Resenha: Sérgio Cabral - O Homem Que Queria Ser Rei

22 janeiro 2019


Oi Pessú, tudo bem?
Hoje trouxe para vocês a resenha de um livro que me chocou muito, pela história e os absurdos mostrados nele. Todos sabem quem é Sérgio Cabral, ele praticamente quebrou o Rio de Janeiro, desviou o que poderia e vivia num luxo bem duvidoso pelo salário que recebia.
É um livro-reportagem que conta a história do Politico corrupto minuciosamente.

Sérgio Cabral- O homem que queria ser rei


Hudson Corrêa

Sérgio Cabral Filho foi líder estudantil, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, senador, governador e chefe da organização que saqueou os cofres do Rio de Janeiro. Sempre ao lado da mulher, Adriana Ancelmo, a quem carinhosamente chamava de Riqueza, mais do que dinheiro fácil, ele queria uma vida de rei.
Conhecido pelo estilo de vida extravagante, comprava joias em dinheiro, usava o helicóptero oficial do governo até para levar o cachorro para a casa de praia nos fins de semana e vivia às farras em Paris – fato imortalizado na famigerada foto em que seus companheiros de viagem, entre os quais um dono de empreiteira e o então secretário de Saúde do Rio, posam com guardanapos amarrados à cabeça.
Mesmo num país já acostumado a tantos desvios de dinheiro público, a história de Sérgio Cabral consegue ser inédita e até chocante. Não há precedente de tamanha roubalheira, ganância e soberba. Seu esquema de propina adiantada – prática de que nunca se tivera notícia – lhe valia mesadas na casa dos 500 mil reais. Em 20 e poucos anos de carreira política, construiu um patrimônio invejável.
Mas a casa haveria de cair, e Cabral foi pego na malha fina da Operação Lava Jato. Preso desde novembro de 2016, o ex-governador do Rio de Janeiro cumpre uma sentença de mais de 180 anos de prisão e ainda será julgado por outros 17 processos. Incansável, está sempre em busca de regalias na prisão.
Edição: 1
Editora: Primeira Pessoa
ISBN: 9788568377246
Ano: 2018
Páginas: 240
Um livro publicado pela Primeira Pessoa em 2018, ele é um livro fino, com cerca de 220 páginas, algumas páginas com fotos da história de Sérgio Cabral. A capa estampa o rosto do politico.
Hudson Corrêa, escreveu um livro curto, mas com detalhes importantes da vida de Cabral, sem economizar em nada.



O jornalista já começa o livro falando das extravagancias do ex-Governador e de sua esposa Adriana, na qual chamava de Riqueza. Mas o que chama atenção é como ele virou a pessoa corrupta que roubou tanto dinheiro para beneficio próprio. Hudson faz questão de falar um pouco da vida do Politico para gente entender algumas coisas.
Sérgio Cabral, veio de uma família simples, não tinham grandezas, mas ele sonhava alto e já nos primeiros anos de politica deu indícios que seria corrupto, já desviou muito dinheiro na década de 90 e depois que empresas facilitaram o desvio foi mais fácil para ele.

O que mais me chocou durante a leitura, foi ver como a esposa dele Adriana é uma pessoa fria, calculista e que adorava as extravagancias do marido. Trava mal funcionários de lojas que ia e achava que era a rainha de tudo. Assim como Sérgio Cabral, ela veio de uma família simples, teve que trabalhar para pagar sua faculdade de Direito, abriu um escritório com o ex-marido e depois que se separou mantendo-se sócia do escritório, casou-se com Sérgio e raramente ia trabalhar.
Não era apenas Sérgio Cabral que viva da corrupção, sua esposa sabia usufruir dela muito bem. Abusavam de helicópteros e jatinhos do Governo para viagens simples, gastavam horrores com joias.

Ver como nossa Política é falha no Brasil nos deixa tão revoltados. E infelizmente não é todas as pessoas que conseguem enxergar isso de uma forma correta. A corrupção no Brasil é antiga e infelizmente as pessoas preferem culpar um único Governo do que a Política em em si. Sérgio Cabral é um exemplo disso.
Se gosta de Política e de um bom livro-reportagem vale a leitura.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

13 comentários :

  1. É aquela famosa frase: Para conhecer uma pessoa, dê poder a ela". Achoque muitas pessoas são honestas até chegar ao poder, depois disso elas se tornam assim. E ainda acreditam que são normais, que são certas.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito legais essas leituras que você de livros que mostram a situação política de nosso país. Lembro-me de quando você fez aquela sobre a Lava-Jato.
    Infelizmente, nossa política é podre, e o brasileiro não tem o costume de se informar, criticar, livros como esse são muito importantes e resenhas como a sua também!

    ResponderExcluir
  3. Realmente é mais fácil culpar um governo apenas do que admitir que todos que possuem certo tipo de poder são corruptos em algum momento. Não é muito meu tipo de leitura, mas achei o tema interessante e gostei muito de saber sua opinião.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helana!
    Menina, não sabia que o negócio foi mais embaixo com o Sérgio Cabral no Rio. Não é muito meu tipo de leitura, mas leria sim para me inteirar melhor do assunto.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. OI Helana!
    A vida dos brasileiros já é tão difícil que só de falar de política fico revoltada, não conhecia esse livro, mas no momento não gostaria de ler, pois saí de um agora falando de Adolf Hitler que já me chocou, mas vou deixar a dica anotada quem sabe mais para frente lerei. Gostei muito da sua resenha, me deixou curiosa em saber mais desse político que queria ser rei, parabéns. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bastante interessada. Nunca li nada parecido, e parece ser incrível!
    Vou anotar sua dica, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Esse não é exatamente meu tipo de leitura, mas eu fico feliz que tenha sido proveitosa para você e que tenha aprendido muitas coisas.

    ResponderExcluir
  8. O revoltante disso tudo é que não só ele, mas vários dos nossos políticos fazem estes roubos a luz do dia, porque é bem óbvio que ninguém consegue fazer o que eles faziam, ou mesmo criar o patrimônio que possuem, vivendo apenas do salário de oficialmente tinham. Mas é mais fácil pegar os otários na malha fina do que estes que saem molhando as mãos de um monte de corruptos como eles. Este tipo de político deveria ser condenado por assassinato, porque é isso que eles fazem quando roubam nosso dinheiro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Helena! Tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas confesso que não sei se é uma leitura que eu faria. Primeiro, porque eu não sou muito de ler não-ficção. Segundo, que eu não sei se tenho estômago para ler a história de pessoas tão sem caráter. Eu tenho nojo dos políticos brasileiros, ainda mais que a gente sabe que a corrupção não é de agora e muito menos está limitado a um partido. E quando a gente vê faltar verba para educação, segurança e saúde, enquanto políticos como esses vivem luxuosamente, a revolta é ainda maior.
    Enfim, vou passar a dica dessa vez, mas adorei a resenha e acho que deve ser uma leitura interessante, principalmente para quem quer se inteirar mais do assunto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu não iria conseguir realizar essa leitura por tamanha a indignação que me causaria. Principalmente por ser carioca. Acho que ainda levará muito tempo para nos recuperarmos das atrocidades cometidas por esse homem e todos que fizeram parte de seu governo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Eu sou meio avessa a políticos sabe? Acho que de uma forma ou de outra, todos acabam corrompidos pelo sistema, é duro dizer mas não sei se há políticos honestos em nosso país. E se houver, a lama da corrupção que assola o Brasil, deixa esses escondidos.
    Não conhecia esse livro, mas vou procurar pra ler, acompanhei a trajetória da prisão do Sergio e certamente vou adorar a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Olá Helana!!!
    Adorei a dica, pois é uma ótima forma de conhecer as verdades acerca de nosso país e não ficar omitindo acerca do que acontece nele de fato.
    A roubalheira do nosso país não é desde ontem e as pessoas preferem esquecer isso e culpar um ou outro governo.
    Parabéns por trazer mais história para conhecimento do público!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Eu apesar de não acompanhar a política carioca, pensava em minha ignorância que o político Sérgio Cabral Filho era bom para o estado do Rio, mas quando estourou a bomba e inúmeros escândalos políticos ganharam corpo na mídia é que fui ver o quão sujo ele é. O fato é que a corrupção e políticos corruptos são fatos intricados, enraizados em nossa história e dificilmente isso vai mudar. Só sei que o Sérgio Cabral pai deve estar revirando no túmulo, pois ele era considera íntegro pela classe de jornalista, um exemplo a seguir pelo comportamento que apresentava.
    Abraço!

    ResponderExcluir