certa dificildade em ler este estilo de livro, mas sempre que posso dou uma chance, afinal, são muito importante para nós

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi

    Adoro os livros que tu trás. Nossa tuas leituras são maravilhosas....

    Eu li muito esse tipo de livro na faculdade mas dei uma parada no estilo....sinto saudades. Vou voltar a lê-los. ..

    Ótima resenha como sempre!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. OMG! Que post incrível, juro que me convenceu a ler esse livro. Amo histórias assim e acho que todos mesmo deveriam ler, afinal o tema é bem frequente.

    Abraços, http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi..
    você faz a diferença entre vários blogs, amando cada uma de suas leituras e resenhas.
    Sucesso!
    abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oi Helana, eu nunca li nada sobre o holocausto brasileiro, mas pelo seu vídeo esse é um livro que já entrou para a minha lista e estou precisando lê-lo urgentemente, parece maravilhoso e de um grande conteúdo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Helana! Primeiramente, queria dizer que já estava louca para ler este livro, exatamente por se tratar de parte da história do nosso país, uma parte muito dura, ainda por cima né. Eu normalmente penso que não tenho estômago para lidar com esses tipos de fato, mas eu quero mesmo dar uma lida (assim como quero conseguir ler mais sobre fatos de guerras e etc).

    Seu vídeo tirou minhas dúvidas sobre querer ler. Gostei muito dos seus comentários e só tornou tudo mais interessante. Triste, mas é aquele negócio, história a gente tem que saber para que não se repita (ou pelo menos para tentarmos fazer o possível para isso).

    Beijos!
    Hels, The Blue Blog

    ResponderExcluir
  19. Cada brasileiro deve conhecer a nossa história justamente pelo fato dela não ser bonitinha, afinal devemos conhecer o nosso passado para entender o nosso presente e não reproduzi-lo no futuro, nem nunca. Não to na vibe boa para ler algo tão “pesado”, por esses tempos vou ficar mais na ficção, mas já guardo esse título na minha lista de desejado quando quiser ler algo mais real.
    Beijão,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Helana
    Vou já procurar esse livro pra comprar. Como você disse, é um livro que TODOS deveriam ler. A história é muito chocante mesmo. Conhece a expressão "Trem de doido"? Não sei se é uma coisa mais restrita à MG, mas ela surgiu devido a esse trem que trazia essas pessoas para esse hospital. Enfim, quero conhecer mais a história desse "hospital". Confesso que não conhecia algumas informações, mesmo sendo de Barbacena.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
  21. Oi, Helena!

    Parabéns pelo post e pelo vídeo. É triste ver que uma coisa tão monstruosa tenha acontecido no nosso quintal. Concordo com você quando diz que todos deveriam ler esse livro e conhecer a nossa história.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  22. Oie,
    Não é um livro que eu normalmente pegaria para ler, maas, o assunto abordado nele, me chamou a atenção apesar de ser um pouco pesado. Anotei o nome, e vou procurar para comprar.
    Parabéns pelo vídeo ^^

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  23. Olá Helana, tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de desejados mas essa é a primeira resenha que leio ou melhor escuto dele, gosto de ler histórias assim, apesar de revoltante, mas precisamos saber toda a nossa história....ótimo vídeo resenha e dica...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir