Resenha: Abutre, Gil Scott-Heron

05 janeiro 2020

Por Alexandre Tiago

"Quando eu era jovem ensinaram-me que ser negro era ser inferior, ser algo indesejável. É lamentável que eu tenha levado tantos anos para ver o erro de tudo isso. Tenho esperanças de que todos os nossos jovens enxergarão a beleza de sua negritude e se posicionarão em sua defesa."
Olá a todos com a minha primeira resenha literária de 2020!
Estados Unidos, final dos anos 1960. Nesta época aconteceu muitas coisas no país como o movimento pelos direitos civis, discurso anti racista de Martin Luther King, movimento hippie e outros mas o livro da resenha de hoje envolve um movimento cultural negro norte-americano que teve o autor do livro Gil Scott-Heron como um dos grandes nomes do movimento que é o Blaxplotation. Vamos conferir?

Abutre Gil Scott Heron

A visão aguda do Gil apenas saído da adolescência está toda em Abutre. Narrado alternadamente por vários personagens, Gil - e a sua geração dilacerada - está em todos eles. Spade (seu nome hammetiano) é o durão da área, que acaba compactuando por comodismo com os negócios do tráfico. Seu contraponto é o adolescente Junior Jones, no fundo um medroso e tímido que se faz de valente.
Outro eixo é dado pelo irmão Tommy Hall, o Afro, militante de uma organização negra assombrado pela iminência da ação armada, e pelo ´I.Q´, aliás Ivan Quinn, intelectual brilhante e aventureiro sexual que esconde sua perplexidade atrás de citações filosóficas em cascatas.
Edição: 1
Editora: Conrad
ISBN: 8587193600
Ano: 2002
Páginas: 229
Para entendermos o livro de gênero literário policial "Abutre" é preciso entendermos o movimento Blaxplotation. O Blaxplotation é um movimento cultural negro norte-americano que surgiu para mostrar a representação negra na cultura se utilizando da música, nos quadrinhos, na literatura e no cinema para criticar o racismo estrutural. A palavra é junção de black(negro) e explotaition (exploração). Em todos eles, os protagonistas são negros, assim como é também em "Abutre".

Nele temos 4 protagonistas que se entrelaçam entre si que são
Spade, o traficante maioral da área admirado como bandido-herói. Junior Jones, o garoto que quer ser como Spade, mas não tem culhões para tanto. Afro, engajado na luta dos direitos civis e afirmação da negritude, acreditando no sucesso do coletivo antes do individual. E I.Q., um jovem dividido entre seu extraordinário talento intelectual e a vida mundana. Eles se entrelaçam porque John Lee uma pessoa comum a eles foi assassinada e durante o livro é narrado a visão de cada personagem para descobrirmos só no final quem de fato matou.

O livro é muito bom pois possui um realismo forte combinado com uma envolvente narrativa, excelente história e de críticas sociais ao racismo nos Estados Unidos pois em 1970, ano que o livro foi publicado, o racismo era muito forte onde os negros tinham poucos direitos como cidadãos nos Estados Unidos.

Li e recomendo esse excelente  livro! E como diz o prefácio "A revolução não vai passar na televisão" então vamos exaltar a cultura negra!
E vocês já leram "Abutre"? Conheciam o Blaxplotation? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog.estante.artistica" {https://www.instagram.com/blog.estante.artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

5 comentários :

  1. Olá!

    Não conhecia o livro, pois não faz parte do meu nicho de leitura. Mas ultimamente tenho tentado sair da minha zona de conforto e de privilégios e conhecer melhor as lutas contra o racismo, principalmente. Então essa indicação veio em boa hora, obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas parece ser uma leitura super interessante, por tratar de um tema tão importante. Fiquei curiosa para ler. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Que resenha gostosa de ler. Acho que nunca tinha ouvido falar da temática que o livro traz, porém super curiosa com esse movimento negro. Relatos fortes com escrita envolvente sempre nos deixa instigado a continuar. Dica mais que anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha por dois motivos: um por ainda não conhecer o livro; e dois porque eu não conhecia esse movimento. Apesar do livro não ser um gênero do qual estou acostumada, devo dizer que me chamou atenção e me faria sair da zona de conforto.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexandre!!!
    Eu não conhecia o livro, mas acho que livros com temáticas que trazem o negro em pauta torna-se cada vez mais necessária, pois não é só em um país que o negro vive na base da marginalização mas é em muito mais e isso tem que parar de ser acentuado assim.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir