Crônicas&Desabafos: Metas de Leituras são boas até que ponto?

11 janeiro 2020


Olá pessú tudo bem?
Vamos falar de leituras hoje? Claro que sim, levando em consideração que o blog 80% dele é literário.

Todos nós bons leitores curtimos uma meta, seja ela qual for: Ler mais clássicos. Ler mais livros cultos. Ler mais romance, ler livros diferentes. Ou simplesmente ler mais.
No geral a gente coloca metas para tentar supera-las, trabalhar em cima disso, melhorar em alguma coisa e se sentir bem em conseguir fazer algo bem feito.
Metas de leituras são de suma importância para a gente que ama um livro, vamos aos pontos:
- Nos ajudam a manter uma boa leitura.
- Nos ajudam a descobrir novos livros.
- Nos ajudam a melhorar o ritmo de leitura.
- Nos ajudam a organizar os livros.

Enfim, a lista é longa e foram apenas exemplos.
Mas eu pergunto para vocês: Até que ponto isso é saudável?
Veja bem, a era da internet, o que mais tem são pessoas querem se exibir com a quantidade de livros que leem, com a quantidade de páginas que se lê – como se a quantidade fosse melhor que a qualidade daquilo que se lê. Nós sabemos que qualidade sempre vem em primeiro lugar, mas na hora de mostrar o que você lê, a quantidade de páginas lidas é que importante.
Não deve ser assim.

Final do ano chega, começo do ano, podemos ver pipocando nas redes sociais compartilhamentos de leituras – aquela quantidade de páginas livros, os trocentos livros lidos em um ano e por ai vai. Quem mais pode numa guerra de egos imensa que é a internet.
Metas de leituras são incríveis, mas nos mostram também como o ser humano é fragilizado e necessita de aceitação alheia para se sentir bem!


No ano de 2019 – observei muito isso e percebi como teve pessoas que se sentiram mal por não lerem 20 mil páginas por ano – pego esse exemplo, pois vi uma pessoa compartilhando e os comentários da foto.
Minha quantidade de leitura de 2019 foi bem menor, não consegui me conectar com muitos livros, perdi o foco várias vezes. E mesmo assim tive uma meta de páginas considerável. Mas por respeito à aqueles que não conseguem ler a mesma quantidade que li – acabei deixando passar. E pasmem, não morri por isso e sou muito feliz em não compartilhar com ninguém.
Tenho minhas metas de leitura? Até tenho – mas não tenho neuras com isso. E você que lê esse post também não deve ter.

Então leia os livros que você consegue. Se não conseguir seguir sua meta – tá tudo bem. O importante é sentir orgulho do que você conseguiu fazer. Todos nós temos o nosso próprio tempo ♥
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube

Helana O'hara

Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites Artesanato em FeltroMídia Kit

10 comentários :

  1. Sou fanático à leitura, muito interessante este seu post, abraços...

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro ler, mesmo que esteja em falta. Leio no meu tempo, um capitulo por dia, ou até mesmo uma página. rsrs O importante é ler, não é?

    ResponderExcluir
  3. 2019 não foi um ano de muitas leituras pra mim, comparado com o que eu costumo ler por ano. Entrei na faculdade e foi uma loucura tentar conciliar tudo. Mas no fim, eu não me cobrei por não ter lido tanto, pois fiz ótimas leituras, e consegui me dar 100% aos estudos também. Acho que seu pensamento está certíssimo quando afirma que temos que ler o que conseguimos, ser se cobrar, e ter orgulho disso.

    Adorei a matéria. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Pois é! Tudo que perde o equilíbrio não é saudável. Eu gosto de meta para poder me organizar com as leituras que preciso fazer. Mas também fico abismada com pessoas que leram 200 livros por ano e acham pouco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena!!
    Eu não gosto de estipular metas pq primeiro parece que leio tudo sem absorver e segundo pq não quero ficar frustrada caso na bata a meta. Eu prefiro fazer boas leituras. As únicas que leio com um pouco mais de pressão são os livros de parceria. Ótimo post!!
    Bjs
    Adriana Cardoso
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Uma boa leitura é sempre bem vinda, mesmo que no ano de 2019 não me dediquei tanto a leitura, mas fiz o possível para conhecer novos livros e ler no mínimo 8 livros no ano é esse ano será mais que isso.

    ResponderExcluir
  7. Eu já desisti de fazer metas de leitura rsrs Acabo nunca cumprindo. Agora apenas me deixo levar com o que me agrada mais e se encaixa no meu tempo.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que 2019 foi fraco em termos de leitura para mim, no máximo li dois livros. Leitura é algo que realmente preciso melhorar esse ano e reservar um tempo para colocar as páginas em dia é importante tanto para aliviar as tensões do cotidiano. ótimo post.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Esse é um tema que permite muitas discussões. Para tudo na vida é importante determinar metas. Seja nos estudos, na vida particular, ou mesmo nas leituras. Acredito que quando colocamos metas diárias é mais fácil mensurar os resultados que alcançamos. O ser humano foi feito para evoluir e traçar metas faz parte disso. É bom perceber que estamos nos tornando melhor ao longo do tempo. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Oi Helana! Começo dizendo que adoro o ponto que você trouxe nesse post. Começo dizendo que eu amo metas literárias. Seja por quantidade - como costumo fazer -, ou sobre gêneros, autores etc etc. Nessa confusão de "egos", me incomoda um pouco a postura dos dois lados. Tem mesmo gente que se sempre hiper superior por ler 365 livros (dei uma exagerada haha), mas tem quem leia 10 e comece a dizer que só consegue ler isso, porque "trabalha". É uma coisa sem fim, quando devia sr algo pessoal. Até pra ser compartilhado, mas não como competição e sim como troca. Mas, o pessoa perde a mãe, infelizmente.
    Beijos https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir